Jose, isso é uma explicação muito basica e não é 100% real, podes comprar metal a mais de 1 e ser barato, tudo depende do valor do metal nas outras colónias e do que estas a vender, não é fácil mas também não é um bicho, com calma consegue-se entender na perfeição o mercado.
O racio ideal é o valor com o qual o sistema faz as contas para atribuir a pontuação dos edifícios e naves que tu fazes, por exemplo se algo que tu fazes gasta uma nanite então recebes 4000 pontos, mesmo que o valor das nanites no mercado seja de 5000 (talvez daí o Jose dizer que neste caso era caro comprara a nanite).
Agora o mercado, aquilo rege-se pela lei da oferta e da procura, quanto mais procurar tiver um recurso mais caro ele fica e o contrario também se verifica. Um dos segredos do mercado é comprar um recurso num planeta e ir vende-lo a outro planeta por um valor mais alto do que o que compraste, mas para isto funcionar bem tens de vender outro recurso e saber que vais conseguir comprar no planeta em que vais vender o 1º recursos por um valor mais baixo, complicado, eu dou um exemplo
Compras na terra metal pela venda de nanites, o metal valia 0.888 e as nanites 4.500, depois levas tudo para mercurio e vendias o metal por .900 e compravas nanites por 4.000, com contas:
vendes 1000 nanites 1000*4.500=4.500.000 compras o metal 4.500.000/0.888= 5.067.567 isto era o que compravas de metal, levavas para mercurio e vendias 5.067.567*0.900=4.560.810 agora compras as nanites 4.560.810/4000=1140 ou seja o teu lucro no fim da rota foi de 140 nanites, claro que tens de descontar o hidrogénio gasto nas viagens. Claro que se o valor do metal for superior a 1 na terra pode compensar comprar se o conseguires vender por mais que isso e no fim da rota ainda tens lucro

Atenção que a rota que eu aqui exemplifico é meramente imaginação minha, neste momento os racios não estão nestes valores

É com base nestas contas básicas que o Obscuro subiu até ao primeiro lugar, não há segredo nenhum, basta ler as regras e aplicar as coisas. Ele teve o mérito de ser o primeiro a aplicar isto em grande escala, havia outra pessoa que também o fazia, o Drummond

Espero ter ajudado