Boas
O calcanhar de Aquiles do jogo continua a ser o fosso entre jogadores recentes e jogadores que começaram à mais tempo. Tudo o resto está bem, ou então vai caminhando mais ou menos na direcção correcta.
Muitas ideias foram já propostas para equilibrar as coisas, umas que acabaram por ser implementadas, outras nem por isso. Acho que a solução não passa por limitar ataques, aumentar protecções ou por qualquer outra forma restringir os "gandes". Penso que a solução ideal está em potenciar os "pequenos" e muitos já disseram o mesmo.
Quase tudo no jogo cresce de forma exponencial ou linear (consumos, preços, bónus de tecnologias, etc.) A introdução do portal (em particular a tecnologia do portal) veio trazer à prática um conceito que na teoria sempre me pareceu o indicado para equilibrar as coisas: o desconto inversamente proporcional ao nível. Em tudo o resto é uma questão de acumular (níveis de tecnologias, frota, minas), ali é uma questão de gerir entre preço e acesso a funcionalidades mais avançadas. Espero que o SE CIV venha caminhar mais nesta direcção de gerir o potencial ao invés de ser apenas partir do zero e tentar obter um determinado escalão para ter novas tecnologias ou naves, ou seja que tudo ou quase tudo tenha vantagens em não estar muito desenvolvido, e ao desenvolver-se sacrifique essas vantagens em prol de outras.
A ideia é fazer aqui um brainstorm sobre maneiras de estender isto ao resto que já existe no jogo. Ou seja, pensar que vantagens podem ser dadas a edifícios ou tecnologias que estejam nos níveis mais baixos e que se vá perdendo com a evolução desse edifício/tecnologia de forma a beneficiar quem começa.