As navs grandes, em princípio TODAS deverão ser relativamente eficazes contra naves médias.
Porquê? Porque cada nave grande tem vários canhões poderosos, tendo hipótese de destruir quase uma média por cada disparo (é questão de ir ver as características).
Este ponto é propositado. Contra as grandes, usem outras grandes ou maiores (quando sairem) ou usem pequenas.
Quanto aos motores, é como cada qual entender. Se não querem usar as de fusão que são mais lentas para ataques próximos, então não usem! Se querem ser o mais rápido possível, sejam-no... Não se esqueçam é de que existem as contra-unidades e usar apenas um tipo de naves no ataque eventualmente pode dar barraca...
Quanto às naves que vão ser rainhas, isso é algo para se ver após 3 meses de jogo (metade já foi) onde já existem bastantes dados para se poder analisar as coisas.
Quanto a usar as de comércio para farmar ou transportar recursos, é uma escolha. As de comércio são mais caras e gastam mais combustível que os cargueiros ligeiros (mais caras em termos de rácio preço:carga). É uma escolha gastar mais para ser mais rápido. Lembra-te é que não podes recolher destroços com naves de comércio. Para isso tens que usar cargueiros.
Quanto aos cargueiros pesados foram mais pensados para usar em viagens interplanetárias do que outra coisa. Se queres mandar recursos para outro planeta, mandas cargueiros ligeiros que demoram mais do dobro? É uma questão de escolha...cada nave continua a ter as suas utilidades, umas para umas coisas, outras para outra.
O que vejo é que a maior parte dos jogadores que aqui estão, decidem-se pelas mesmas estratégias, e "sentem que algo está mal", pois NEM TODAS AS NAVES se adequam a essas estratégias. Como tal, a sensação geral que fica é que "algo está mal", quando na verdade, até está normal !!!
Votlo a repetir: é uma questão de escolha e de opinião.