Author Topic: Equilíbrio - Fortes vs. Fracos  (Read 1539 times)

Oak

• Member
  • Seclusion is an art
Equilíbrio - Fortes vs. Fracos
« on: February 13, 2009, 12:06:01 »
Boas

O calcanhar de Aquiles do jogo continua a ser o fosso entre jogadores recentes e jogadores que começaram à mais tempo. Tudo o resto está bem, ou então vai caminhando mais ou menos na direcção correcta.

Muitas ideias foram já propostas para equilibrar as coisas, umas que acabaram por ser implementadas, outras nem por isso. Acho que a solução não passa por limitar ataques, aumentar protecções ou por qualquer outra forma restringir os "gandes". Penso que a solução ideal está em potenciar os "pequenos" e muitos já disseram o mesmo.

Quase tudo no jogo cresce de forma exponencial ou linear (consumos, preços, bónus de tecnologias, etc.) A introdução do portal (em particular a tecnologia do portal) veio trazer à prática um conceito que na teoria sempre me pareceu o indicado para equilibrar as coisas: o desconto inversamente proporcional ao nível. Em tudo o resto é uma questão de acumular (níveis de tecnologias, frota, minas), ali é uma questão de gerir entre preço e acesso a funcionalidades mais avançadas. Espero que o SE CIV venha caminhar mais nesta direcção de gerir o potencial ao invés de ser apenas partir do zero e tentar obter um determinado escalão para ter novas tecnologias ou naves, ou seja que tudo ou quase tudo tenha vantagens em não estar muito desenvolvido, e ao desenvolver-se sacrifique essas vantagens em prol de outras.

A ideia é fazer aqui um brainstorm sobre maneiras de estender isto ao resto que já existe no jogo. Ou seja, pensar que vantagens podem ser dadas a edifícios ou tecnologias que estejam nos níveis mais baixos e que se vá perdendo com a evolução desse edifício/tecnologia de forma a beneficiar quem começa.

Sargopt

• Member
Re: Equilíbrio - Fortes vs. Fracos
« Reply #1 on: February 13, 2009, 12:09:01 »
Boas

O calcanhar de Aquiles do jogo continua a ser o fosso entre jogadores recentes e jogadores que começaram à mais tempo. Tudo o resto está bem, ou então vai caminhando mais ou menos na direcção correcta.

Muitas ideias foram já propostas para equilibrar as coisas, umas que acabaram por ser implementadas, outras nem por isso. Acho que a solução não passa por limitar ataques, aumentar protecções ou por qualquer outra forma restringir os "gandes". Penso que a solução ideal está em potenciar os "pequenos" e muitos já disseram o mesmo.

Quase tudo no jogo cresce de forma exponencial ou linear (consumos, preços, bónus de tecnologias, etc.) A introdução do portal (em particular a tecnologia do portal) veio trazer à prática um conceito que na teoria sempre me pareceu o indicado para equilibrar as coisas: o desconto inversamente proporcional ao nível. Em tudo o resto é uma questão de acumular (níveis de tecnologias, frota, minas), ali é uma questão de gerir entre preço e acesso a funcionalidades mais avançadas. Espero que o SE CIV venha caminhar mais nesta direcção de gerir o potencial ao invés de ser apenas partir do zero e tentar obter um determinado escalão para ter novas tecnologias ou naves, ou seja que tudo ou quase tudo tenha vantagens em não estar muito desenvolvido, e ao desenvolver-se sacrifique essas vantagens em prol de outras.

A ideia é fazer aqui um brainstorm sobre maneiras de estender isto ao resto que já existe no jogo. Ou seja, pensar que vantagens podem ser dadas a edifícios ou tecnologias que estejam nos níveis mais baixos e que se vá perdendo com a evolução desse edifício/tecnologia de forma a beneficiar quem começa.

Acho que isto só se aplica em universos infinitos... Se o caminho for universos finitos (universos finitos hahaha esta é tipo lucro negativo lol ) então nao vejo necessidade dessas implementações, pois nunca chegaremos ao estado actual...

Oak

• Member
  • Seclusion is an art
« Reply #2 on: February 13, 2009, 15:22:58 »
Acho que isto só se aplica em universos infinitos... Se o caminho for universos finitos (universos finitos hahaha esta é tipo lucro negativo lol ) então nao vejo necessidade dessas implementações, pois nunca chegaremos ao estado actual...

Certo, mas neste momento é o que temos.

FallenLegend

• Member
« Reply #3 on: February 13, 2009, 15:39:40 »
Tenho fé que as civilizações sejam um factor que irá abalar fortemente o jogo, a componente estratégica é muito valorizada no SE, claro que neste momento o desejo de ultrapassar o Sync é algo que está a anos-luz de ser sequer tomado como uma possibilidade para a maioria dos jogadores, mas com a adição das civilizações, como já disse num outro tópico, poderá consolidar a estratégia que determinados jogadores escolheram, ou como forma de ultrapassar pontos fracos que foram criados pelo caminho que decidiram percorrer!

Em todo caso, o CIV poderá permitir uma maior análise sobre o futuro do SE!

Morgan

• Global Moderator
  • Member
  • Morgan
« Reply #4 on: February 13, 2009, 15:51:44 »
Penso que a principal desvantagem é para quem começa a falta de recursos para evoluir.

Não é a solução mas a atribuição de premios (recursos, tecnos, etc.)por  via conclusão das medalhas é uma excelente ajuda para quem começa.

Da mesma forma que penso que é realista oferecer por exemplo 1Milhão de Metal, 1 M Diamante,1M  Hiro, 100.000Zion e 10.000 nanites quando o jogador atinja os 20.000 pontos. (estou mandar valores para o ar) e um extra de 5 dias de serviços pagos

Poderia ser uma funcionalidade definida em função da tabela de classificações ou tempo...exemmplo, assim que o top500 tenha XXXXX pontos, esta oferta é activada para todos os jogadores do escalão inferior

Nesta fase do jogo, não aquece nem arrefece em relação aos que jogam à mais tempo,  e é fundamental para ajudar quem começa.

Aos 100.000, mais recursos...

De qualquer forma, é previsivel haverem varios jogos com duração mais reduzida e talvez um CIV mais longo, tudo vai depender da aceitação em termos do nº de jogadores e do nº de jogadores que tenham serviços pagos. Se o jogo não for rentavel, não vale a pena estar a discutir isto.

Têm que haver entradas de dinheiro. É impossivel continuar a manter isto com prejuizo.