Author Topic: DIREITO DE RESPOSTA (a um Jogador e a alguns Moderadores)  (Read 11423 times)

KUKA

• Member
DIREITO DE RESPOSTA (a um Jogador e a alguns Moderadores)
« on: February 23, 2008, 11:34:32 »
Como alguns devem saber, fui banido por 48 horas devido ao facto de ter quebrado uma regra do fórum que diz que "Não é permitido publicar mensagens pessoais e/ou conversas (MSN, IRC, etc.) no Fórum sem consentimento do(s) autor(es)/visado(s), sendo considerado como grave. Desrespeito por este ponto levará a advertência e poderá levar à exclusão permanente do fórum e até do jogo." num tópico (http://forum.sysemp.net/index.php?topic=8194.0) em que falávamos sobre a existência de jogadores com 2 ou mais contas. Aqui deixo a minha última consideração ao jogador Zeca Diabo (autor do tópico que originou isto tudo, http://forum.sysemp.net/index.php?topic=8099.0) e aos dois Moderadores "envolvidos" no meu ban.

Resposta ao Zeca Diabo:

Vieste para o fórum perguntar se era possível ter 2 contas, que conhecias um jogador que as tinha. Até aqui tudo bem. A tua má conduta, foi, além de te terem induzido em erro, dizendo-te que sim, era proibido, foste dizer quem era o jogador no fórum, não utilizando os meios apropriados. Postaste supostas conversas dele (das quais falarei mais para a frente), e toda a gente opinou... mas opinou ERRADAMENTE! Infelizmente, um moderador encerrou o tópico antes que eu pudesse responder, pois tenho o hábito (nem sempre salutar) de defender os jogadores da minha aliança.
Criei então outro tópico com o mesmo título que o teu, mas com a anotação "versão II" explicando que ao contrário do que todos tinham dito as regras permitem a existência de 2 ou mais contas por jogador, desde que não haja interacção entre essas contas. É de admirar, como um jogador (que por acaso também é moderador neste fórum) se diz conhecedor das regras do jogo, e dá uma resposta ERRADA ao dizer também que é proibido ter mais que uma conta. Mas não há problema, somos humanos e temos tendência a enganar-mos-nos algumas vezes.
Discutimos (ou melhor discutiram vocês, já que eu fui banido) as multi-contas, o sitting, etc etc, sempre todos defendendo que o Rooster (e outro jogador qualquer) tem de ser banido porque tem 2 contas, até que:

Tenho pena que penses dessa maneira kuka... pensei que nao fosses tao limitado uma vez que defendes o uso de duas contas. Por amor de deus... as regras sao claras e ha que obdecer a essas regras. Tenho pena de ter exposto o assunto ao publico sobre as duas contas do rooster mas ja vi que o rooster nao deve ser o unico que deve ter duas contas, mas uma coisa é certa, foi o unico admitir que usava duas contas.

Pois. As regras são claras e muito claras e são elas que dizem que é permitido ter 2 contas! Tu é que nunca as deves ter lido... Dizes que defendo o uso de 2 contas: ERRADO! Sempre avisei os jogadores da minha aliança, para que, se tivessem mais que uma conta, apagar, pôr de férias ou dá-la a um jogador menos desenvolvido! Mais uma vez falaste sem conhecimento de causa...

O curioso, e que eu não estava mesmo à espera, foi o tempo que demorou para alguém falar de uma coisa que eu disse no meu post (de abertura do tópico), que eu considero MUITO mais importante do que ter 2 contas:

... e já agora e com bastante urgência também, criar mecanismos de detecção de bots e outros auxiliares de natureza semelhante.

E já que denunciaste com tanto aparato e demarcado orgulho a existência de um jogador com 2 contas, gostava de te ver a denunciar outros casos, ilegais ou apenas supostamente, de que tenhas conhecimento.

Depois disto passaram a definir os benefícios de ter 2 contas, e sinceramente, não foram muitos... ou muito (no singular). Acusas o Rooster de usar uma das contas como observatório... Então porque raio tem ele 2 colónias dessa conta juntas? É como os Laboratórios? Juntam-se?

Até que finalmente o nosso System-Deus foi lá esclarecer:

Antes de tudo, se existe uma suspeita de batota: Vão ao painel e façam reportar Suspeita de Batota! (*)

Quanto ao caso Rooster vs Trigun as contas foram investigadas e não existe qualquer tipo de interacção entre elas.
Não existem ataques aos mesmos jogadores, não existe aproveitamento de observatório(**), nem qualquer outro tipo de interacção.

Deste modo e pelas regras actuais, não existindo qualquer vantagem na existência das duas contas, não houve infracção.

Quanto a este caso... logs de msn não são provas, apenas são motivo suficiente para nós (a administração) investigar as contas. Pior ainda, é quando os logs são tornados públicos antes da administração os ter, sendo que dificulta a investigação uma vez que o jogador fica de sobre-aviso. (***)

* O teu erro n.º 1 Zeca
** Erro n.º 2. Aqui, a meu ver, e com toda a celeuma que isto já criou, já se devia um pedido de desculpas da tua parte.
*** Erro n.º 3.

Para terminar a parte desta resposta que te dedico, deixo-te aqui as minhas partilhas, e fico formalmente à espera que me acuses de ter 33 contas!

Resposta (e dúvida) para os Moderadores Nunes e Morgan (intervenientes, pelo que consegui entender, no meu ban):

Antes de tudo quero dar os parabéns aos Moderadores deste fórum (como se verá nas próximas linhas, não é bem a todos). De um modo geral, têm dado bom rumo ao Fórum, e aplicado bem as regras... Infelizmente, algumas coisas acontecem, que justificam o crescente descontentamento para com eles...

Eu simplesmente gostava que me explicassem uma coisa; mas que me explicassem abertamente, sem censuras. Não é apagando este post, que vão mostrar que simplesmente tentam fazer o melhor.

Eu gostava que me explicassem a razão para ter sido banido. Se "Não é permitido publicar mensagens pessoais e/ou conversas (MSN, IRC, etc.) no Fórum sem consentimento do(s) autor(es)/visado(s), sendo considerado como grave", eu, que transcrevi 2 mensagens que enviei ao MODERADOR NUNES (aqui já é o NUNES moderador e não jogador), mensagens que eu escrevi, da minha autoria portanto, em que retirei o destinatário, para que não se sentisse visado pela publicação das mesmas, fui na mesma banido por o ter feito, MAS AS MENSAGENS CONTINUAM TRANSCRITAS NO POST:

Porque é que o Jogador Zeca Diabo, que TRANSCREVEU CONVERSAS DE MSN, EM QUE NEM É INTERVENIENTE, AUTOR NEM VISADO, não foi banido, tendo essas mesmas transcrições sido retiradas do seu post, pelo moderador (espantemos-nos agora) NUNES.

Isto intriga-me de uma maneira tal, que fiquei tremendamente desiludido com a Moderação deste Fórum (os outros moderadores que me desculpem a sinceridade, especialmente o Eric, de quem aprecio bastante a sinceridade e postura como Moderador). Agora digam-me, não será normal, pelo menos no meu caso, sentir um pouco de desfavorecimento, ou vendo de um outro prisma, o favorecimento de alguns jogadores?

Acabo enviando cumprimentos a todos os jogadores, e transcrevendo uma frase que aprecio bastante, como moderador que sou noutro site:

"O mundo democrático é aquele em que todas as opiniões são ouvidas, desde que não ultrapassem a retórica admitida."

Adeus.
« Last Edit: February 23, 2008, 15:59:04 by kukamaluko »

Draco

• Guest
Re: DIREITO DE RESPOSTA (a um Jogador e a alguns Moderadores)
« Reply #1 on: February 23, 2008, 13:06:13 »
Olha, pela parte que me toca, e nem tendo nada a ver com o assunto, pedi que se esclarecesse isso no topico ou via PM, e nada...silencio...
Passei o assunto para um membro especifico da admin..e infelizmente, não vou dizer que resposta obtive...prefiro morder a lingua, e calar-me quanto a isso, e que isto sirva para mostrar á admin que realmente até á por aqui pessoas que estão interessadas em os ajudar a serio,mas olhem que me custa imenso, pois tenho um sentido de justiça e lógica muito apurado, mas enfim, rebusco no  Budismo algo que os desculpe e calo-me sem ser mais directo.
Pondo este assunto á parte denoto que algo estranho está a acontecer, pois nestes dois dias tenho visto uma quantidade anormalmente alta de Trolls a denegrirem tudo e todos, desafiando directamente a quem de direito, e não vejo uma açcão evidente por parte de alguns mods....sairam? estão de ferias?, algo se passa e não é bom concerteza. :'(

trapko

• Member
« Reply #2 on: February 23, 2008, 13:29:38 »
kuka,

acredito e admito que por vezes nós, os moderadores não conseguimos ser parciais, simplesmente porque há demasiados casos, e tambem porque nos temos todos critérios diferentes, e cada moderador pode avaliar a situação de maneira diferente.

Posso inclusive revelar-te que o morgan depois de te dar o ban admitiu que 48h foi muito puxado, mas apesar disso tinhamos razão para te banir (nem que fosse só 24h), dado que revelaste publicamente aquelas mensagens (sim tens razão, foste tu que as escreveste), mas foste banido pelo propósito com que as colocaste publicamente.

poderias simplesmente ter perguntado a outro moderador, em vez disso, ao publicar essas mensagens estavas a degradar a imagem da moderação. (ao nao teres revelado o nome, fizeste com que o teu post fosse dirigido a todos os moderadores)

cumps

ps - apesar disso concordo que esse assunto das contas tem que ser discutido, mas nao com topicos em que metade é spam.
« Last Edit: February 23, 2008, 13:32:03 by trapko »

KUKA

• Member
« Reply #3 on: February 23, 2008, 13:47:00 »
Eu nunca disse que não devia ter sido banido... Não entendo é porque fui o único, e aguardo pacientemente uma explicação...

nunes

• Member
  • 1... 2... experiência...
« Reply #4 on: February 23, 2008, 14:02:35 »
Boas,

há uns dias fechei o tal tópico em que o Zeca Diabo acusava o rooster/trigun de multi. Fechei-o porque não era esse o objectivo do post, que era supostamente um pedido de esclarecimento sobre se seria ou não permitido ter duas contas no jogo. Aquilo estava-se a tornar um caso de julgamento público, já estavam as hostes a inflamarem e antes que, sem quaisquer provas consistentes, se começasse a condenar o rooster/trigun, achei que estava a dúvida esclarecida e fechei o post, alertando para que suspeitas de batota eram relacionadas unicamente com o jogo, eram reportadas in-game e não seriam discutidas pela comunidade no Forum.

É de admirar, como um jogador (que por acaso também é moderador neste fórum) se diz conhecedor das regras do jogo, e dá uma resposta ERRADA ao dizer também que é proibido ter mais que uma conta. Mas não há problema, somos humanos e temos tendência a enganar-mos-nos algumas vezes.

Relativamente à maneira como esclareci a dúvida ao Zeca Diabo, parece que a minha interpretação das regras do jogo não foi a correcta e pelos vistos respondi incorrectamente. E acho que não há mais nada a dizer sobre isso... como tu dizes e bem, às vezes enganamo-nos, neste caso aparentemente enganei-me a interpretar uma das regras do jogo...

Continuando...

Eu não tenho absolutamente obrigação nenhuma de responder ou justificar a ausência de respostas a PM's que recebo, mas como és uma pessoa que sempre deu a cara de forma correcta e com elevação, acho sinceramente (e não estou a ser irónico) que mereces uma palavra relativamente a isso. Se vires o meu histórico de posts, consegues perceber que desde que fechei o tópico do Zeca Diabo não fiz mais post nenhum a não ser um comentário fugaz a um ataque de um membro da minha aliança. Isto ficou a dever-se à minha ausência do Forum praticamente total desde dia 18, por motivos pessoais, que me impediram quase por completo de dedicar mais de 2 minutos por dia ao jogo e ao forum. Estaria a mentir se te dissesse que não tinha visto a tua PM, porque vi e até a vi no dia em que me enviaste, mas foi completamente impossível para mim dar-te uma resposta. Se devia ter respondido qualquer coisa, nem que fosse para te dizer "Desculpa, não estou em condições de te respoder..." ? Se calhar devia, mas como te disse, na altura estava com problemas e com muito mais coisas com que me preocupar e não dei a atenção que se calhar a tua PM merecia.

Tu exaltaste-te, mandaste-me nova PM a reclamar do meu "silêncio", abriste um novo tópico e a equipa de moderação entendeu aplicar-te um ban. Digo aqui EQUIPA DE MODERAÇÃO em oposição ao teu:

Resposta (e dúvida) para os Moderadores Nunes e Morgan (intervenientes, pelo que consegui entender, no meu ban):

eu que, posso-te garantir, "conseguiste entender" erradamente, mas como já disseste, às vezes temos essa tendência. Como já te disse, desde que fechei o tópico ao Zeca Diabo não vim mais ao Forum, praticamente, e como tal toda esta polémica me passou ao lado, tanto o teu 2º tópico a defenderes o rooster/trigun como o teu ban como toda a celeuma gerada em volta disto.
E como tal, não sei se foi o Morgan que te deu o ban ou não, mas EU não fui concerteza. Aliás, essa discussão é académica e desnecessária, porque independentemente de quem te tenha dado o ban, eu tenho de confiar que foi após pesar os factos que essa decisão foi tomada e tenho, à partida, de apoiar essa pessoa, como tenho a certeza que o Eric, o Morgan ou o Trapko ficam do meu lado quando eu tomo decisões, mesmo que às vezes também possamos errar e falar sobre isso entre nós, em privado.

O post do Zeca Diabo, que eu moderei, editei e fechei, não me pareceu razão para banir o jogador. Ele foi advertido (tal como diz nas regras) relativamente ao assunto e por mim ficou sanado por aí.
O teu post foi considerado razão para te banir durante 48h do Forum. Relativamente a este assunto, é esta a única justificação e é a suficiente, porque estamos a falar de diferentes posts, diferentes PM's, diferentes moderadores (apesar de sermos uma equipa e de nos mantermos unidos, cada um tem a sua maneira de lidar, reagir e resolver os problemas), diferentes interpretações, que levaram a diferentes sanções.

Cada caso é analisado separadamente, porque as regras não são aplicáveis como se de uma receita se tratasse (senão não eram necessários 4 moderadores globais mais 2 para os ataques, certo? era 1 pessoa a verificar e a aplicar regras taxativamente, o que não acontece e ainda bem). O teu caso foi analisado e considerado mais grave do que o do Zeca Diabo. Tens de respeitar isso, ainda que não concordes.

Tu estás no teu direito de discordar e acho muito bem que o faças e que exprimas o teu descontentamento, para mais da forma educada com que o fazes. Discordas dos meus métodos, discordas dos do Morgan, aparentemente gostas do Eric e não te pronuncias sobre o Trapko (para referir os Mods Globais). Como te disse e friso novamente, somos uma equipa, e somos a equipa que há, funcionamos dessa maneira e até ver o Forum funciona connosco.

"O mundo democrático é aquele em que todas as opiniões são ouvidas, desde que não ultrapassem a retórica admitida."

Sabes que estou convencido que o constrangimento em toda esta polémica não ficou preso pela retórica, o nosso problema foi até certo ponto semântico, mas essencialmente sintático, e era muito facilmente evitável, mas isso são contas de outro rosário. :fine

O Descartes disse, logo no início do Discurso do Método qualquer coisa como (não sei bem se é assim, mas o sentido é esse):

Não há nada tão bem distribuído no mundo como o bom senso. Todos o temos em quantidades diferentes, mas ninguém se queixa da quantidade que tem.

Digo isto não como recadinho ou indirecta, mas apenas como forma de te lembrar que a função reacção vs. interpretação é diferente de pessoa para pessoa, e que temos de aprender a viver com isso, a argumentar isso, a discutir e a discordar disso, mas no fundo é isso que estamos aqui a fazer...

Cumprimentos! :fine

Draco

• Guest
« Reply #5 on: February 23, 2008, 15:00:01 »
Tendo em conta o que li aqui conforme foi explicado e dirigido, tento em conta o meu conhecimento  pessoal sobre a mente humana,e antevendo as várias formas como tudo poderá evoluir no forum, num futuro proximo, e por ultimo, como sempre se disse, quem está mal muda-se! Pelo menos , e até ao momento, neste forum termino defenitivamente a minha participação.
Sairei, desmotivado do forum e menos esperançoso de que alguma vez os humanos possam, a bem, vir a ser realmente integros e altruistas. Tratarei de apagar a minha conta no forum se tal me for possivel.
Obrigado a todos pelo tempo partilhado enquanto membros do forum e até sempre. :fine

KUKA

• Member
« Reply #6 on: February 23, 2008, 15:49:14 »
(...) eu que, posso-te garantir, "conseguiste entender" erradamente, mas como já disseste, às vezes temos essa tendência (...)

(Mais uma vez o factor a que estamos todos sujeitos: sermos humanos e cometermos erros)

Para concluir o pensamento:

Significa que a mesma regra (que em base) serviu para me banir as 48 horas (o qual, tenham em atenção, não discordo em nada!!), para um outro jogador, que além de não ter usado as ferramentas correctas para fazer a denúncia, além da denúncia ainda se ter provado estar errada, além de ter ido contra a mesma regra (Não é permitido publicar mensagens pessoais e/ou conversas (MSN, IRC, etc.) no Fórum sem consentimento do(s) autor(es)/visado(s), sendo considerado como grave. Desrespeito por este ponto levará a advertência e poderá levar à exclusão permanente do fórum e até do jogo), e posteriormente ainda ter aproveitado o tópico que eu abri para se discutir as várias contas por jogador para razões menos objectivas ("...LADRAS LADRAS...mAS...", "...mas ha papagaios que..."), não serviu para o banir????

Mas mais caricato ainda, é que se as minhas mensagens foram consideradas mais "ofensivas" que as dele, porque é que as minhas ainda lá estão, e as dele estão apagadas??

Acham isso coerência??

Eu não quero com isto dizer que o Zeca Diabo tem de ser banido, mas o vosso "modus operandis" parece ser um pouco disléxico... Porque qualquer um avalia com o seu próprio juízo qual "transcrição" foi mais grave...

Será que foi por uma das "transcrições" visar um moderador? Não... Não quero imaginar que essa seja a verdade, porque é uma realidade demasiado possessiva e déspota para eu acreditar nela. Mas algo de errado aconteceu.

Para terminar, uso a citação do início:

(...) eu que, posso-te garantir, "conseguiste entender" erradamente, mas como já disseste, às vezes temos essa tendência (...)

Enganei-me. Sou humano. E aprendo com eles.

"Admitir os erros da humanidade, é a solução para os próprios problemas dessa mesma humanidade."

Aqui encerro a minha participação no fórum. A todos, um bom jogo.
« Last Edit: February 23, 2008, 15:51:35 by kukamaluko »

5estrelas

• Member
« Reply #7 on: February 23, 2008, 17:27:59 »
Esqueçamasregrasdo forum: elas não existem!!

Os moderadores banem quando querem, como querem e sem coerência. Não tem que a ter. Eles são os reis e senhores.
Agem conforme lhes apetece e como lhes dá mais jeito. E se até o chefe do System, Bruno, já se está a marimbar para o forum, para que tanta celeuma? Não escrevam post's aqui, venham cá de vez em quando para rir com os bans, porque vai chegar o dia em que os moderadores se vão banir uns aos outros, por falta de mais gente no forum.

Icaro

• Member
« Reply #8 on: February 23, 2008, 17:44:09 »

Os moderadores banem quando querem, como querem e sem coerência. Não tem que a ter. Eles são os reis e senhores.
Agem conforme lhes apetece e como lhes dá mais jeito. E se até o chefe do System, Bruno, já se está a marimbar para o forum, para que tanta celeuma? Não escrevam post's aqui, venham cá de vez em quando para rir com os bans, porque vai chegar o dia em que os moderadores se vão banir uns aos outros, por falta de mais gente no forum.

O facto de cada vez existir menos gente no fórum, prende-se mais com post como estes do que propriamente da acção dos moderadores.

A frustração dos jogadores dá-lhes para abrirem posts a torto e a direito a falar mal do jogo, das regras, do jogador A ou B ou ainda dos moderadores.

Existe um tópico para sugestões, se algo está mal, sugiram algo que o corrija.

Luciano

• Guest
« Reply #9 on: February 23, 2008, 18:36:25 »
Kuka  :clap :clap :clap

Sempre disse que não existem critérios iguais por parte destes 'moderadores'(?).. um dos casos famosos disso foi quando o moto publicou o meu ataque (ainda não tinha passado 24h, e ninguém disse nada) e depois não sei quem publicou um ataque q n tinha passado 24h só lhes faltou bater.. mas isto é so um dos muitos casos que se vê.. sobre o avatar do Sr Nunes nem vou falar .. porque se não sou o proximo a abandonar a sala.. No meu caso já aprendi, nunca exponhas por mensagens privadas, expoe in-forum.. alerta a 'tripulação' .. ás vezes tento evitar 'confusões' e envio por MP para certos moderadores.. mas pra quê? Ou não respondem ou respondem mal.. p'ra isso mais vale estarem calados..

Luciano

Kabral

• Member
« Reply #10 on: February 23, 2008, 18:40:31 »

Sem querer sequer opinar acerca dos motivos que levaram à abertura deste tópico porque não o acompanhei só queria comentar esta última resposta:

Cada vez me convenço mais que muitas (senão todas) as bocas deste género são pura e simplesmente mandadas por agentes do ogaitas com um único objectivo:
provocar celeuma e denegrir a imagem dos moderadores e admins. A ser verdade, aparentemente a decisão (acertada e que eu já tinha sugerido há muito) do Bruno em se afastar do forum, afectou-os precisamente onde lhes doi mais: ficaram impossibilitados de lhe tocar.  :-D

O problema é que o System Empires já provou que está aqui para ficar e já ficou provado também que nem a roubar idéias (mercadores e afins) lhe chegam aos calcanhares.

E se o 5estrelas não ganhou já um passaporte para um ban permanente não sei o que é preciso mais.
« Last Edit: February 23, 2008, 18:42:19 by Kabral »

Luciano

• Guest
« Reply #11 on: February 23, 2008, 19:13:07 »
Cada caso é analisado separadamente, porque as regras não são aplicáveis como se de uma receita se tratasse (senão não eram necessários 4 moderadores globais mais 2 para os ataques, certo? era 1 pessoa a verificar e a aplicar regras taxativamente, o que não acontece e ainda bem). O teu caso foi analisado e considerado mais grave do que o do Zeca Diabo. Tens de respeitar isso, ainda que não concordes.

Qual é o vosso metodo para ver qual é mais grave do que qual? Um jogador que publique mensagens privadas(dele) sem nomes sem nada é mais grave do que um jogador que vem ACUSAR outro para o forum com LOGS DE MSN?

Então isto trata-se um problema mais grave do que o q julgava..

Kabral

• Member
« Reply #12 on: February 23, 2008, 19:17:33 »

Qual é o vosso metodo para ver qual é mais grave do que qual? Um jogador que publique mensagens privadas(dele) sem nomes sem nada é mais grave do que um jogador que vem ACUSAR outro para o forum com LOGS DE MSN?

Já ponderaste enviar essas questões aos moderadores em vez de andares a colocá-las no forum nos termos em que os fazes?
Que eu saiba e pelo que percebi do post do kukamaluko tu não tens nada a ver com o assunto.
Se falasses com os moderadores em privado se calhar não era pior...

Luciano

• Guest
« Reply #13 on: February 23, 2008, 19:18:35 »

Já ponderaste enviar essas questões aos moderadores em vez de andares a colocá-las no forum nos termos em que os fazes?
Que eu saiba e pelo que percebi do post do kukamaluko tu não tens nada a ver com o assunto.
Se falasses com os moderadores em privado se calhar não era pior...

Caro Kabral, qualquer tópico que seja 'publico' é do interesse de todos, veja se corrige a maneira de como se dirige aos outros.

Bom jogo

Tsubas

• Member
« Reply #14 on: February 23, 2008, 20:44:58 »
Eu nem era para pronunciar neste post, mas vou só dizer uma verdade inegável, que foi o terem excluido o que junto com o Eric era o melhor moderador do forúm. E sim falo do Sync, não percebi os motivos da exclusão dele, mas que era de LONGE o melhor Mod lá isso era  :fine