Como já foi anteriormente dito, penso que acabar o actual jogo e começar outro,ou não terminar o actual e iniciar outro, não vai trazer absolutamente nada de novo ou mais vantajoso!
Devia-se aproveitar a edição corrente para limar os aspectos mais gravosos do jogo, e no fim então decidir lançar uma nova edição melhorada, apostando uns bons dois meses antes na devida publicidade.
Realmente já lá vai o tempo dos cerca de 5000 jogadores no server...

E foi exactamente nessa altura que se devia ter tido a preocupação inteligente de se ter percebido o que estava mal, e ter alterado de raiz, agora já vai um pouco tarde, mas como a esperança é a ultima a morrer... ... ...!
Independentemente do que todos nós possamos achar ou não, posso pelo menos garantir que na minha experiência de jogo, na minha aliança actual, vi sair muita gente sempre pelas mesmas 3 razões:
- Inicio lento, saturante e onde o tédio reina. E onde nem sequer podem receber uns incentivos em recursos dos amigos ou colegas da aliança!
- No momento em que se perde a protecção inicial, vir um tubarão com 4 ou 5 milhões de pontuação e lá se vai tudo o que o jogador criou de frota, depois do período inicial, lento, saturante, etc!
por muito que custe aceitar isto...quando acontece, lá se vai a frota, e também lá se vai o novo jogador e nunca mais lhe pomos a vista em cima.(cheguei a escutar uma conversa na FNAC do chiado, onde uns amigos diziam a outros que tinham desistido por este problema, e que o jogo devia contemplar um sistema onde existissem um tipo de Ranks ou patamares onde tubarões só pudessem atacar tubarões; atuns só pudessem atacar atuns; sardinhas só pudessem atacar sardinhas, etc!), claro que esta peixeirada toda na realidade representam possiveis parcelas de pontuação, onde por exemplo, quem tiver 500 a 1000 pontos, só poderá atacar alguém dentro dessa pontuação, enfim...apenas uma ideia de exemplo.
- Exactamente por causa do ponto anterior, quando os novos jogadores percebem que a única forma de sobreviver neste jogo é fazendo os ditos fleet-saves...acabam por desaparecer do mapa, pois não estão para que um simples jogo os passe a escravizar na vida real, e terem de estar sempre atentos ás horas, acordar a meio da noite ou super cedo, enfim...hoje em dia niguém está para isso.
Deve-se de entender que este tipo de jogo, assim como o
http://forum.sysemp.net/censured.gif, e outros do género, tiveram o seu tempo quando apareceram, mas hoje em dia começam a estar um pouco à margem das novas massas de jogadores. O género já não cativa como antes, e a menos que se faça um esforço fantástico para o seu equilíbrio e inovação total, nem que fossemos todos apregoar isto no metro da baixa de Lisboa,com autocolantes na testa... ficava tudo na mesma.
Dentro do jogo também existem problemas menores, aliás, bem menores, mas que tiram todo o brilho que o mesmo possa ter. Dou-vos o exemplo de um dos mais "falados" ai por fora, que é a situação dos veiculos terrestres não poderem ter comunicações e só se conseguir saber o que aconteceu quando voltam...quer dizer...não conseguem perceber a falta de senso disto?...então num jogo todo virado para o espaço...onde todo o mundo cria naves que são autenticas maravilhas da tecnologia...e os veiculos não tem a capacidade básica de comunicarem com a base?! bolas...até hoje em dia na realidade eu vou ás compras ao shoping, e quando lá chego pego no telelé e ligo a mulher a dizer que cheguei bem e se ela quer algo especifico de lá...lol! no minimo com a evolução do observatório ou da tec de comunicações, deviam passar a fazer as comunicações da mesma forma que as naves o fazem!
Outra coisita muito mal feitinha é na ajuda criada no jogo para ajudar colegas a recuperarem de crashes...somente se usar o mercado para este feito...ou seja...quem apostar a estar radicado em absoluto em Vénus...xau...nem pode receber nem pode ajudar...a meu ver foi muito mal pensadinho! E enfiar a cabeça na areia argumentando que só está em Vénus quem quer, faça noutro lugar, de certeza que não convence ninguém. O facto é que isto foi mal pensado, e a situação Venusiana devia ter sido tida em conta e alterada para esta função do jogo.
Outros pontos existem mas escolhi estes apenas por exemplo.
As ditas "campanhas" no inicio, tb não ajudam nada a motivar o pessoal pois apenas dão as tais moeditas ....passassem a dar X de cada recurso, e já muitos mais tinham o devido interesse por as fazerem e ir aprendendo mais do jogo! Ou então recompensas variadas... tipo...construiste uma mina de cada, + um cargo + mais observatório, parabens...ganhou um Bunker de lvl 1!!
Independentemente de no fim de cada uma dessas construções puder à mesma ter recebido o tal X de recursos como recompensa pelos edificios novos erguidos.
Apenas sugestões claro...mas uma coisa é certa, sem improvisar algo de novo realmente apelativo, e que saia da norma de sempre...como já foi dito , o jogo estará condenado
Pois...muitos dirão..."Merdisses sem interesse"...pois é, mas realmente muitas "merdisses" juntas tem a força necessária para começar a afastar pessoal e a desinteressa-los!
De qualquer forma, espero que o jogo possa vir a ser reanimado, mas acredito que tal só será possivel se a admin do mesmo começar a usar a sua própria cabeça, e a sua inteligência! E menos a cabeça dos ditos fans ...pois se pensarmos um pouco..os fans...esses estão sempre cá esteja isto como estiver...tem é de ser dado ouvidos aos que sairam e explorar as razões.
Pergunto-me se por acaso a admin mantem uma base de dados com os mails de registo de todos os jogadores que passaram pelas várias edições do jogo desde o inicio!?
Pois se tiverem, seria muito bem pensado, depois da "casa arrumada", enviar um mass mail para esses contactos a informar das alterações, das novidades e a convidar ao retorno!
(Perdoem-me pelos erros e ortografia, mas a esta hora da madrugada, já só penso bem mesmo é no vale dos lençois...!)
Cumps
