Montas, referes algumas coisas muito interessantes. Mas vamos por partes.
Todos os planetas e 11 regiões, não será demais? Havia planetas que não valia a pena ter, neptuno e urano, por exemplo, não valiam a pena ter lá colonia, compensava mais ter em plutão e em Jupiter. Por isso se calhar colocar os 9 não seria o ideal, se calhar 6 no máximo 7 pois a certa altura os rácios não vão criar diferenças entre os planetas para se optar a malta iria se espalhar mais para estar sossegado do que para aproveitar os rácios.. Claro que o tamanho de cada um dos planetas tem de ser mais ou menos como dizes.
Depois temos o problema da distancia entre planetas, como estava antigamente era complicado fazer uma viagem da terra para plutão sem demorar um enormidade de tempo, lembrem-se que as edições antigas demoravam muitos meses, chegaram a demorar mais de 1 ano e por isso a evolução das tecs de motores era bastante maior que o que temos hoje com edições de 4 ou 5 meses. Assim sendo, a distancia entre os planetas teria de ser menor que aquilo que existe hoje. Daqui vem o problema que referes da falta de ataques entre planetas, não são feitos porque demora demasiado tempo (motores baixos e tec hiperespaço tb).
Em resumo, sou a favor do aumento do numero de planetas e de regiões, mas só se as distancias forem mais curtas, pois as que havia nos Origens ou no First Match são enormes.