As vantagens que existem são as seguintes:
- mais depressa fazes 2 veículos de colonização do que 1 nave de colonização;
- as colónias na Terra demoram 2h a ficar prontas, enquando que qualquer outro planeta é mais do que 12h;
- com 3 colónias na Terra, tens potencialmente 3x a produção do que se tivesses apenas uma e teres que esperar até poder sair da Terra.
No entanto as desvantagens são mesmo as seguintes:
- com 100 campos, dentro de relativamente pouco tempo de jogo, ocupas tudo (estimo cerca de 1 mês de jogo);
- quando já tiveres todas as colónias possíveis no jogo, para evoluires ainda mais depressa, quase de certeza que irás precisar de abandonar progressivamente as 3 colónias na Terra, podendo isso causar uma perda significativa de pontos.
Portanto, a minha opinião é: vale a pena fazeres mais colónias na Terra, se tencionares ficar cá durante um bom bocado (o suficiente para as 3 colónias produzirem mais economia do que os pontos que irás perder quando as abandonares!)
PS: Podes nem optar por evoluir as colónias na Terra completamente, mas eu sinceramente, acho que evoluis mais depressa com 3 colónias feitas já, mesmo destinadas a desaparecer futuramente!