Algumas considerações.....
O meu trabalho enquanto fui moderador.....Fico satisfeito que tenham gostado, sei q nem todos têm a mesma opinião, mas espero q tenha sido do agrado da maioria.....
Sempre respeitei todos os jogadores e tentei ser justo e imparcial, posso n o ter sido em algumas ocasiões, mas foi por estes príncipios q procurei e continuo a procurar orientar a minha participação no fórum.....
Quanto à minha saída de moderador, deveu-se a um conjunto de factores e julgo q acabou por ser a melhor solução para todas as partes, incluindo o Fórum e o SE.....
Quanto à parcialidade dos moderadores......São seres humanos como todos nós, apenas podemos pedir q sejam o + imparciais possível....
É para evitar q sejam parciáis é q se estabelecem linhas orientadoras, e estas mesmas linhas é q poderiam/deveriam ser discutidas em "praça pública", n casos em particular......
Os Bans/avisos começaram por ser decididos por um concenso entre 3 pessoas, na altura, eu, o Eric e um Admin, q frequentemente era o Bruno.....
Julgo e esta situação garantia a imparcialidade, mas como muitos se aperceberam, atrasavam e muito a resposta às diversas situações, pois era necessário q estivessemos os 3 online ao mesmo tempo ( com o aumento dessas mesmas situações agora seria ainda pior......)
Sendo assim, proponho q esse seja o "órgão de recurso", ou seja, seria composto por um Admin e 2 moderadores (nº impar para poder exisitir sempre uma maioria).
Mas prevendo já q qq decisão seria contestada (q é o q tem acontecido), quem recorresse ao mesmo e n tivesse razão agravaria a sua pena, o q poderia passar pela duplicação da mesma.
Quanto à "qualidade" das intervenções......Existem vários participantes no fórum q primam por serem incendiários.....
N importa o q se está a discutir, o q importa é "a linda fogueira" em q se transformou o tópico.
Julgo q é o dever de todos contribuir para isolar esses participantes, e em última análise excluí-los do fórum, seja ignorando-os, dando-lhes a consideração q merecem (nenhuma), seja através de uma forma + permanente, Ban.
Se nós enquanto participantes n podemos aplicar Bans, podemos sempre ignorar estas "personagens", n entrando em picardias, apesar do quanto gostariamos de lhes "responder à letra"....
Gotaria ainda de pedir ao líderes/administradores de cada aliança q tivessem um papel + activo/preventivo nestas situações.
Se virem um dos vossos membros a fazer uma asneira no fórum, chamem-o à atenção, nem precisa de ser de uma forma pública, mas "uma palavrinha" vossa dirigida a esses elementos pode ser mais eficaz q certos bans, além de, muito possivelmente, os evitar.
O clima no fórum.....A degradação do clima no fórum deve-se ao ponto anterior, e já há ppl q era extremamente participativo a apagar a conta no mesmo ou a reduzir a sua participação (o meu caso)......
Uma pequena ( enorme) melhoria passaria por relermos, revermos, ponderar bem, vermos se é mesmo isso q queremos dizer, ............ os posts antes de os fazermos.
Assim sendo, e com muita pena minha, os "incendiários" levam vantagem......