Author Topic: Equilibrio entre Mineira, Cientista e Mercador  (Read 4983 times)

Morgan

• Global Moderator
  • Member
  • Morgan
Equilibrio entre Mineira, Cientista e Mercador
« on: July 02, 2009, 19:29:39 »
Com o fim à vista do civ, está na altura de falar em algumas coisas.

Das tres Civ não guerreiras, penso que a Mineira é a que tem mais vantagens e que deverá haver uma revisão que venha repor algum equilibrio

Sugestões?

Krad

• Member
Re: Equilibrio entre Mineira, Cientista e Mercador
« Reply #1 on: July 02, 2009, 19:35:25 »
Podes me arranjar as características das actuais?

estou a pensar mudar as 3 !

Kaonashi

• Player
  • Member
« Reply #2 on: July 02, 2009, 19:55:01 »
a mineira tem algumas vantagens numa versão de 3 meses como o CIV, quanto mais duração tiver menos vantagens tem.

FallenLegend

• Member
« Reply #3 on: July 03, 2009, 00:29:05 »
O facto de ser acelerada também pode levar a falsas pressuposições!

http://img520.imageshack.us/img520/5775/civilizations.jpg

Krad

• Member
« Reply #4 on: July 03, 2009, 00:36:40 »
O cientista poderia ter UPBW também

Evolução dos edifícios a 0.5 % no mercador e cientista

Evolução das tecnologias a 0.5 % na Mineira

Bunker a 10 % no cientista

Campos com desconto 25 % no mercador e 10 % no cientista

Isto o que proporcionaria?

Não haveria uma discrepância tão grande :S afinal um cientista também faz minas por exemplo!

Morgan

• Global Moderator
  • Member
  • Morgan
« Reply #5 on: July 03, 2009, 00:42:29 »
Tenho uma opinião um pouco diferente, em edições mais curtas a mercador tem mais vantagens, mais longas e a mineira permite aumentar campos a um custo reduzido

FallenLegend

• Member
« Reply #6 on: July 03, 2009, 00:53:36 »
Eu estou a achar mais drástico os canhões que cada civilização pode fazer na NM e os seus módulos especiais do que propriamente a revisão dos bónus e os seus valores de cada uma das civilizações.

Krad, devo dizer que estou a 100% contra essa tua proposta, dares bónus a todas as civilizações em todos os aspectos, apenas divergindo no seu valor é errado a meu ver, eu nem diria como tu disseste, a reduzir a discrepância entre cada uma delas, eu estaria mais para dizer, que fosse qual fosse a civilização, os bónus estão sempre presentes, mas a sua diferença é tão reduzida que tanto faz escolher uma civilização mercadora de uma mineira ou cientista...

Voltando ao que disse sobre a NM, acho que o facto de esta na civ. mineira não ter nenhum módulo, nenhum único módulo, é um erro, quanto muito pelo menos o de fuga já que o jogo irá sempre evoluir, nunca se sabe que a meio do jogo aparecerá um novo módulo e que este seja útil na NM deste tipo de jogadores, tornando-a mais valiosa e imprescindível, mas não tendo módulo de fuga de origem do reset, um erro significaria a destruição da NM, mesmo que esta se sofrer danos seja necessário reparar, ainda conseguiria desempenhar as suas missões!

Quanto aos canhões eu não posso dizer de muito, já que não a usei como nave de guerra, mas seria útil ter alguns dados para se tirar conclusões sobre este tema, será que canhões Laser e Plasma Pesados, serão os mais adequados para um NM para este tipo de jogadores? Pessoalmente não acho, mas posso estar errado e no fundo isto não passa da minha visão do caso.

KUKA

• Member
« Reply #7 on: July 03, 2009, 12:07:56 »
E mais uma vez a conclusão não deixa de ser a mesma:

Num jogo de GUERRA, não vale a pena ser guerreiro... Triste, muito triste!  :th

Rivers

• Member
« Reply #8 on: July 03, 2009, 12:11:21 »

Claro....claro o top 1 do civ nem é guerreiro nem nada..... :blink :blink

KUKU

• Member
« Reply #9 on: July 03, 2009, 12:14:14 »

Em vez de ficares caladinho foste enterrar-te  :fine :fine :fine

FallenLegend

• Member
« Reply #10 on: July 03, 2009, 12:41:33 »
Quem está em primeiro farma, usa o mercado, etc. Há civilizações mais úteis num sistema como o CIV que dão melhores resultados que qualquer uma guerreira (actual)!

Quanto a crashes, sim a Zeus dá uma séria ajuda, mas com Hades também se resolve a coisa, pois há a restrição das naves titãs de acordo com a civilização escolhida, quer seja em nosso beneficio ou não, e o mesmo se passa para os outros, vejam a quantidade de titãs existente no CIV...

E até frotas de farms conseguem crashar, com uma ajudinha dos nossos companheiros de AC...

Claro que considero que devam fazer uma revisão às civilizações, e espero que as características de todas as civs. guerreiras sejam unidas, em especial: capacidade do reciclador e/ou sua velocidade de processamento de destroços, produção de hangar, bónus no observatório (se este fosse aplicável para o Sensor, mesmo que 2 jogadores tivessem o mesmo nível, mas um fosse guerreiro e outro não, era o do guerreiro que faria a cadeia), já com esses bónus penso que ficaria uma civilização bem direccionada para o ataque, já de NM, a minha opinião está no outro tópico para esse efeito e de canhões Laser e Plasma Pesados.

Mas, novamente, esta é a minha opinião, opinião essa que formei olhando apenas para a tabela da classificação do CIV, pessoalmente não ataco ou farmo, raramente uso o mercado e estou nesta posição, no meu caso ter civilização ou não ter, foi exactamente, novamente, exactamente, igual!

KUKA

• Member
« Reply #11 on: July 04, 2009, 03:45:12 »
Em vez de ficares caladinho foste enterrar-te  :fine :fine :fine

Achas-te mesmo uma entidade superiora...  :th
Acorda, e diz-me quantos guerreiros há no Top10...  :th

Morgan

• Global Moderator
  • Member
  • Morgan
« Reply #12 on: July 04, 2009, 08:35:18 »
Kuka, penso que nesta edição fizeram-se muitos testes e alguns jogadores optaram por testar civilizações diferentes

Eu andei a testar a mercador, mesmo pensando que a mineira seria a que tinha mais vantagens para esta edição

Tive que optar, ou tinha frota de mercador (blindados com fartura e naves de comercio) ou tinha frota de ataque pois não dava para ter as duas

Antes da guerra com a st, tinha zero hades por exemplo...

KUKA

• Member
« Reply #13 on: July 04, 2009, 10:30:48 »
Sim, entendo perfeitamente.

Eu escolhi a civilização Mineira, porque tive logo no início do jogo, duas semanas de férias. Mas a questão, é que um jogo deste género, que é um jogo de guerra, combate, etc, etc, está a levar um rumo completamente diferente. Jogadores que só pensavam em naves, dão por si a construir casinhas...

Tens de concordar que algo está errado.

FallenLegend

• Member
« Reply #14 on: July 05, 2009, 03:13:00 »
Mas Kuka isso é elementar, permita-me que o elucide com base no seguinte gráfico:

http://i17.photobucket.com/albums/b61/FallenLegend777/grafico.jpg

O que acontece é que o jogo está bem feito para a versão normal, como podemos ver a partir das curvas a azul e a vermelho, que representam respectivamente os recursos obtidos a partir de minas e de ataques, este modelo é simples, simplesmente para efeitos de dedução para a conclusão à afirmação que colocaste, de o jogo estar mal feito porque jogadores que apostam em frota, não se distanciam significativamente daqueles que investem em minas, presumi então que os primeiros ataques de veículos seriam inexistentes, digo inexistentes pois de outra maneira haveria investimento neles, perdendo assim recursos, mas também não haveria lucro, implicando que todo e qualquer ataque só tinha uma e só uma fonte, ataques de naves!

Assim, analisando a curva a azul, podemos ver um rápido crescimento do rendimento por parte das minas, até que se tem de inevitavelmente de redefinir as prioridades e começar a fazer naves, no mínimo estarei a falar das naves de colonização, vemos ali aquele joelho, já que há a necessidade de redireccionar recursos para as pesquisas e as naves para fazer novas colónias, continuamos a ver o crescimento da fonte de rendimentos, começou a ser feita a colonização, esta subida não é mais acentuada por diversos aspectos, entre eles a necessidade de fazer frota (retirando a possibilidade de ataques, mesmo assim é necessário fazer naves para o fleetsafe, uso do mercado e transporte de recursos entre as colónias) e pesquisas, no entanto está sempre a subir pois este tipo de estratégia/jogador, investe o grosso da sua produção em edifícios, em concreto minas, estas ficando cada vez mais caras, a evolução sempre tornado-se cada vez mais espaçada, apesar de sempre constante. Analisando a curva a vermelho, temos a fonte de rendimentos mais tarde no tempo, inicialmente os recursos roubados serão de pequenas quantidades, já que nessa altura os jogadores não os possuem em abundância, mas esses valores irão aumentar com o tempo e logo os rendimentos obtidos a partir dos ataques irá igualar ao das minas e superando!

Mas depois estabiliza, porquê? Simplesmente que apesar de investir-mos cada vez mais recursos nas naves, a quantidade de alvos manter-se-à constante, os recursos que estes deixarão disponíveis para serem roubados irá tender para um certo valor e apesar de investir-mos mais recursos em naves, há algo que não podemos aumentar, é o nosso tempo para efectuar ataques, e assim temos uma quase recta horizontal, claro que não é uma recta mas seria um conjunto de oscilações entre crashes e farms que iriam variar nos recursos obtidos, sejam em tempos de abundância ou de carência, mas novamente, para efeitos simplistas, digamos que seria uma recta (um valor médio).

Eventualmente, considerando a curva a vermelho, no seu regime permanente, seria possível, haver um ressurgimento da curva azul e esta mostrar que os rendimentos das minas iriam novamente superar os recursos obtidos a partir de ataques. Querem um exemplo? Olhem só para a conta do Sync :P

Sync, se pudesses fazer o favor, poderias colocar a tua produção horária e uma média de recursos obtidos em 24 horas?

Isto no passo do Normal, já ao passo do CIV (curva a verde), imaginem um ganho, não um ganho multiplicativo, mas sim um aumento em todos os pontos da curva por um determinado valor (positivo evidentemente), que faria a curva ter uma subida, afinal estamos a falar de uma versão acelerada 3x, o joelho e a inclinação do crescimento quando a conta já está "madura" são diferentes da curva a azul, pois apesar dos seus rendimentos serem em média 3x superiores, vemos que os custos também não aumentaram (se ainda não chegaram lá, o eixo das imagens é os recursos e o eixo das abcissas é o tempo), passando a haver um rácio maior entre a produção futuro e o custo de evolução da mina.

E agora vocês me perguntam, "Mas Fallen, aonde está representada a curva dos ataques feitos no CIV", e eu respondo "Não representei", o motivo é que apesar de o CIV ser uma versão acelerada, acredito que a curva dos ataques no CIV seria muito semelhante à da curva a vermelho, com um ganho, mas os recursos obtidos, apesar de em abundância, pelos motivos que indiquei na curva a verde, esta nova curva situar-se-ia abaixo dessa, mas não desesperem, acredito que essa nova curva superaria a curva a verde, isto pois como os custos das unidades e edifícios não foi alterado (excepto em Zion e Nanites), um farmer/crasher recuperaria o tempo perdido aquando fez os investimentos dos seus recursos em naves que o atrasou anteriormente, mas num futuro, superior a 3 meses, acredito que esse crescimento superaria a curva a verde.

Assim quem apostou desde logo nas minas e o fez de uma forma sábia e fez uma gestão eficiente dos recursos e do tempo, conseguiu por-se na vanguarda da classificação e em especial, na produção de recursos e auxiliado por uma boa estratégia de colonização, potenciando as rotas de mercado, este tipo de estratégia estará, não digo favorecida, mas pelas condições e natureza deste tipo de edições, um passo à frente das outras estratégias.

É por isso que eu no apanhado de opiniões do Special, eu disse que as versões aceleradas deveriam ser apenas 2x superiores à do Normal, não é à toa que nenhum atacante se conseguiu manter estável na classificação comparando com a (rápida) ascensão dos mercadores, a meu ver, esta é a única forma de ter um equilíbrio a nível de crescimento, entre as estratégias mineiro/mercador (estas complementam-se) e a de um farmer ou crasher, não é por mim que digo isto, é para os crashers/farmers, eu nem sou atacante, não sou doido, pareço ser ao dizer estas coisas mas não sou, tenho é olho para estas coisas ^-^

PS: Sim eu estou frito... Tive hoje exame de Controlo de Sistemas, o exame foi uma desgraça, uma calamidade, uma chacina, Oh Humanidade, como deixei lá tanto suor, lágrimas e sangue... Oh tanto sangue, quando cheguei a casa tive que pedir uns 3 litros de sangue aos meus colegas de aliança...