Quero aqui recordar que este jogo chegou a ter 3.000 jogadores activos, entretanto aconteceram imensas coisas que foram determinantes para a perda de jogadores, vou dizer apenas algumas, mas se todos pensarmos nisto com atenção chegamos à conclusão que a culpa é de todos nós:
- O problema do servidor em baixo, tendo sido feitos vários backup´s;
- Bug dos inactivos recheados, não que fosse um problema haver um bug (é sempre um problema, mas é normal), mas sim ter havido quem o utilizasse durante muito tempo e evoluísse bastante à custa disso (o TOP 1 da altura foi um deles);
- Acusações de batota quando uns jogadores começaram a evoluir devido à utilização do mercado e outros não evoluiam e não compreendiam o porquê (eu fui um dos que pensei que havia batota e sei que errei bastante nessa altura);
- Durante algum tempo o jogo esteve estagnado em termos de evolução e quando se pára de programar a monotonia aumenta;
- Muita barafunda no fórum, os jogadores desde início tentaram defender os seus próprios interesses, não olhando a meios para atingir fins ***, pois sempre que se pensava em algo novo lá vinham os "froteiros" dizer que os "mineiros" eram favorecidos e vice-versa, e tudo isto de uma forma muito pouco saudável, ao ponto de alguns dizerem "se isto for implementado eu deixo de jogar" ou outras frases do género;
- A pouca publicidade (não que se tenham perdido jogadores, mas porque não se ganharam muitos novos)
Não há como voltar atrás, mas a verdade é que estes factores e outros foram determinantes na perda de jogadores, a sensação com que fico é que de início deram-se passos maiores do que as pernas.
Se tudo tivesse decorrido como o normal alguns jogadores teriam saído mas teriam sempre entrado outros jogadores novos, é assim em todos os jogos do género, mas aqui isso não aconteceu
Não sei se ainda vamos a tempo de atrair novos jogadores, só o futuro dirá, mas começo a achar difícil e sinceramente não sei qual a melhor estratégia para isso acontecer, é que para além de não se estar a atrair novos jogadores (pelo menos em número considerável) muitos dos que cá estão, começam a precisar de férias...
*** A prova deste ponto é que ainda há bem pouco tempo, houve uma situação em que se tentou denegrir a imagem de um jogador (neste caso eu) e de um administrador (Sargo) e não se pensou nas consequências nefastas que isso poderia ter para o jogo, tendo certos jogadores (no qual se inclui o autor deste tópico) não olhado a meios, a ética, nem a nada dessas coisas, só para partirem umas naves e subirem na classificação (de preferência destruindo a AncFal...). Este tipo de situações, que foram ocorrendo ao longo dos tempos, tambem levou a que muitos se desmotivassem e desistissem. No meu caso, só já ando a fazer fleet...