Author Topic: Publicação de ataques.  (Read 29948 times)

Barba Negra

• Guest
Publicação de ataques.
« on: February 14, 2008, 13:10:52 »
Como parece que continuamos a incorrer em ilícitos, e não atendendo á privacidade e á protecção de dados das contas de cada um, sob um pretexto de que a maioria quer e a maioria vence, passo a informar o seguinte.

Todos os jogadores têm direito á privacidade das suas contas, á protecção dos dados das suas contas, não podendo estes serem divulgados sem a sua explícita autorrização.

Como tal está a firma detentora deste jogo, obrigada a nomear alguém perante a CNPD (Comissão Nacional de Protecção de Dados), para o tratamento dos dados relativos ás contas dos jogadores.
Partindo do príncipio que esse requisito foi cumprido, resta saber onde está a autorização explícita de que eu autorizei, que terceiros (outros jogadores), que publicassem dados neste fórum relativos á minha conta no jogo (beta e ou conta do jogo a decorrer), os quais eu disse que não autorizava a publicação dos mesmos, e estes não foram retirados.

Coloco aqui um excerto da lei,para não publicar a biblia toda, mas quem quiser poderá consultá-la.

Artigo 46.º
Desobediência qualificada

1 - Quem, depois de notificado para o efeito, não interromper, cessar ou bloquear o tratamento de dados pessoais é punido com a pena correspondente ao crime de desobediência qualificada.
2 - Na mesma pena incorre quem, depois de notificado:
a) Recusar, sem justa causa, a colaboração que concretamente lhe for exigida nos termos do artigo 24.º;
b) Não proceder ao apagamento, destruição total ou parcial de dados pessoais;
c) Não proceder à destruição de dados pessoais, findo o prazo de conservação previsto no artigo 5.º.

Perante esta situação, sugiro que seja criada de imediato uma forma ingame, onde cada jogador quando aceder á sua conta, seja obrigado antes de lhe poder aceder, a autorizar ou não a publicação dos dados dos ataques efectuados á sua conta, obtendo assim a permissão ou a proíbição do jogador para esta situação.

Vamos acabar de uma vez com os atropelos aos direitos que assistem a cada um de uma forma amigável, para que este seja um jogo transparente.
Recordo que este é um jogo Português e que se rege pelas leis nacionais, ao contrário de outros jogo do género.

Como disse e reafirmo, não permito qualquer revelação de dados referentes á minha conta infórum e ingame.
Se as minhas pretensões não forem atendidas, tatarei de fazer valê-las por outra forma, o que sinceramente não me agradaria nada.

Cumprimentos.

Icaro

• Member
Re: Publicação de ataques.
« Reply #1 on: February 14, 2008, 13:18:13 »
Protecção de dados essa é muito boa  :D

O que não podem ser revelados são dados pessoais, nada mais. As naves que tens , por muito amor que sintas por elas, não são dados pessoais.

Por essa lógica a administração estaria a violar a lei ao publicar o nome das tuas colónias no observatório ou a tua pontuação.

Podes entrar por esse caminho se quiseres, mas não vais a lado nenhum com esse argumento.

« Last Edit: February 14, 2008, 13:21:59 by Nero »

Slasher

• Member
« Reply #2 on: February 14, 2008, 13:38:35 »
Indo devagar e por partes

1º Apesar de não concordar com a posição tomada pelo nosso colega de jogo e meu amigo Barba Negra, respeito-o na sua decisão de não concordar com os posts de RC's, principalmente nos que ele é interveniente

2º O Barba Negra sempre mostrou o seu descontentamento em relação a esse assunto, tendo deixado bem clara a sua posição quanto ao mesmo

3º Apesar de Eu bem como a maioria achar que ele agiu de "cabeça quente", a postura por ele tomada reflecte apenas a sua convicção nos seus ideais, e todos o devemos o respeitar por isso, de onde comentários sem nexo e em jeito de picardia são dispensaveis

4º Acho tb que este ultimo post dele foi um bocado radical, contudo, não deixa de ter a sua razão, e apenas por isso estou a escrever em jeito de resposta ao Nero:
Protecção de dados essa é muito boa  Grin

O que não podem ser revelados são dados pessoais, nada mais. As naves que tens , por muito amor que sintas por elas, não são dados pessoais.

Por essa lógica a administração estaria a violar a lei ao publicar o nome das tuas colónias no observatório ou a tua pontuação.

Podes entrar por esse caminho se quiseres, mas não vais a lado nenhum com esse argumento.

http://www.policiajudiciaria.pt/htm/legislacao/dr_informatica/Lei67_98.htm

DATA: Segunda-feira, 26 de Outubro de 1998
NÚMERO: 247/98 SÉRIE I-A
EMISSOR: Assembleia da República

DIPLOMA/ACTO: Lei n.º 67/98

SUMÁRIO:
Lei da Protecção de Dados Pessoais (transpõe para a ordem jurídica portuguesa a Directiva n.º 95/46/CE, do Parlamento Europeu e do Conselho, de 24 de Outubro de 1995, relativa à protecção das pessoas singulares no que diz respeito ao tratamento dos dados pessoais e à livre circulação desses dados)
.............
Artigo 3.º
Definições
Para efeitos da presente lei, entende-se por:
a) «Dados pessoais»: qualquer informação, de qualquer natureza e independentemente do respectivo suporte, incluindo som e imagem, relativa a uma pessoa singular identificada ou identificável («titular dos dados»); é considerada identificável a pessoa que possa ser identificada directa ou indirectamente, designadamente por referência a um número de identificação ou a um ou mais elementos específicos da sua identidade física, fisiológica, psíquica, económica, cultural ou social;

hesg

• Member
  • SE Retired Top1
« Reply #3 on: February 14, 2008, 13:40:01 »
Essa protecção de dados é referente a dados referentes á tua pessoa (dados pessoais)

Citando a parte da lei que interessa:

"«Dados pessoais»:
 qualquer informação, de qualquer natureza e independentemente do respectivo suporte, incluindo som e imagem, relativa
a uma pessoa singular identificada ou identificável («titular dos dados»); é considerada identificável a pessoa que possa ser identificada
directa ou indirectamente, designadamente por referência a um número de identificação ou a um ou mais elementos específicos da sua identidade física, fisiológica, psíquica, económica, cultural ou social;"

Mais... a base de dados é propriedade da empresa e pode utiliza-la da maneira que bem entender ressalvando:

"Direito de oposição
    *Tem o direito de se opor, a seu pedido e gratuitamente, ao tratamento dos seus dados pessoais para efeitos de marketing directo ou de qualquer outra forma de prospecção.
    *Tem o direito de se opor a que os seus dados de cliente sejam utilizados para efeitos de marketing da empresa.
    *Tem o direito de se opor a que os seus dados pessoais sejam comunicados a terceiros, salvo disposição legal em contrário.
    *Tem o direito de se opor, nalguns casos previstos na lei, a que os seus dados não sejam objecto de tratamento, por razões ponderosas e legítimas relacionadas com a sua situação particular. "

Nenhum dado pessoal está a ser colocado em causa.

Man agora já vi de tudo....lol

« Last Edit: February 14, 2008, 13:44:08 by hesg »

nunes

• Member
  • 1... 2... experiência...
« Reply #4 on: February 14, 2008, 13:43:09 »
A Comissão Nacional de Protecção de Dados deve estar preocupadíssima com a quantidade de Hades e Minas de Zion que tu tens, por acaso...
 :-D

CAPÍTULO I

Disposições gerais

Artigo 1.o
Objecto
A presente lei transpõe para a ordem jurídica interna a Directiva n.o 95/46/CE, do Parlamento Europeu e do Conselho, de 24 de Outubro de 1995, relativa à protecção das pessoas singulares no que diz respeito ao tratamento de dados pessoais e à livre circulação desses dados.

(...)

Artigo 3.o
Definições
a) «Dados pessoais»: qualquer informação, de qualquer natureza e independentemente do respectivo suporte, incluindo som e imagem, relativa a uma pessoa singular identificada ou identificável («titular dos dados»); é considerada identificável a pessoa que possa ser identificada directa ou indirectamente, designadamente por referência a um número de identificação ou a um ou mais elementos específicos da sua identidade física, fisiológica, psíquica, económica, cultural ou social;

Achas mesmo que são dados pessoais?!?  :th A mim parece-me que não...  :blink

A partir do momento em que te inscreves no SE, estás a aceitar implicitamente as regras pelo qual o SE se rege. Como não há nada que impeça que alguém publique no Fórum um ataque que te faça a ti, qualquer pessoa que o faça, desde que atinja os mínimos exigidos pelo fórum pode publicar todo e qualquer ataque.
Como tal, aqui não se joga pelas tuas regras, aqui joga-se pelas regras que a Administração definiu, e isto vale para o Forum e para o jogo. Claro que estas regras não podem infringir a lei portuguesa, aí estamos de acordo, mas acho que facilmente se verifica que não é isso que acontece, como tu alegas... São as regras do SE... Se não gostas delas, não podes impor outras. Se não as aceitas, ninguém te obriga a jogar.

(...)para que este seja um jogo transparente.
Concordo e desejo-o tanto ou mais que tu...

Cumprimentos!

Stalker

• Guest
« Reply #5 on: February 14, 2008, 13:45:11 »
Como parece que continuamos a incorrer em ilícitos, e não atendendo á privacidade e á protecção de dados das contas de cada um, sob um pretexto de que a maioria quer e a maioria vence, passo a informar o seguinte.

Todos os jogadores têm direito á privacidade das suas contas, á protecção dos dados das suas contas, não podendo estes serem divulgados sem a sua explícita autorrização.

Como tal está a firma detentora deste jogo, obrigada a nomear alguém perante a CNPD (Comissão Nacional de Protecção de Dados), para o tratamento dos dados relativos ás contas dos jogadores.
Partindo do príncipio que esse requisito foi cumprido, resta saber onde está a autorização explícita de que eu autorizei, que terceiros (outros jogadores), que publicassem dados neste fórum relativos á minha conta no jogo (beta e ou conta do jogo a decorrer), os quais eu disse que não autorizava a publicação dos mesmos, e estes não foram retirados.

Coloco aqui um excerto da lei,para não publicar a biblia toda, mas quem quiser poderá consultá-la.

Artigo 46.º
Desobediência qualificada

1 - Quem, depois de notificado para o efeito, não interromper, cessar ou bloquear o tratamento de dados pessoais é punido com a pena correspondente ao crime de desobediência qualificada.
2 - Na mesma pena incorre quem, depois de notificado:
a) Recusar, sem justa causa, a colaboração que concretamente lhe for exigida nos termos do artigo 24.º;
b) Não proceder ao apagamento, destruição total ou parcial de dados pessoais;
c) Não proceder à destruição de dados pessoais, findo o prazo de conservação previsto no artigo 5.º.

Perante esta situação, sugiro que seja criada de imediato uma forma ingame, onde cada jogador quando aceder á sua conta, seja obrigado antes de lhe poder aceder, a autorizar ou não a publicação dos dados dos ataques efectuados á sua conta, obtendo assim a permissão ou a proíbição do jogador para esta situação.

Vamos acabar de uma vez com os atropelos aos direitos que assistem a cada um de uma forma amigável, para que este seja um jogo transparente.
Recordo que este é um jogo Português e que se rege pelas leis nacionais, ao contrário de outros jogo do género.

Como disse e reafirmo, não permito qualquer revelação de dados referentes á minha conta infórum e ingame.
Se as minhas pretensões não forem atendidas, tatarei de fazer valê-las por outra forma, o que sinceramente não me agradaria nada.

Cumprimentos.

Nota-se que já tens alguma experiência e formação, portanto esse paleio é muito bonito, mas antes de vires com ameaças, fala lá com o teu advogado, se quiseres posso-te dar o contacto de vários, para perceberes a barbaridade que dizes.
O tipo de dados que são expostos nos RC's garantidamente não são abranjidos por essa lei. Mas se não acreditas na opinião de um desconhecido, e até prova em contrário, não qualificado como eu, informa-te melhor.

:th

Morgan

• Global Moderator
  • Member
  • Morgan
« Reply #6 on: February 14, 2008, 13:46:30 »
Não sou jurista nem tenho pretensão de o ser e a opinião que tenho é meramente pessoal.

Os dados pessoais são os dados que te identificam perante terceiros enquanto pessoa. Esses dados podem ser os que mencionas-te quando do registo  quer no jogo , quer no forum.

Na pratica os dados pessoais permitem uma identificação , que está condensada ou melhor equiparada ao nick que foi por ti escolhido. É este ultimo que te identifica no jogo/forum

Os dados resultantes da actividade da tua conta, não são dados pessoais mas dados que resultam da tua actividade no jogo/forum e em nenhum momento existe a identificação dos teus dados em relação ao nick que foi escolhido por ti.

Seja como for, não sou jurista e apenas estou a dar uma opinião pessoal, que talvez esteja errada, mas é a minha opinião.

Enquanto Moderador entendo que o teu post não tem razão de existir pois é uma reclamação.

Como tal deve ser remetida para a Administração e não devem ser os moderadores a pronunciarem-se sobre este assunto.

Topico Encerrado.

Morgan

• Global Moderator
  • Member
  • Morgan
« Reply #7 on: February 14, 2008, 14:01:18 »
Topico Reaberto

n3f3rkara

• Member
« Reply #8 on: February 14, 2008, 14:07:02 »
Indo devagar e por partes

1º Apesar de não concordar com a posição tomada pelo nosso colega de jogo e meu amigo Barba Negra, respeito-o na sua decisão de não concordar com os posts de RC's, principalmente nos que ele é interveniente

2º O Barba Negra sempre mostrou o seu descontentamento em relação a esse assunto, tendo deixado bem clara a sua posição quanto ao mesmo

3º Apesar de Eu bem como a maioria achar que ele agiu de "cabeça quente", a postura por ele tomada reflecte apenas a sua convicção nos seus ideais, e todos o devemos o respeitar por isso, de onde comentários sem nexo e em jeito de picardia são dispensaveis

4º Acho tb que este ultimo post dele foi um bocado radical, contudo, não deixa de ter a sua razão, e apenas por isso estou a escrever em jeito de resposta ao Nero:
Protecção de dados essa é muito boa  Grin

http://www.policiajudiciaria.pt/htm/legislacao/dr_informatica/Lei67_98.htm

DATA: Segunda-feira, 26 de Outubro de 1998
NÚMERO: 247/98 SÉRIE I-A
EMISSOR: Assembleia da República

DIPLOMA/ACTO: Lei n.º 67/98

SUMÁRIO:
Lei da Protecção de Dados Pessoais (transpõe para a ordem jurídica portuguesa a Directiva n.º 95/46/CE, do Parlamento Europeu e do Conselho, de 24 de Outubro de 1995, relativa à protecção das pessoas singulares no que diz respeito ao tratamento dos dados pessoais e à livre circulação desses dados)
.............
Artigo 3.º
Definições

Claramente cada um assinal aa Bold a parte k mais lhe interessa.. mas axo k com a prcialidade és capaz de ter falhado a linha...;) já o hesg acertou em cheio.. nõ vejo que tipod e dados pessoais é que vc's vêm publicados nesses Rc's.. mas se desejares tomar medidas.. como dizes Barba Negra força nisso.. aposto que á por ai advogados que tb devem ter vontade de rir.. não te resumas á comunidade do SE hahahahaahah

:fine tou ctg hesg agora sim já se viu aqui de tudo....

sargopt

• Guest
« Reply #9 on: February 14, 2008, 14:07:52 »
Ja agora uma pergunta como é que alguem pode provar que é o barba negra ou o hesg ou o pai natal ? Se a unica coisa que identifica a conta é uma password...

Este jogador para mim não jogava mais SE (ele já disse que ia desistir) portanto façam lhe a vontade e façam erase ao bicho.

pjav

• Member
« Reply #10 on: February 14, 2008, 14:39:24 »
 :th Será que desta vez consigo fazer o post sem que fechem o tópico? Esta cena de fecharem tópicos começa a ser exasperante...

O tema central é a "Publicação de Ataques" e vou limitar-me a comentar isso.

O Barba Negra coloca a questão como sendo uma "violação de dados" e como tal não permitida por lei. Sinceramente... Não estou capacitado para fazer qualquer comentário pois não possuo conhecimentos jurídicos para tal, e como tenho o hábito de não falar sobre o que não sei, deixo-os para quem os possua!

Para mim, é perfeitamente indiferente que os RC's sejam ou não publicados no fórum: Não coloco, não comento e raras vezes os vejo. Não passam de troféus de caça que alguns jogadores necessitam de exibir para manter o seu interesse no jogo. Enfim...

Mas pensemos com lógica! Se a publicação dos RC's não viola nenhuns dados porque não são permitidas a publicação das coordenadas? Afinal os combates "acontecem" em algum sítio, ou não? Portanto... temos de chegar à conclusão que afinal eles sempre violam dados do jogo e por "regra" podem violar os dados referentes às frotas e defesas.

Sinceramente, isto é pura Hipocrisia dos jogadores, das regras do fórum e das regras do jogo.

Num jogo que simula a "Guerra" a publicação de resultados de combate só pode ser vista como "contra informação" mas nesse caso devia ser parte integrante do jogo e não do fórum.

Em conclusão: Claro que a publicação viola os dados do jogo, mas como alguns jogadores gostam... faz-se!

Pela parte que me toca, enquanto isso não me chatear muito, vou jogando... até um dia.

turbopires

• Guest
« Reply #11 on: February 14, 2008, 14:39:34 »
já q estamos numa de quotes...

A estupidez é a qualidade ou condição de ser estúpido, ou a falta de inteligência, ao contrário de ser meramente ignorante ou inculto. Esta qualidade pode ser atribuída às ações do indivíduo, palavras ou crenças. O termo assim também pode se referir ao uso inadequado do juízo, ou insensibilidade a nuances por uma pessoa que se julga inteligente. A determinação de quem é estúpido é relativamente difícil, apesar das tentativas de medir-se a inteligência (e assim estupidez) tais como testes de QI. O adjetivo também pode ser usado como um pejorativo.

in WikiPeida

Lord of War

• Member
« Reply #12 on: February 14, 2008, 14:47:07 »
Lord of War: Está sim é da Policia Judiciária?

PJ: É sim, que deseja?

Lord of War: O meu nome é Lord of War e quero pedir-vos que me ajudem a proteger os meus dados!!

PJ: Lord quê????

Lord of War: L o r d   o f   W a r (de forma pausada para eles entenderem)

PJ: Você está a brincar certo? Mas olhe que nós temos mais que fazer!!

Lord of War: Não...não...o assunto é sério. Fui atacado pelo Hesg e ele publicou o relatório de combate!!! Sinto-me lesado nos meus direitos!!!!
E sei que o Artigo 46.º, não sei bem de onde, me protege...quero também que passe a proteger as minhas naves e os meus recursos!!! Li isto num fórum e quero apresentar queixa!!!

PJ: Desculpe mas você só pode estar a brincar ou então sob o efeito de algum alucinogéno...

Lord of War: O Senhor Agente achas que é brincar...estar ligado várias horas todos os dias, mesmo quando não posso peço aos meus amigos para tomarem conta das minhas naves e recursos...
Isso não é brincar, é mesmo muito sério!!! Foram milhões de recursos em metal, diamante, hidrogénio...também tinha Zion e Nanites!!!!
E ele publicou tudo!!!!
Quero JUSTIÇA!!!

PJ: Bem, iremos investigar o seu problema, no entanto, siga o nosso conselho, deite-se cedo e beba água!!!

Qualquer semelhança com a ficção dos dados apresentados é pura realidade!

Lord of War

RIvers

• Guest
« Reply #13 on: February 14, 2008, 14:53:24 »

Cumprimentos.
peço te que quando fizeres queixa a quem tas a pensar fazer
graves a conversa quero me escachar a rir das figuras que vais fazer

FallenLegend

• Member
« Reply #14 on: February 14, 2008, 15:05:00 »
Esta conversa toda pareçe-me que foi algo que aconteceu dentro do jogo agora, ou seja, isto não passar de uma reacção a tal acontecimento, penso que a ideia em si não traz nada de beneficio aos jogadores pois sendo isto um jogo de guerra, será nosso destino virtual, atacar-mos e sermos atacados, de vez em quando morrer e renascer, por isso penso que isto não tem nada de positivo, apenas que seja um desabafo com o que aconteceu dentro do jogo, o que me faz perguntar o que terá sido (o mais provávelmente terá sido um crash publicado ou alguma divulgação da frota o algo parecido...), alguem sabe?

Em todos os casos penso que isto é uma sugestão (claramente, e como tal não deveria ser colocada aqui nesta secção) e devido ao seu teor, deveria ser apenas dialogada com a ADMIN! Porque o que mais pareçe que vai sari daqui, é quem fez a sugestão vai continuar a matutar sobre o assunto pois ela vai ser indeferida...

Barba Negra, se estás descontente com a forma de agir da empresa, visto estás a consumir um produto o qual pagaste (tens serviço gold), vê-lá se não queres assinar o livro de reclamações!

Pergunto-me se isto é um caso inédito ou todos os grandes jogos (em quantidade de jogadores), também passaram por algo semelhante?!