Author Topic: Perguntas Mais Frequentes  (Read 17757 times)

Carapuca

• Member
  • SE Auxiliar Utilities Spammer
    • Kongregate Flash Games
Perguntas Mais Frequentes
« on: October 13, 2007, 15:45:08 »
Bem.. Devido a repetição constante das mesmas perguntas decidi tentar fazer um apanhado das perguntas mais frequentes. Tento sempre dar respostas rápidas e o mais esclarecedoras possível.
(Não sabia se havia de por isto nos tutoriais ou na ajuda. Acabei por por aqui.)
Coisas a adicionar / mudar é só falar :P

Quem tem dúvidas que leia 1º o manual de jogo ou mesmo os tutoriais existentes aqui no fórum. Não esquecer também que o jogo tem uma ajuda incluída que normalmente explica tudo o que é necessário explicar carregado no símbolo http://brunomonteiro.net/img/help.png.

Missões:
Pergunta: Porque é que não consigo fazer regressar as frotas?
Resposta: Caso seja uma frota composta por veículos, não é possível manda-los regressar, pois estes são retrógrados e não possuem comunicação com a base.
Caso seja composta por naves é necessário ir à Vista Geral e carregar na missão pretendida. Irá abri-se um pop-up onde deverás carregar em "Mandar Regressar".

P: Tinha 5 slots para missões mas agora ele diz-me que não tenho mais slots, porquê?
R: Existem dois tipos de slots de missões: slots para veículos e slots para naves. As slots para veículos são fixos (5 slots), enquanto que as slots de naves estão dependentes do nível da tecnologia de Controlo Aeroespacial (1 slot inicial mais 1 por nível da tecnologia).

Ataques / Espionagem:
P: Tenho veículos e torres no planeta, fui atacado e perdi a batalha sem perder nenhuma das unidades. Porquê?
R: Neste caso foste atacado por Naves. Veículos e Naves nunca combatem entre ambos.

P: Acabei de atacar/espiar uma pessoa mas não recebi o relatório de batalha/espionagem. Porquê?
R: Os relatórios de batalha/espionagem relativos a veículos só são recebidos quando a frota correspondente volta da missão, pois as veículos não tem meios de comunicar com a base.

P: Tenho serviço Novato mas fui atacado.
R: Serviço Novato e protecção Novato são coisas diferentes. Ler o manual de jogo para mais informações.

P: Acabei de espiar uma pessoa mas só vi os Recursos da colónia. Como faço para ver mais?
P: Acabei de espiar uma pessoa mas só vi a Oficina. Como faço para ver as Naves?
P: Acabei de espiar uma pessoa mas não recebi o relatório de espionagem, porquê?
R: Resposta para as várias duvidas em Espionagem.

P: Acabei de espiar mas não sei onde foram parar os relatórios de espionagem.
R: Vê no Menu lateral -> Espiar -> Todos

P: Estava a atacar uma pessoa e quando se deu o ataque recebi um aviso a dizer que essa pessoa estava protegida.
R: Existem vários tipos de protecção a jogadores. Uma pessoa com as letras 'E', 'N', e 'P' a frente das coordenadas no Observatório não poderão ser atacadas por ti.
    É possível que a pessoa estivesse inactiva 'I' e entretanto tenha voltado a entrar no jogo ou que se tenha dado a actualização do jogo e os pontos tenham mudado (Actualização ás 16 e 4 horas - Portugal continental).
    Ler o manual para mais informações sobre as protecções.

P: As torres atacam naves?
R: Não, só veículos.

P: Tinha unidades no Hangar/Armamento a construir, foi atacado e perdi algumas dessas unidades misteriosamente.
R: Os recursos na lista de construção no Hangar ou Armamento podem ser roubados como se estivessem por gastar.

P: É normal a sonda/veículo de espionagem ser mais lenta a atacar/transferir/transportar que a espiar?
R: Sim.

Edificios:
P: Cancelei a construção de um Edifício/Tecnologia mas não recebi os recursos correspondentes. Porquê?
R: Ao cancelar um edifício só se recupera uma parte dos recursos necessários a sua construção. A percentagem dos recursos perdidos no acto do cancelamento é o valor maior entre 10% e a percentagem de construção completa.
    Exemplo: Edifício demora 100 segundos a construir e é cancelado aos 99 segundos. É recuperado   1% dos recursos (máximo entre 10% e 99% é 99%, logo perde-se 99% dos recursos).
    Exemplo: Edifício demora 100 segundos a construir e é cancelado aos 5   segundos. É recuperado 90% dos recursos (máximo entre 10% e  5% é 10%, logo perde-se 10% dos recursos).

P: Porque é que não consigo guardar os robots no Bunker?
R: Provavelmente já não tens capacidade no Bunker. Cada robot ocupa 2000 unidades de espaço.

Oficina / Hangar / Armamento:
P: Porque é que na Oficina não posso por várias veículos/torres a fazer ao mesmo tempo?
R: A Oficina é um edifício retrógrado, como tal não tem lista de construção só sendo possível construir uma unidade de cada vez. Não é possível cancelar a construção de unidades.

P: Se transferir veículos ou naves para uma outra colónia minha preciso de ter a Oficina/Hangar num nível onde possa construir essas unidades?
R: Não, os níveis da Oficina ou do Hangar servem para a construção das unidades, não interferindo com as missões.

P: Se destruir níveis do Armamento/Hangar/Oficina perco as defesas/unidades construídas que necessitam desse nível?
R: Não, podes destruir o Armamento/Hangar/Oficina sem isso afectar as defesas/unidades já construídas.

Tecnologia:
P: O que faço para aumentar a velocidade das veículos?
R: Não é possível aumentar a velocidade das veículos, só das naves.

P: A Tecnologia de Materiais reduz o custo dos edifícios. O que acontece aos pontos ganhos na construção?
P: Evoluí a Tecnologia de Materiais. Como esta reduz o preço dos edifícios vou perder pontos?
R: Os pontos ganhos são sempre relativos ao custo inicial, como se não se tivesse a tecnologia.

P: Ao evoluir uma Tecnologia numa Região terei esse Tecnologia disponível noutra Região?
R: Sim, mas só terás a Tecnologia disponível noutro lado após um certo tempo (Tempo de Propagação). Esse tempo está relacionado com a tua Tecnologia de Comunicações.

P: Reparei que posso evoluir a mesma Tecnologia em vários Laboratório simultaneamente, é bug?
P: Reparei que posso evoluir a mesma Tecnologia em vários Laboratório simultaneamente. Ganho os pontos relativos ás duas evoluções?
R: É possível desenvolver a mesma Tecnologia em vários laboratórios. O objectivo é permitir que a segunda Região "receba" a Tecnologia mais depressa.
    Os recursos gastos o 2º Laboratório a evoluir a mesma Tecnologia não será contabilizado nos pontos.

Trocas de recursos / Mercado:
Modificado funcionamento do Mercado na versão 0.73 do jogo. A pergunta deixou de fazer sentido.
P: Porque é que estou castigado no Mercado?
R: Existe um conjunto de regras no Mercado que caso não sejam respeitadas levam a uma penalização (Castigo). Ler SE Wiki para mais informações.

P: Porque é que não consigo trocar recursos com um amigo?
R: Não é possível trocas directas entre jogadores, só trocas com o Mercado.

Planetas / Colonização:
P: Posso colonizar em Vénus sem ter problemas com a corrosão?
R: Sim, a nave Colonizadora é imune a corrosão.

P: Nas Informações sobre os planetas está que nos planetas mais afastados os Paineis Solares não têm produção. Como faço Energia nesses planetas?
R: Construindo a Central Nuclear ou o Produtor de Energia (este só para os planetas gasosos: Júpiter, Saturno, Úrano e Neptuno).

P: Já enchi os campos da uma região, como aumento esse número?
R: Ver: http://forum.sysemp.net/index.php?topic=3000.0.

P: Como posso ver uma zona de jogo para saber onde colonizar?
R: Zonas fora do alcance dos teus Observatórios só são possíveis de ver através do Mercado. Para evitar acertar numa região já ocupada ao colonizar com Naves podes escolher a opção "Procurar regiões livres perto do local indicado" nas propriedades da missão antes de enviares a Nave Colonizadora.

P: Posso destruir a região inicial?
R: Sim.

P: A Corrosão em Vénus ocorre quando?
R: Ocorre quando qualquer tipo de missão tem como origem ou destino esse planeta, incluindo movimentos dentro do planeta.
    Ver o link: wiki para mais informações.

Outros:
P: Há varias pessoas em minha casa que querem jogar SE. Há algum problema?
R: Desde que não ataquem a mesma pessoa ou recolham os destroços um do outro não haverá problema. Trocas entre as varias contas são impedidas pelo sistema a chegada da frota ao alvo.

P: Como sei as coordenadas de outro planeta?
R: As coordenadas no jogo são dadas na forma [Planeta:Zona:Região]. O Planeta é indicado por um número de 1 a 9, sendo o 1 Mercúrio e o 9 Plutão.

P: Porque há um número limite de simulações?
R: Esse número limite existe para limitar o uso excessivo do Simulador, permitindo que o servidor funcione melhor.
    Poderás simular sem limitações em: http://se-extras.com/index.php

Ultima actualização: 28-01-2008
« Last Edit: January 31, 2008, 18:58:56 by Carapuca »

Bruno

• Game Programmer
  • Member
    • System Empires
Re: Perguntas Mais Frequentes
« Reply #1 on: October 13, 2007, 15:53:50 »
Gostei.

Só tens ai uns detalhes que mudava:
* Viaturas pode causar confusão, devias chamar veículos
* A actualização da tarde não é às 14h mas sim às 16h
* Onde tens links deves usar o [ u]link[/ u] uma vez que este fórum por defeito não mete a linha
* Nos planetas gasosos faltou-te Júpiter

De resto 5 estrelas :fine
Queres ajudar o desenvolvimento do jogo?
Apoia-nos através da aquisição de Rubits em https://www.sysemp.com.

Carapuca

• Member
    • Kongregate Flash Games
« Reply #2 on: October 13, 2007, 16:00:11 »
Corrigido / Modificado ;)

-_-dUnNo-_-

• Member
« Reply #3 on: October 13, 2007, 16:03:09 »

P: Tinha 5 slots para missões mas agora só tenho 1, porquê?
R: Existem dois tipos de slots de missões: slots para veículos e slots para naves. Os slots para veículos são fixos (5 slots), para naves depende do nível da tecnologia de Controlo Aeroespacial (1 slot inicial mais 1 por nível da tecnologia).

naves e não veículos

LinkinPark

• Member
« Reply #4 on: October 13, 2007, 16:20:24 »
Belo tutorial, vamos la ver que desculpas usam agora para por as questões ai presentes =)

dDk

• Member
  • System Empires Team
« Reply #5 on: October 13, 2007, 16:58:37 »
Eu andava para fazer isto com o Sync, mas tu deste um passo à frente!  :P

Parabéns pela iniciativa, muito bom.  ;)
Vou ajudando se for preciso, até porque "Perguntas Mais Frequentes" é o que não falta aqui... ::)

Carapuca

• Member
    • Kongregate Flash Games
« Reply #6 on: October 13, 2007, 17:26:50 »

P: Tinha 5 slots para missões mas agora só tenho 1, porquê?
R: Existem dois tipos de slots de missões: slots para veículos e slots para naves. Os slots para veículos são fixos (5 slots), para naves depende do nível da tecnologia de Controlo Aeroespacial (1 slot inicial mais 1 por nível da tecnologia).

naves e não veículos

corrigido

Eu andava para fazer isto com o Sync, mas tu deste um passo à frente!  :P

Parabéns pela iniciativa, muito bom.  ;)
Vou ajudando se for preciso, até porque "Perguntas Mais Frequentes" é o que não falta aqui... ::)

Mais questoes sao sempre bem vindas :fine

Bazofias

• Member
« Reply #7 on: October 13, 2007, 17:42:02 »
Eu andava para fazer isto ...
Cuidado. Tentar fazer de tudo um pouco acaba por ficar o trabalho sempre a meio... quem puder e souber que faça um trabalho de cada vez a fim de o poder apresentar.

Caso contrario aparece sempre um primeiro, e continuamos sempre com a mesma desculpa... que os outros se adiantaram. :D

dDk

• Member
  • System Empires Team
« Reply #8 on: October 13, 2007, 17:46:00 »
Eu andava para fazer isto ...
Cuidado. Tentar fazer de tudo um pouco acaba por ficar o trabalho sempre a meio... quem puder e souber que faça um trabalho de cada vez a fim de o poder apresentar.

Caso contrario aparece sempre um primeiro, e continuamos sempre com a mesma desculpa... que os outros se adiantaram. :D

Não é nenhuma desculpa, eu não fiz isso porque é preciso alguma paciência e pelo menos umas 2 horitas a explorar no fórum e a escrever.  ;)

sargopt

• Guest
« Reply #9 on: October 13, 2007, 19:23:31 »
P: Tenho veículos e torres no planeta, fui atacado e perdi a batalha. Porquê?
R: Neste caso foste atacado por Naves. Veículos e Naves nunca combatem entre ambos.

Perder a batalha tb pode ser devido ao facto da frota atacante ser superior ....

Carapuca

• Member
    • Kongregate Flash Games
« Reply #10 on: October 13, 2007, 19:53:48 »
P: Tenho veículos e torres no planeta, fui atacado e perdi a batalha. Porquê?

Perder a batalha tb pode ser devido ao facto da frota atacante ser superior ....

ups.. nao era aquilo o que queria por. corrigido :-[

Silver

• Game Programmer
  • Member
« Reply #11 on: October 13, 2007, 20:51:59 »
Bom trabalho e grande paciência ;) :fine

Um pequeno reparo:
P: Porque é que não consigo trocar recursos com um amigo?
R: Só é possível a troca de recursos através do Mercado.

Para quem já sabe pode parecer óbvio, mas para quem faz esta pergunta pode dar-se alguma confusão. Pois ao ler a resposta pode pensar que para trocar economia com um amigo tem de o fazer através do mercado. Penso que a resposta devia dizer: "Não é possível trocas de recursos entre jogadores, só existe troca de recursos com o Mercado." Algo assim ;)

Acho que assim qualquer um percebe, mesmo sem estar dentro do assunto :$
« Last Edit: October 13, 2007, 20:55:13 by Silver »

Breaker

• Member
« Reply #12 on: October 14, 2007, 01:01:33 »
Hmm....pelo que li não está nenhuma pergunta em relação ao "*" que se vê quando enviamos um ataque/transporte ....

Pergunta: O que significa o * na vista geral quando está uma frota em movimento?
Resposta: Significa que a frota está a regressar.

É uma coisa muito básica mas serve para completar o FAQ!

Se está algo sobre isso peço desculpa mas não encontrei!  :fine

Carapuca

• Member
    • Kongregate Flash Games
« Reply #13 on: October 14, 2007, 01:09:24 »
Hmm....pelo que li não está nenhuma pergunta em relação ao "*" que se vê quando enviamos um ataque/transporte ....

Pergunta: O que significa o * na vista geral quando está uma frota em movimento?
Resposta: Significa que a frota está a regressar.

Nao pôs essa pergunta porque esta na ajuda bem explicado. Essa é uma das perguntas em que a resposta esta bem a vista.

Para quem já sabe pode parecer óbvio, mas para quem faz esta pergunta pode dar-se alguma confusão. Pois ao ler a resposta pode pensar que para trocar economia com um amigo tem de o fazer através do mercado. Penso que a resposta devia dizer: "Não é possível trocas de recursos entre jogadores, só existe troca de recursos com o Mercado." Algo assim ;)

modificado :fine

Carapuca

• Member
    • Kongregate Flash Games
« Reply #14 on: October 14, 2007, 12:45:13 »
Adicionado e questoes sobre hangar oficina e armamento.