RaioAzul, vou explicar a lógica por detrás dos combates do jogo.
EDIT: Primeiro: abstracção.
A lógica por detrás do combate é assente sobretudo em ECONOMIA INVESTIDA.
Isto é frotas de igual valor, tenderão SEMPRE empatar (com tecnologias iguais).
Frotas de valor maior tenderão a vencer frotas de valor inferior.
Se tu investes mais numa unidade, é normal essa unidade ser melhor do que outra que é menos valiosa.
Não faz sentido nem lógica gastares mais para teres menos qualidade.
No caso das defesas, devido a não poderem sair do sítio e não poderem transportar nada, têm alguma vantagem face às naves.
As naves quando destruídas, cerca de 30 a 45% do seu valor é convertido em destroços aproveitável.
As defesas quando destruídas, em média 50% recupera (civilização mineira aumenta para 60% se não estou em erro).
Portanto as defesas face a naves, TÊM VANTAGEM quando correspondem a IGUAL VALOR ao atacante.
Ora, quanta mais frota o atacante tiver, mais dispersado serão os danos que as defesas lhe aplicam.
No teu caso, ignorando tecnologias, o atacante tem um investimento de 81 pontos e o defensor tem um investimento de 37 pontos.
No entanto, as sondas, os satélites e os cargueiros não têm efeito significativo no combate (a menos que sejam aos milhares), portanto para todos os efeitos o investimento útil do atacante são 54 pontos e o do defensor são 18 pontos.
Portanto na prática vamos ver 54 pontos contra 18 pontos.
Em termos de investimento efectivo, o atacante é 3 vezes superior ao defensor.
Portanto, para todos os efeitos é normal teres sido derrotado.
Eu não estou a perceber qual é a admiração.
As defesas só conseguem proteger contra atacantes que tenham o mesmo valor ou ligeiramente mais (e depois depende da constituição dos atacantes e da constituição da defesa).
Por exemplo, as defesa mais eficazes contra as Zeus, em termos de investimento, são os Lasers Ligeiros (se as Zeus forem sozinhas).
Consegues derrotar uma frota de Zeus com perdas mínimas se o valor investido em Lasers Ligeiros for igual ao valor investido nas Zeus atacantes.
A chave é VALOR INVESTIDO no atacante e no defensor.
É claro que as defesas mais baixas de pouco servirão se os atacantes foram muito mais avançados (tanto em tecnologia como em valor investido).
Tens é que garantir que o atacante sai do combate sem qualquer lucro.
Quanto a um top atacar para ganhar pouco, repara que aquilo foi apenas um ataque.
Se um jogador de top, com 12 ou mais slots, faz cerca de 12 ataques por cada 2h, e em cada ataque ganha 50k a 100k (normalmente ganham mais do que isso), já são 600k a 1200k em cada 2h.
Os mais viciados chegam a tar online 16h. Isto equivale a 4,8 a 9,6 M de recursos por dia.
Achas que isto é pouco?