Ainda não percebi uma coisa, se na frota inimiga não existirem naves que sejam a contra unidade das naves da nossa frota (por exemplo se tivermos uma frota de lokis e o adversário não tiver pan's) a nossa frota escolhe outra unidade para disparar ou cada loki escolhe um alvo aleatoriamente?
É que o que o sargopt e o hesg estão a dizer é que se não existir essa unidade então as naves escolhem outro TIPO de naves aleatoriamente para disparar e não outro alvo aleatorio. Se assim for concordo com os dois pois não faz sentido que nesse caso e se por exemplo na primeira ronda o TIPO de naves escolhido aleatoriamente for por exemplo as sondas e a frota inimiga só possuir uma sonda, vamos ter todas as nossas lokis a disparar para uma sonda apenas.
Se em vez de ser escolhido um tipo de naves e sim uma nave qualquer aleatoriamente então as naves médias voltam a ganhar alguma importância, se não acho que se vão ver muitas frotas com naves de grande porte e gigantes e muitas sigyn e attis.
Quanto à ideia da fisga interplanetária acho uma excelente ideia

e também acho que devia dar para arremessar torres, só podiam era voar a direito e nunca na diagonal