O texto do Master of Orion sobre fleet save parece-me bastante bom
Evolução do BunkerUma vez que a economia que se encontra guardada no bunker não pode ser roubada, uma boa estratégia que poderás adoptar é evoluir o bunker. A cada evolução a capacidade do bunker aumenta para o dobro. Por exemplo, um bunker a nível 7 tem a capacidade de guardar 64.000, se evoluires para o nível 8 já o bunker terá uma capacidade de 128.000 e assim sucessivamente.
Um aspecto muito importante para quem pensa construir uma fábrica de nanites, é primeiro evoluir o bunker dessa colónia para pelo menos nível 8, uma vez que se o bunker tiver um nível menor os nanites não serão guardados ficando assim à mercê de quem atacar essa colónia.
Configuração do BunkerA configuração do bunker poderá ser um aspecto fundamental na tua estratégia de defesa.
Embora tenhas por defeito o bunker configurado para guardar todo o tipo de materiais, sendo que em maior quantidade os mais valiosos, nem sempre esta configuração é a mais apropriada para a tua estratégia.
Se entrares no Menu Recursos verás como está a ser guardada a tua economia no bunker e vais verificar que tens umas caixas de listagem onde podes configurar as percentagens a guardar para cada economia.
Ora como os robots não podem ser roubados a sua percentagem deverá estar nos 0% (na próxima versão já estará nos 0% por defeito). Armazenar robots só se justifica no caso da queda de um cometa e como serás avisado com alguma antecedência da sua queda (o tempo varia consoante o nível do observatório na zona onde cai o cometa) terás tempo de os guardar no bunker caso o desejes.
De resto, só deverás alterar as configurações do bunker se ele estiver cheio para que este armazene mais quantidade de um material do que de outro. Nunca o deverás fazer antes de estar cheio (a não ser que o faças conscientemente) porque como já referido ele vai dando prioridade ao material mais valioso.
Contornar as Limitações do BunkerO Bunker é um grande amigo mas acabará por se tornar insuficiente para acomular a economia necessária para grandes projectos.
Poderás ter duas soluções para este problema.
1ª Trocar o material que ocupa mais espaço para material "mais leve". Por exemplo necessitas de armazenar 3.000M de metal para pesquisares o Hiperespaço e o teu bunker nem de longe protege esse valor. Vais trocando no mercado o metal por zion e quando tiveres o equivalente em zion para o Metal que necessitas voltas a destrocar.
Este método tem a grande desvantagem de perderes economia com as trocas do mercado, mas pelo menos estás descançado.
2ª Arranjar um bunker ambulante - Esta técnica é igual a um fleet save prelongado no entanto servirá para manteres no ar a economia não estando assim disponível aos atacantes. Quando tiveres a quantidade suficiente desces à colónia e aplicas a economia.
Este método tem a desvantagem de te ocupar uma ou mais slots durante muito tempo, mas pelo menos a economia está a slavo.
Os Recursos Investidos no Hangar e Fábrica de Armamento podem ser Roubados!Convém que saibas que a economia que se encontra em lista de espera na construção de naves, veiculos e armamento poderá ser roubada na percentagem de 50%.
Portanto nunca deixes muita coisa a fazer se vais estar ausente e caso estejas a ser atacado cancela essas construções antes de fugires com as naves e a economia (se esse for o caso)