Mas já agora vou me prolongar um pouco no assunto (apesar de ter prometido que não dava mais a minha opinião):
O problema é que os jogadores não querem passar algum tempo em frente ao computador a jogar, como há uns anos atrás. Dantes, guardavam-se 3 horas para se dedicar ao jogo. Agora parece que ninguém quer fazer isso, por isso as "estratégias" de mineiro e mercador. A tendência que se foi formando no jogo, é mesmo de perder pouco tempo com ele, e ter uma estratégia que não obrigue a ficar em frente ao computador muito tempo de seguida. Essa é que foi a viragem (negativa ou não) do estilo de jogo.
O pior? Foi o próprio jogo ter mudado em alguns parâmetros e potencializar esse tipo de jogo. Potenciar o jogo passivo, foi o que conseguiram fazer com algumas (quase todas) as mudanças aplicadas. O que é que acontece ao humano comum? Aborrece-se.
Se o jogo tivesse virado para o aumento de frotas, de velocidades, apenas com 2 horas diárias dedicadas, já fazíamos muito mais, já nos divertíamos com espias, ataques,
crashes e reciclagens. Com mais frotas, e mais rápidas de construir, tenho a certeza que o jogo ganharia vida. Uma coisa leva à outra.
Por exemplo (e é MESMO um exemplo hipotético e utópico): Se fossem criados 2 servidores, um lento em que se potencializasse as construções de edifícios, e outro mais rápido em que se apostasse na velocidade de construção de naves, qual acham que teria mais jogadores?
Qual acham que seria mais divertido jogar? (eu pessoalmente jogaria aos dois
)
Apenas uma nota: Deixei de jogar o "outro" apenas e tão só porque as mudanças de design tornaram o jogo mais pesado a nível de processamento. Prefiro este, com 2 clicks e meio segundo depois as coisas são feitas.