Bom,
aqui vão as minhas opiniões.
1) Produções
Boas...demasiado boas. Acho que tornam, mesmo no âmbito de uma estratégia combinada, obsoleto ser-se crasher (não farmer, claro). Um indicador disso talvez seja o facto do detentor de alguns tops oficiais de D não estar posicionado no top 25. Por outro lado compreendo, pois para podermos utilizar as novas funcionalidades num jogo mais curto seriam necessárias produções aceleradas.
2) Tecnos
Ainda não tive oportunidade de evoluir de forma significativa as novas tecnologias (Portal e Carga).
3) Caracteristicas planetas
a) Hyperion: É Vénus, sem grandes diferenças, mas gosto das suas carateríticas únicas.
b) Stygia: Boas produções, boas frotas, bem dimensionado. Este sim, teria capacidade para, num jogo mais longo, retirar os jogadores mais séniores do planeta original e tornar-se a nova Terra, evitando assim que muitos optassem por ficar na Terra, aproveitando-se das debilidades de alguns jogadores mais júniores.
c) Cronus: Acho fundamental a presença num gasoso. Tem talvez mais vantagens que Tethys, mas mais probabilidade de Cometa.
d) Namek: De momento acho que está sub-explorado. Talvez muitos jogadores o achassem demasiado longíquo num jogo mais curto.
4) Civilizações: Talvez um pouco mais de vantagens para as civilizações ofensivas não fosse descabido. Mas também acho que num jogo mais longo, não ter titãs poderá ser um handicap importante.
6) Cometas: Sem dúvida que vêm mexer muito com o jogo e obrigar a repensar algumas estratégias.
7) ADC: Até agora houve pequenas escaramuças, no futuro espero grandes embates, principalmente em Stygia.
10) Nave mãe: Uma nave configurável à vontade do freguês...o que se pode pedir mais? 5 estrelas

11) Sensor: Ainda é cedo para me pronunciar. Poderá a vir a ser importante em Stygia
Cpts