Author Topic: O Estado do SE  (Read 8036 times)

Icaro

• Member
O Estado do SE
« on: March 18, 2008, 17:22:32 »
O SE entrou num estado letárgico. Onde antes havia paixão, competição, uma vontade desenfreada de participar nos desígnios do jogo, agora existe a apatia do estar por estar, para não perder os 5 meses de trabalho e , em muitos casos, os serviços já pagos.

Se é verdade que os utilizadores contribuíram enormemente para se gerar um clima insustentável no fórum, não é menos verdade que os mais lesados foram aqueles que investiram tempo e dinheiro em arrancar com no projecto e que não é de todo do seu interesse "virar as costas" ao seu investimento.

Uma analogia poderia ser feita para clarificar melhor a situação:

Imaginemos que o SE era um Hotel em que cada jogador aluga o seu quarto. O facto de alugar o quarto do Hotel não lhe dá o direito de violar as regras desse Hotel, assim como a gerência do Hotel não poderá virar as costas aos hóspedes que cumprem com as regras. Em ultima análise quem seria prejudicado seria o Hotel, já que os hóspedes tem muitos hotéis por onde escolher.

Os sinais do declínio são tão evidentes que até me custa estar a escrever estas linhas - Saída de jogadores de referência, 90% dos tópicos do fórum não terem nada a ver com o jogo, falta de discussões sobre o jogo, etc...

Esta tendência pode ser facilmente invertida bastando para isso que a administração se volte a interessar pelo que no fundo é seu. Se não existe tempo para uma presença permanente no fórum, deveria existir alguém que pelo menos 1 vez por semana esclareça qual a posição da administração em relação às sugestões e problemas que vão aparecendo.

Desculpem este desabafo mas custa-me ver um projecto com tantas potencialidades a ser desperdiçado :(

« Last Edit: March 18, 2008, 17:37:39 by lcaro »

kiko

• Member
Re: O Estado do SE
« Reply #1 on: March 18, 2008, 17:41:37 »
navego diariamente pela internet publicidade ao jogo n s ve.................Bem seguindo as palavras do icaro...estamos em quaresma tempo de reflexão (isto para quem for cristão)todos os jogadores deveriam fazer uma pequena reflexão e ver que o jogo é fora de serie e é uma pena desaparecer......
Quem faz o jogo somos nos e n a administração (sem tirar valor a administração),por isso é relativo que a administração venha comentar ou n....Pelo que me apercebo 80% dos comentarios a alguma coisa da barulho......

Simplesmente é a minha opinião,e pouco percebo do que escrevi  :-[

chines

• Member
« Reply #2 on: March 18, 2008, 17:48:41 »
Lol sem comentarios concordo contigo Icaro.

Morgan

• Global Moderator
  • Member
  • Morgan
« Reply #3 on: March 18, 2008, 17:49:04 »
Os pedidos via INgame estão a subir exponencialmente e têm prioridade.

Pela parte que me toca, enquanto jogador, muitas das vezes opto por não fazer grandes comentários, pois não quero influenciar opiniões.

« Last Edit: March 18, 2008, 17:50:45 by Morgan »

Icaro

• Member
« Reply #4 on: March 18, 2008, 18:10:20 »
"Forçar" o report in-game de bugs e suspeitas de batota foi uma decisão sensata já que esses assuntos não deverão ser do foro público.

Quem ler bem o que escrevi vê que não é disso que eu estou a falar  :fine

Revenger

• Member
« Reply #5 on: March 18, 2008, 19:58:11 »
o problema do fórum não é um problema do jogo. e o fórum tem problemas tal como o jogo mas isso n significa uma relação directa entre os dois.

PoweRed

• Member
« Reply #6 on: March 18, 2008, 20:02:32 »
Pois tens razão é pena estares tb a contribuir para um "clima insustentável" como este post  :bad

Este tipo de post é ke deram inicio a ke o fórum ficasse assim  :'(
« Last Edit: March 18, 2008, 20:05:40 by PoweRed »

Icaro

• Member
« Reply #7 on: March 18, 2008, 20:08:24 »
Pois tens razão é pena estares tb a contribuir para um "clima insustentável" como este post  :bad

Este tipo de post é ke deram inicio a ke o fórum ficasse assim  :'(

Esta agressividade em relação às criticas é que cria mau ambiente, não o post.
´
O melhor é estar calado e fingir que está tudo bem, desculpa lá mas não tenho vocação para pateta alegre.

Icaro

• Member
« Reply #8 on: March 18, 2008, 20:12:33 »
Já agora o que tem a ver o meu post com mau ambiente no fórum ?

Avenger

• Member
« Reply #9 on: March 18, 2008, 20:12:50 »
Faço minhas as palavras do Icaro...

Penso que a administraçao se afastou do jogo(segundo se diz por razoes pessoais) ora existe muito pessoal que ainda acredita no jogo (eu acredito) mas penso que falta um pouco de apoio como havia há algum tempo atrás tenho quase a certeza que se agora o jogo fosse abaixo(cruzes credo) nao sei se voltaria a estar on!!!

E isto deve-se a quê?!

1º Falta de pessoal a aderir aos serviços pagos(mas a falta de interesse por parte da administração também não ajuda em nada)
2º Picardias e desconfianças entre jogadores (totalmente desnecessárias)
3º Falta de novidades

Por ultimo um desabafo: Dou o meu dinheiro por bem empregue neste jogo mas sinto-me um pouco enganado pois paguei 1 ano e ainda nem chegamos aos 6 meses e isto já está como está!!!
    Voltem a acreditar pois muitos de nós ainda acreditam!!!!

Mr bean

• Player
  • Member
  • #beanwasthebest #figueira73isthebest :(
« Reply #10 on: March 18, 2008, 20:14:59 »
Eu continuo a achar k o fórum tem a sua importância mas o desenvolvimento do jogo tem mais.
O jogo tem k chegar o mais rápido possível à versão 1.0 para k se esteja em condições de abrir um novo sistema solar, pois só dessa forma irão voltar akeles k já foram... em minha opinião não há volta a dar
Provavelmente se o Bruno não se tivesse dedicado tanto ao fórum o desenvolvimento do jogo estaria numa fase mais avançada... pensem nisso
De qualquer forma a sugestão de ser dedicado uma dia por semana ao fórum para análise de sugestões, etc. não me parece de todo descabida, mas como ele referiu à dias, ele tem pouco tempo e o pouco tempo k tem terá k ser canalizado necessariamente para a programação

Eu continuo a acreditar neste projecto  :fine
#beanisthebest

Icaro

• Member
« Reply #11 on: March 18, 2008, 20:19:43 »
Eu também continou a acreditar no projecto, caso contrário já me tinha ido embora e não estava aqui a gastar latim.

Quando referi que seria bom vir cá alguém 1 x por semana, nem estava só a pensar no Bruno, poderia ser outro elemento da administração ou até outra pessoa que esteja em contacto permanente com a administração ao qual fosse delegada essa tarefa.
« Last Edit: March 18, 2008, 20:26:22 by lcaro »

Rivers

• Member
« Reply #12 on: March 18, 2008, 20:54:55 »
pode ser que com a liga isto anime :D

Kabral

• Member
« Reply #13 on: March 18, 2008, 22:33:00 »

Boas.
Antes de mais, queria dar os parabéns ao Icaro pela coragem que demonstrou em ter trazido este desabafo a público, uma vez que só demonstra que realmente gosta do SE e que quer com este continue a ser o que tem sido até agora: o melhor e mais completo jogo online.

Apesar disso, e porque faço uma leitura um pouco diferente, queria só dar a minha opinião:

1 - Por aquilo que vejo nos últimos dias no Forum, as coisas mudaram radicalmente para melhor:
As picardias/insultos/faltas de respeito foram reduzidas a um mínimo perfeitamente aceitável e tolerável - sinal que os bans e advertências começaram a dar os efeitos desejados por toda a comunidade.

2 - O nível de participação nos Tópicos de ataques tem aumentado exponencialmente e nestes últimos dias atingiu (se não estou enganado) um valor muito próximo do máximo - sinal que ingame o jogo continua a ter cada vez mais (mas também melhor) actividade;

3 - A nível de sugestões e comentários sobre o jogo, a comunidade tem participado bastante e apesar de não existirem tantas como há uns tempos atrás, isto pode ter três leituras possíveis:
a) O pessoal anda desinteressado;
b) O jogo começa a ficar ao nível das espectativas;
c) Está tudo à espera que saia a nova versão para testar as novidades e aproveitar a oportunidade para fazer uns pedidos novos (o meu caso  :P)

4 - As saídas dos chamados "jogadores de referência" tiveram a ver (pelo menos que eu saiba) com questões pessoais e não porque se sentiam "lesados".
A prova disso é que muitos deles depois de passar a conta, continuam a participar (e bem) no Forum - e pessoalmente alguma coisa me diz que ainda vou ver uns quantos a colocar RCs e a dar que falar novamente.

5 - Bugs e demais questões que tenham a ver directamente com o jogo deixaram de ser colocadas no Forum, o que levou a que deixem de existir os inúmeros tópicos que estavamos habituados a ver. É certo que me recordo de pelo menos dois casos em que aparentemente a resposta da administração demorou a ser dada devido à complexidade dos problemas, mas também acredito piamente que essas situações também serviram de case-study para os admins, e a resposta que foi dada pelo psychotrix (e inclusivamente pelo Bruno quando referiu as alterações que estão a ser efectuadas ao painel de controlo) levam a crer que assim seja;

6 - Os motivos do afastamento do Bruno são por demais conhecidos e a última intervenção dele veio cabalmente confirmar as minhas suspeitas:
Todo o tempo disponível (por muito pouco que seja) tem sido dedicado ao que realmente interessa: ao desenvolvimento do jogo de maneira a lançar o mais rapidamente possível a nova versão.

7 - Quanto à questão do diálogo com a administração, esse pormenor é provavelmente o que a comunidade mais sente falta, uma vez que como já foi referido inúmeras vezes era um dos pontos em que o SE marcava a diferença e se dantes a situação pecava por excesso porque deu azo a inúmeros abusos, agora se calhar peca por defeito. Por esse motivo apoio a 200% a sugestão do Icaro: ter um elemento de ligação com a administração que vá respondendo a algumas questões ou que vá esporadicamente participando no forum e informando a comunidade só trará benefícios.
(Eventualmente poderiam implementar um sistema de rotatividade diário ou semanal, mas sem se cair nos exageros que já todos conhecemos).

Avenger

• Member
« Reply #14 on: March 18, 2008, 22:45:22 »
6 - Os motivos do afastamento do Bruno são por demais conhecidos e a última intervenção dele veio cabalmente confirmar as minhas suspeitas:
Todo o tempo disponível (por muito pouco que seja) tem sido dedicado ao que realmente interessa: ao desenvolvimento do jogo de maneira a lançar o mais rapidamente possível a nova versão.

Nao vi tal afirmaçao mas se é realmente o que se passa já tou mais confiante ...vamos dar tempo ao tempo!!!