Por mais que digam coisas, façam esquemas, desenhem elipses e calculem valores, quem sai mais beneficiado desta variação do mercado SÃO OS MERCADORES. E podem tentar argumentar de mil e uma maneiras, que sabem que é essa a verdade.
Ok, saem todos beneficiados (acho esta generalidade do "todos", tantas vezes dita pelos "a favor", curiosa...), mas os mercadores MAIS.
Vocês perceberam perfeitamente o que eu queria dizer no último post... mas ok

(...)
o guerreiro em jupiter dá do lucro do valor trocado ao mercado 3,3% , o mineiro 2,8% , e o mercador 2.2% ... ou seja 1,1% de diferença em jupiter. O valor maximo na pior situaçao é 4,5%...
Eu não sei que valores é que andam a trocar mas imagino que já cheguem à casa dos 6 dígitos, se não bem mais... mas vamos lá ver numa média de 200.000.000 trocados.
Guerreiro dá ao mercado 3,3 % = 6.600.000
Mineiro dá ao mercado 2,8 % = 5.600.000
Mercador dá ao mercado 2,2 % = 4.400.000
Ou seja, em cada troca (em Júpiter) o Mercador poupa 33% em relação ao Guerreiro...
Como vês, é uma questão de dar a volta aos cálculos e o valor continua a ser o mesmo (33% -> 35%), portanto, volto a repetir, sem me enganar:
Beneficia em 1.º lugar os mercadores (35% mais lucro que as outras civilizações) e em 2.º lugar os mineiros (15% mais lucro que as outras civilizações)...
Quanto a:
(...)
Depende... se uma troca perder rendimento as contas já não são feitas assim... é que podemos ter o caso de uma rota dar lucro e por causa da aleatoriedade deixa de dar lucro, então quem saí beneficiado desta situação?
(...)
ó Bean, ainda não percebi porque se fala em rotas que dão prejuízo (ou deixam de dar lucro)... Se não dão lucro, esquece-se e faz-se uma que o dê. Mas há alguém que beneficia se uma rota deixar de dar lucro, independentemente da Civilização?