Mas Kuka isso é elementar, permita-me que o elucide com base no seguinte gráfico:
http://i17.photobucket.com/albums/b61/FallenLegend777/grafico.jpgO que acontece é que o jogo está bem feito para a versão normal, como podemos ver a partir das curvas a
azul e a
vermelho, que representam respectivamente os recursos obtidos a partir de minas e de ataques, este modelo é simples, simplesmente para efeitos de dedução para a conclusão à afirmação que colocaste, de o jogo estar mal feito porque jogadores que apostam em frota, não se distanciam significativamente daqueles que investem em minas, presumi então que os primeiros ataques de veículos seriam inexistentes, digo inexistentes pois de outra maneira haveria investimento neles, perdendo assim recursos, mas também não haveria lucro, implicando que todo e qualquer ataque só tinha uma e só uma fonte, ataques de naves!
Assim, analisando a curva a
azul, podemos ver um rápido crescimento do rendimento por parte das minas, até que se tem de inevitavelmente de redefinir as prioridades e começar a fazer naves, no mínimo estarei a falar das naves de colonização, vemos ali aquele joelho, já que há a necessidade de redireccionar recursos para as pesquisas e as naves para fazer novas colónias, continuamos a ver o crescimento da fonte de rendimentos, começou a ser feita a colonização, esta subida não é mais acentuada por diversos aspectos, entre eles a necessidade de fazer frota (retirando a possibilidade de ataques, mesmo assim é necessário fazer naves para o fleetsafe, uso do mercado e transporte de recursos entre as colónias) e pesquisas, no entanto está sempre a subir pois este tipo de estratégia/jogador, investe o grosso da sua produção em edifícios, em concreto minas, estas ficando cada vez mais caras, a evolução sempre tornado-se cada vez mais espaçada, apesar de sempre constante. Analisando a curva a
vermelho, temos a fonte de rendimentos mais tarde no tempo, inicialmente os recursos roubados serão de pequenas quantidades, já que nessa altura os jogadores não os possuem em abundância, mas esses valores irão aumentar com o tempo e logo os rendimentos obtidos a partir dos ataques irá igualar ao das minas e superando!
Mas depois estabiliza, porquê? Simplesmente que apesar de investir-mos cada vez mais recursos nas naves, a quantidade de alvos manter-se-à constante, os recursos que estes deixarão disponíveis para serem roubados irá tender para um certo valor e apesar de investir-mos mais recursos em naves, há algo que não podemos aumentar, é o nosso tempo para efectuar ataques, e assim temos uma quase recta horizontal, claro que não é uma recta mas seria um conjunto de oscilações entre crashes e farms que iriam variar nos recursos obtidos, sejam em tempos de abundância ou de carência, mas novamente, para efeitos simplistas, digamos que seria uma recta (um valor médio).
Eventualmente, considerando a curva a
vermelho, no seu regime permanente, seria possível, haver um ressurgimento da curva
azul e esta mostrar que os rendimentos das minas iriam novamente superar os recursos obtidos a partir de ataques. Querem um exemplo? Olhem só para a conta do Sync

Sync, se pudesses fazer o favor, poderias colocar a tua produção horária e uma média de recursos obtidos em 24 horas?
Isto no passo do Normal, já ao passo do CIV (curva a
verde), imaginem um ganho, não um ganho multiplicativo, mas sim um aumento em todos os pontos da curva por um determinado valor (positivo evidentemente), que faria a curva ter uma subida, afinal estamos a falar de uma versão acelerada 3x, o joelho e a inclinação do crescimento quando a conta já está "madura" são diferentes da curva a
azul, pois apesar dos seus rendimentos serem em média 3x superiores, vemos que os custos também não aumentaram (se ainda não chegaram lá, o eixo das imagens é os recursos e o eixo das abcissas é o tempo), passando a haver um rácio maior entre a produção futuro e o custo de evolução da mina.
E agora vocês me perguntam, "Mas Fallen, aonde está representada a curva dos ataques feitos no CIV", e eu respondo "Não representei", o motivo é que apesar de o CIV ser uma versão acelerada, acredito que a curva dos ataques no CIV seria muito semelhante à da curva a
vermelho, com um ganho, mas os recursos obtidos, apesar de em abundância, pelos motivos que indiquei na curva a
verde, esta nova curva situar-se-ia abaixo dessa, mas não desesperem, acredito que essa nova curva superaria a curva a
verde, isto pois como os custos das unidades e edifícios não foi alterado (excepto em Zion e Nanites), um farmer/crasher recuperaria o tempo perdido aquando fez os investimentos dos seus recursos em naves que o atrasou anteriormente, mas num futuro, superior a 3 meses, acredito que esse crescimento superaria a curva a
verde.
Assim quem apostou desde logo nas minas e o fez de uma forma sábia e fez uma gestão eficiente dos recursos e do tempo, conseguiu por-se na vanguarda da classificação e em especial, na produção de recursos e auxiliado por uma boa estratégia de colonização, potenciando as rotas de mercado, este tipo de estratégia estará, não digo favorecida, mas pelas condições e natureza deste tipo de edições, um passo à frente das outras estratégias.
É por isso que eu no apanhado de opiniões do Special, eu disse que as versões aceleradas deveriam ser apenas 2x superiores à do Normal, não é à toa que nenhum atacante se conseguiu manter estável na classificação comparando com a (rápida) ascensão dos mercadores, a meu ver, esta é a única forma de ter um equilíbrio a nível de crescimento, entre as estratégias mineiro/mercador (estas complementam-se) e a de um farmer ou crasher, não é por mim que digo isto, é para os crashers/farmers, eu nem sou atacante, não sou doido, pareço ser ao dizer estas coisas mas não sou, tenho é olho para estas coisas

PS: Sim eu estou frito... Tive hoje exame de Controlo de Sistemas, o exame foi uma desgraça, uma calamidade, uma chacina, Oh Humanidade, como deixei lá tanto suor, lágrimas e sangue... Oh tanto sangue, quando cheguei a casa tive que pedir uns 3 litros de sangue aos meus colegas de aliança...