Boas.
Antes de mais, queria dar os parabéns ao Icaro pela coragem que demonstrou em ter trazido este desabafo a público, uma vez que só demonstra que realmente gosta do SE e que quer com este continue a ser o que tem sido até agora: o melhor e mais completo jogo online.
Apesar disso, e porque faço uma leitura um pouco diferente, queria só dar a minha opinião:
1 - Por aquilo que vejo nos últimos dias no Forum, as coisas mudaram radicalmente para melhor:
As picardias/insultos/faltas de respeito foram reduzidas a um mínimo perfeitamente aceitável e tolerável - sinal que os bans e advertências começaram a dar os efeitos desejados por toda a comunidade.
2 - O nível de participação nos Tópicos de ataques tem aumentado exponencialmente e nestes últimos dias atingiu (se não estou enganado) um valor muito próximo do máximo - sinal que ingame o jogo continua a ter cada vez mais (mas também melhor) actividade;
3 - A nível de sugestões e comentários sobre o jogo, a comunidade tem participado bastante e apesar de não existirem tantas como há uns tempos atrás, isto pode ter três leituras possíveis:
a) O pessoal anda desinteressado;
b) O jogo começa a ficar ao nível das espectativas;
c) Está tudo à espera que saia a nova versão para testar as novidades e aproveitar a oportunidade para fazer uns pedidos novos (o meu caso

)
4 - As saídas dos chamados "jogadores de referência" tiveram a ver (pelo menos que eu saiba) com questões pessoais e não porque se sentiam "lesados".
A prova disso é que muitos deles depois de passar a conta, continuam a participar (e bem) no Forum - e pessoalmente alguma coisa me diz que ainda vou ver uns quantos a colocar RCs e a dar que falar novamente.
5 - Bugs e demais questões que tenham a ver directamente com o jogo deixaram de ser colocadas no Forum, o que levou a que deixem de existir os inúmeros tópicos que estavamos habituados a ver. É certo que me recordo de pelo menos dois casos em que aparentemente a resposta da administração demorou a ser dada devido à complexidade dos problemas, mas também acredito piamente que essas situações também serviram de case-study para os admins, e a resposta que foi dada pelo psychotrix (e inclusivamente pelo Bruno quando referiu as alterações que estão a ser efectuadas ao painel de controlo) levam a crer que assim seja;
6 - Os motivos do afastamento do Bruno são por demais conhecidos e a última intervenção dele veio cabalmente confirmar as minhas suspeitas:
Todo o tempo disponível (por muito pouco que seja) tem sido dedicado ao que realmente interessa: ao desenvolvimento do jogo de maneira a lançar o mais rapidamente possível a nova versão.
7 - Quanto à questão do diálogo com a administração, esse pormenor é provavelmente o que a comunidade mais sente falta, uma vez que como já foi referido inúmeras vezes era um dos pontos em que o SE marcava a diferença e se dantes a situação pecava por excesso porque deu azo a inúmeros abusos, agora se calhar peca por defeito. Por esse motivo apoio a 200% a sugestão do Icaro: ter um elemento de ligação com a administração que vá respondendo a algumas questões ou que vá esporadicamente participando no forum e informando a comunidade só trará benefícios.
(Eventualmente poderiam implementar um sistema de rotatividade diário ou semanal, mas sem se cair nos exageros que já todos conhecemos).