(...)
De qq maneira, +1 nível de observatório dá para ver mais bots, a tec de combustível faz poupar hidro em cada farm e o desconto no portal permite mudar as naves para perto do anfield, por exemplo, com 50% de desconto.
+1 nível de observatório faz pouca diferença nos planetas em que se farmam bots... Todas as civilizações já vêem os planetas inteiros e não é um nível que faz essa diferença...
O hidro, faz bem o cálculo de quanto poupas. Quando farmas com 20 Naves de Comércio é uma ninharia comparado com o lucro de uma troca no mercado, mas até é uma simulação interessante de se fazer. (CivG gasta p.e. 1000h, CivMerc gasta quanto mais?)
O desconto no portal, e como acabo de reparar nas Civilizações, a Mercadora também tem.
Portanto?
Concordo quando dizes que civ guerreira em si mesma NAO tem grandes benefícios , mas os benefícios que falo é quem escolheu a civ guerreira é porque tem tempo para andar a fazer ataques e logo a aí os bots ajudam...e tu sabes bem disso.
Eu NAO queria estar dizer isto aqui mas todos os dias mandavas colectivas a dizer ke fazias totil atakes com imenso lucro, alguns são bots e outros nao , mas eu com as minhas minas nunca consigo igualar os teus lucros semanais ou mesmo diários , pois tens umas minas iguais as minhas e consegues fazer aquilo que eu NAO faço que é atacar, se calhar se NAO houvesse bots já NAO tinhas tantos lucros, e aí estas e pé de igualdade com estas alterações no mercado, agora eu NAO , porque só vivo das minas e essas todas as contas tem iguais...
Sim, faço BASTANTES
farms, mas qual é a vantagem que a CivG me trás? Nenhuma. Agora que tenho muito tempo para estar a espiar e mandar ataques, tenho. Óbvio que isso me trás vantagens no jogo!!
Mas atenção: eu SEMPRE fui contra os
bots!!!! Acho ridículo haver jogadores fantasma só para se ir lá buscar lucros...
E não, não tens as minas iguais aos outros. As tuas são construídas ao dobro da velocidade. Exponencialmente, isso vai te trazer em metade do tempo os recursos que eu conseguiria ter (em produção de minas). E volto a dizer, tu também podes farmar não podes?
Aí está. Era simular 4 jogadores, a fazer as mesmas coisas:
farms, minas e trocas no mercado. Que Civilizações é que a longo prazo teriam mais e menos vantagens?
(coitados dos cientistas, ninguém fala neles

)
Posso estar enganado mas nao me lembro de ver a civ mercadora, nos 3 primeiros lugares das ediçoes longas ate agora.
O que comprova a tua teoria...
Acho que não vale a pena serrar serradura, a discussao está aberta e em votação, no fim logo se vê.
Uma coisa eu sei e aposto, existem aqui uma duzia de jogadores, que com qualquer uma das civs ficavam sempre na frente, outros mesmo que pudessem usar as 3 civs ao mesmo tempo não passavam da cepa torta. Não me estou a referir a ninguem concretamente, estou a falar de uma maneira geral, pois muito poucos têm capacidade de se adaptarem ás várias fases do jogo.
Eu não quero estar aqui a dizer mal de uma civilização e bem de outra!!! Mas deviam estar mais "equiparadas", mesmo sabendo que isso é bastante complicado de fazer...
Mas acho que esta mudança vai criar uma clivagem ainda maior... por isso sou contra.