Bem, acho que o grande problema é o jogo ter chegado ao limite do que é possivel fazer , resta dar tempo e descanso aos programadores para poderem evoluir o jogo para as funcionalidades extra pela qual estamos todos à espera.
Nada vai ser como agora, com a introdução das novas funcionalidades:
- Ataques e defesas conjunto
- Sensor
- Gigantes
Sem me estar alongar, basta uma destas 3x funcionalidades ser implantada para mudar consideravelmente o jogo e permitir uma serie totalmente nova de estratégias.
Agora, quando a administração anda a tratar de , pormenores e picardias, obvio que existem atrasos e até mesmo desmotivação para fazer o que é realmente importante = fazer o jogo evoluir
Concordo que o jogo vá mudar radicalmete quando qualquer uma dessas alterações for implementada, mas preocupa-me também o facto de que algumas delas vão ainda ser mais penalizantes para o tipo de jogador que normalmente vem para o forum verter lágrimas e queixar-se que não o deixam em paz, que lhe partem defesas, ou que a Euribor está a ser influenciada por este ou aquele moderador do Forum.
Sejamos sinceros: se um jogador insiste em fazer pseudo-bunkers quando há jogadores com 10.000 sondas e a respectiva escolta e depois se queixa que não o deixam evoluir, como será quando o sensor entrar em funcionamento?
Já pensaram bem no caudal de lágrimas e no chorrilho de tópicos que vamos ter diariamente no forum???
Na minha opinião a principal responsabilidade cabe às alianças. É a elas que cabe a (difícil, certamente) tarefa de tirar as dúvidas aos jogadores.
É também a elas que cabe encaminhar os novos jogadores para os tópicos de ajuda/questões relevantes, para que o jogador possa ter acesso a outras tácticas ou opiniões.
É a elas também que deveria caber a tarefa de definir um porta-voz para resolver as quezilias e atritos no Forum e qualquer jogador que fizesse parte duma aliança e não respeitasse a hierarquia deveria ser penalizado no Forum.
Os posts individuais deveriam cingir-se ao bar, aos tópicos de guerra, sugestões e votações.
Para terminar, uma opinião pessoal: penso que a administração (e como já foi sugerido noutro lado por alguém), deveria deixar as intervenções disciplinares, esclarecimentos e chamadas de atenção ao cuidado dos moderadores.
Obviamente que:
- Qualquer tomada de posição por parte destes terá que ser sempre baseada inequivocamente nas regras de forma a que não hajam quaisquer dúvidas.
- A abertura e diálogo que a administração tem tentado manter com a comunidade deveria continuar, mas apenas no que diz respeito a assuntos do jogo, nomeadamente Sondagens e pedidos de opinião e sugestões.
Quer queiramos quer não, (e por muito louvável que seja a atitude de diálogo e abertura que a administração demonstrou desde o primeiro dia), essa abertura tem vindo a ser menosprezada e distorcida por alguns jogadores para atingirem os seus (obviamente nefastos) objectivos.
Escudando-se nos moderadores, a administração atingiria dois objectivos:
1 - Tinha mais tempo para se concentrar no que realmente é importante que é o desenvolvimento e melhoramento do jogo;
2 - Distanciava-se de zaragatas, intrigas e demais telenovelas.
Nos casos mais recentes e seja qual for a posição tomada, qualquer intervenção pública da adminstração será sempre (como foi) interpretada por uma das facções como um apoio à facção rival.
Se os tópicos começassem a ser fechados ao primeiro incumprimento e as advertências e bans no forum começassem a saltar, as coisas entravam na linha.
Over and out.
