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Geral => Assembleia Pública => Topic started by: Bruno on May 24, 2021, 12:39:55

Title: Ponto de Situação
Post by: Bruno on May 24, 2021, 12:39:55
Infelizmente a minha disponibilidade (e das outras pessoas envolvidas) não tem sido grande no decorrer destes últimos meses.
O Evolution tem tido algumas evoluções (imagem dos Painéis Solares, melhorias no PIN e melhorias na gestão de Pandora) mas insuficientes para causarem impacto em termos de jogo.

Assim sendo sabemos que novas versões do Extreme estão em cima da mesa e portanto gostava de dedicar 1 semana ao mesmo.
Durante essa semana quero ajustar algumas coisas de aspecto (melhorias e reutilização de imagens/icons do Evolution) e também pequenas sugestões que tenham (como por exemplo a do mercado).

Dito isto, utilizem a secção de sugestões se tiverem pequenas ideias que considerem que trazem valor. :)
Title: Re: Ponto de Situação
Post by: RMontas on May 24, 2021, 14:24:25
Alem da sugestão de mercado que temos falado nos últimos dias gostava de ver uma edição do extreme em que temos novamente o sistema solar completo e mais regioes por jogador. Gostei muito deste detalhe quando joguei as primeiras betas em 2006.

Eu compreendo que o numero de planetas foi reduzido pela questão do numero de jogadores. Aumentar o numero de planetas vai espalhar mais o pessoal.

Para combater esta questão sugeria que todos os planetas fossem bastante pequenos. Tipo tethys na edição anterior em que apenas havia 3x3 zonas e 4x4 regioes cada (total 144).

Neste momento temos cerca de 30/35 jogadores ativos. Vamos assumir que conseguiríamos 50 jogadores ativos durante toda a edição. Se cada jogador tiver acesso a 11 regioes (penso que era assim em 2006) entao precisamos de 550 regioes espalhadas por 8 planetas. Se por exemplo os planetas mais pequenos tiverem 3x3 zonas/4x4 regioes (Merc, Venus, Terra, Marte) e os maiores 4x4 zonas /4x4 regioes (Jup, Saturno, Urano, Neptuno) temos um total de 576 + 1024 = 1600 regioes. Ou seja uma margem de 3x para bots ou overhead de jogadores em determinados planetas.

Isto permite também uma maior flexibilidade na escolha dos rácios de cada recurso por planeta, pois existem mais planetas, o que cria a possibilidade de novas estratégias por parte da comunidade. Por exemplo entre os gigantes gasosos haver planetas com alta produção de hidro (4x), alta produção de zion (4x), ou uma boa produção de ambas (3x/3x). Um planeta com bonus na produção de zion e nanite mas baixa produção de tudo o resto.

Seria interessante também ver mais ataques inter-planeta numa fase mais late game da mesma forma que acontece em venus. 
Title: Re: Ponto de Situação
Post by: fish on May 24, 2021, 21:24:11
Montas, referes algumas coisas muito interessantes. Mas vamos por partes.

Todos os planetas e 11 regiões,  não será demais? Havia planetas que não valia a pena ter, neptuno e urano, por exemplo, não valiam a pena ter lá colonia, compensava mais ter em plutão e em Jupiter. Por isso se calhar colocar os 9 não seria o ideal, se calhar 6 no máximo 7 pois a certa altura os rácios não vão criar diferenças entre os planetas para se optar a malta iria se espalhar mais para estar sossegado do que para aproveitar os rácios.. Claro que o tamanho de cada um dos planetas tem de ser mais ou menos como dizes.
Depois temos o problema da distancia entre planetas, como estava antigamente era complicado fazer uma viagem da terra para plutão sem demorar um enormidade de tempo, lembrem-se que as edições antigas demoravam muitos meses, chegaram a demorar mais de 1 ano e por isso a evolução das tecs de motores era bastante maior que o que temos hoje com edições de 4 ou 5 meses. Assim sendo, a distancia entre os planetas teria de ser menor que aquilo que existe hoje. Daqui vem o problema que referes da falta de ataques entre planetas, não são feitos porque demora demasiado tempo (motores baixos e tec hiperespaço tb).

Em resumo, sou a favor do aumento do numero de planetas e de regiões, mas só se as distancias forem mais curtas, pois as que havia nos Origens ou no First Match são enormes.
Title: Re: Ponto de Situação
Post by: THEMAN on May 25, 2021, 00:13:53
Por mim metia o jogo mais dinâmico.

2x mais produção
2x aceleração nas construções, pesquisas e hangares
2x na velocidade das naves

Juntando à sugestão do Montas sobre o Mercado, todas as estratégias de jogo sairiam beneficiadas. :fine
Title: Re: Ponto de Situação
Post by: Thor on May 25, 2021, 00:50:49
Por mim metia o jogo mais dinâmico.

2x mais produção
2x aceleração nas construções, pesquisas e hangares
2x na velocidade das naves

Juntando à sugestão do Montas sobre o Mercado, todas as estratégias de jogo sairiam beneficiadas. :fine
:fine Boa sugestão, além do Mercado
Title: Re: Ponto de Situação
Post by: fish on May 25, 2021, 08:40:43
Por mim metia o jogo mais dinâmico.

2x mais produção
2x aceleração nas construções, pesquisas e hangares
2x na velocidade das naves

Juntando à sugestão do Montas sobre o Mercado, todas as estratégias de jogo sairiam beneficiadas. :fine

Não concordo com a velocidade das naves, lembrem-se que no meio de nós que jogamos isto também há malta que não tem muito tempo para jogar e por isso vem cá poucas vezes por dia, se juntarmos a maior produção e a velocidade mais elevada vamos ter farms muito mais frequentes a esses jogadores e vamos ter mais desistências. Estes aumentos todos em conjunto apenas beneficiam quem passa muito tempo no jogo, temos e devemos pensar em todos.
Alterações de mercado, se for algo que se introduza logo no inicio, não tenho nada a opor, já se for para implementar a meio, sou frontalmente contra.
Title: Re: Ponto de Situação
Post by: THEMAN on May 25, 2021, 08:47:22
Por mim metia o jogo mais dinâmico.

2x mais produção
2x aceleração nas construções, pesquisas e hangares
2x na velocidade das naves

Juntando à sugestão do Montas sobre o Mercado, todas as estratégias de jogo sairiam beneficiadas. :fine

Não concordo com a velocidade das naves, lembrem-se que no meio de nós que jogamos isto também há malta que não tem muito tempo para jogar e por isso vem cá poucas vezes por dia, se juntarmos a maior produção e a velocidade mais elevada vamos ter farms muito mais frequentes a esses jogadores e vamos ter mais desistências. Estes aumentos todos em conjunto apenas beneficiam quem passa muito tempo no jogo, temos e devemos pensar em todos.
Alterações de mercado, se for algo que se introduza logo no inicio, não tenho nada a opor, já se for para implementar a meio, sou frontalmente contra.

Penso que o tópico se refere a próximas edições por isso são alterações de raiz :P

Com o aumento das produções vem também o aumento dos bunkers. O objetivo é aumentar o número de crashes entre jogadores e não os farms das produções ou os farms a bots...

Até acho que com estas alterações se podia acabar com os bots ou reduzi-los a um nr mais baixo
Title: Re: Ponto de Situação
Post by: RMontas on May 25, 2021, 10:31:28
Montas, referes algumas coisas muito interessantes. Mas vamos por partes.

Todos os planetas e 11 regiões,  não será demais? Havia planetas que não valia a pena ter, neptuno e urano, por exemplo, não valiam a pena ter lá colonia, compensava mais ter em plutão e em Jupiter. Por isso se calhar colocar os 9 não seria o ideal, se calhar 6 no máximo 7 pois a certa altura os rácios não vão criar diferenças entre os planetas para se optar a malta iria se espalhar mais para estar sossegado do que para aproveitar os rácios.. Claro que o tamanho de cada um dos planetas tem de ser mais ou menos como dizes.
Depois temos o problema da distancia entre planetas, como estava antigamente era complicado fazer uma viagem da terra para plutão sem demorar um enormidade de tempo, lembrem-se que as edições antigas demoravam muitos meses, chegaram a demorar mais de 1 ano e por isso a evolução das tecs de motores era bastante maior que o que temos hoje com edições de 4 ou 5 meses. Assim sendo, a distancia entre os planetas teria de ser menor que aquilo que existe hoje. Daqui vem o problema que referes da falta de ataques entre planetas, não são feitos porque demora demasiado tempo (motores baixos e tec hiperespaço tb).

Em resumo, sou a favor do aumento do numero de planetas e de regiões, mas só se as distancias forem mais curtas, pois as que havia nos Origens ou no First Match são enormes.

Dai mudar os rácios dos planetas de uma forma mais extrema para que cada planeta tenha uma vantagem clara. Por exemplo:
(planetas pequenos - vantagens a nível de Metal e Diamante)
M - 2.5 / 0.8 / 1.0 / 1.0 / 1.0 (+ metal)
V - 0.8 / 2.5 / 0.8 / 0.8 / 1.0 (+ diamante)
T - 1.0 / 1.0 / 1.0 / 1.0 / 1.0 (Referencia)
M - 1.8 / 1.8 / 0.8 / 1.2 / 1.0 (híbrido metal/diamante)
(planetas grandes - vantagens a nivel de Hidro e Zion e Nanites)
J - 0.6 / 0.6 / 4.0 / 1.5 / 1.0 (+ hidro)
S - 0.6 / 0.6 / 1.5 / 4.0 / 1.0 (+ zion)
U - 0.8 / 0.8 / 2.8 / 2.8 / 1.0 (híbrido hidro/zion)
N - 0.4 / 0.4 / 2.0 / 2.0 / 4.0 (+ nanite)

Tendo acesso a 11+ colónias ha muita margem para otimizar determinados estratégias com estes rácios.

Relativamente a distancia entre planetas eu reduzia a distancia de forma a que chegamos a hiper 2/3 (mid game) conseguimos ter ataques com naves de fusao entre os planetas mais próximos em menos de 2h. Por exemplo de momento com hiper a 4 consigo atacar de Merc-Venus (distancia=38.000.000 km) em 4h30m para cada lado.

@Bruno se ajudar de alguma forma posso tentar calcular a distancia para chegar a este target - hiper 2 -> menos de 2h de viagem para cada lado entre planetas os planetas mais próximos.

Por mim metia o jogo mais dinâmico.

2x mais produção
2x aceleração nas construções, pesquisas e hangares
2x na velocidade das naves

Juntando à sugestão do Montas sobre o Mercado, todas as estratégias de jogo sairiam beneficiadas. :fine

Não concordo com a velocidade das naves, lembrem-se que no meio de nós que jogamos isto também há malta que não tem muito tempo para jogar e por isso vem cá poucas vezes por dia, se juntarmos a maior produção e a velocidade mais elevada vamos ter farms muito mais frequentes a esses jogadores e vamos ter mais desistências. Estes aumentos todos em conjunto apenas beneficiam quem passa muito tempo no jogo, temos e devemos pensar em todos.
Alterações de mercado, se for algo que se introduza logo no inicio, não tenho nada a opor, já se for para implementar a meio, sou frontalmente contra.

Penso que o tópico se refere a próximas edições por isso são alterações de raiz :P

Com o aumento das produções vem também o aumento dos bunkers. O objetivo é aumentar o número de crashes entre jogadores e não os farms das produções ou os farms a bots...

Até acho que com estas alterações se podia acabar com os bots ou reduzi-los a um nr mais baixo

Eu sou a favor de remover os bots também para incentivar ataques entre jogadores. Se a isto se juntar a minha sugestão de planetas mais pequenos (menos regioes e zonas) entao minimizamos as distancias entre jogadores e maximizamos a possibilidade de ataques. Poderá nem ser necessário aumentar a velocidade visto que os planetas sao mais pequenos.

@Fish Para resolver a questão dos esquecimentos sugiro que se mantenha os tempos de aquecimento dos motores que estao impostos.
Title: Re: Ponto de Situação
Post by: fish on May 25, 2021, 12:17:57
A remoção dos BOT é um assunto que é recorrente. Todos se esquecem do motivo da sua criação.
Deixem lá estar os BOT, eles já foram ajustados para esta edição e alguns deles já não se consegue entrar na defesa que têm e sair com lucro decente.
A remoção dos BOT apenas vai fazer com que os ataques sejam menos frequentes, pois a malta que não tem muito tempo vai passar a fazer fleets sempre e as únicas alturas de possível esquecimento é quando as naves regressam, agora há malta (mesmo os que têm pouco tempo) que ataca os BOT e tem a frota parada e com isso aumentam as possibilidades de esquecimento e a oportunidade para serem atacados.
Title: Re: Ponto de Situação
Post by: RMontas on May 25, 2021, 13:43:51
A remoção dos BOT é um assunto que é recorrente. Todos se esquecem do motivo da sua criação.
Deixem lá estar os BOT, eles já foram ajustados para esta edição e alguns deles já não se consegue entrar na defesa que têm e sair com lucro decente.
A remoção dos BOT apenas vai fazer com que os ataques sejam menos frequentes, pois a malta que não tem muito tempo vai passar a fazer fleets sempre e as únicas alturas de possível esquecimento é quando as naves regressam, agora há malta (mesmo os que têm pouco tempo) que ataca os BOT e tem a frota parada e com isso aumentam as possibilidades de esquecimento e a oportunidade para serem atacados.

Nao tenho uma opinião muito forte em relação a este assunto. Acho que mesmo com mais planetas mas bastante mais pequenos como sugeri, com ou sem bots, o jogo ficaria melhor tendo em conta o numero de jogadores que temos. 
Title: Re: Ponto de Situação
Post by: Delete me on May 25, 2021, 15:01:08
O evolution agradou-me especialmente por causa da maior velocidade.

A velocidade "normal" do sysemp é uma grande seca. Mas isto é só a minha opinião. :D
Title: Re: Ponto de Situação
Post by: JuanMichell on May 25, 2021, 17:42:04
O evolution agradou-me especialmente por causa da maior velocidade.

A velocidade "normal" do sysemp é uma grande seca. Mas isto é só a minha opinião. :D

Idem here.. a esta velocidade vale mais ir a bots..
Title: Re: Ponto de Situação
Post by: fish on May 25, 2021, 18:10:15
O evolution agradou-me especialmente por causa da maior velocidade.

A velocidade "normal" do sysemp é uma grande seca. Mas isto é só a minha opinião. :D

Idem here.. a esta velocidade vale mais ir a bots..

 :th :th  Não eras tu que dizias que o Extreme é que era bom e que o Evolution era uma seca?   :beer

Mas sendo sério  8)  são jogos diferentes e que requerem estratégias diferentes. Pelo que percebi o Evolution ainda necessita de ajustes, por isso o mais provável é termos nova versão do Extreme, o que não me desagrada, em especial se algumas das ideias aqui debatidas poderem ser implementadas.
Title: Re: Ponto de Situação
Post by: Mr bean on May 25, 2021, 19:01:16
Tb sou a favor de mais velocidade e menos bots, pois no evolution foi bastante porreiro, penso que todos gostámos

Seria possível criar um planeta onde os tempos de todas as viagens, com exceção do fleetsave, seriam apanhados pelo sensor?  :-[

Title: Re: Ponto de Situação
Post by: JuanMichell on May 25, 2021, 21:43:30

 :th :th  Não eras tu que dizias que o Extreme é que era bom e que o Evolution era uma seca?   :beer

Mas sendo sério  8)  são jogos diferentes e que requerem estratégias diferentes. Pelo que percebi o Evolution ainda necessita de ajustes, por isso o mais provável é termos nova versão do Extreme, o que não me desagrada, em especial se algumas das ideias aqui debatidas poderem ser implementadas.

Referia-me apenas à velocidade de aquecimento dos motores, e só.
Mas tu que não viesses fazer quote....
Title: Re: Ponto de Situação
Post by: JuanMichell on May 25, 2021, 21:44:20
Tb sou a favor de mais velocidade e menos bots, pois no evolution foi bastante porreiro, penso que todos gostámos

Seria possível criar um planeta onde os tempos de todas as viagens, com exceção do fleetsave, seriam apanhados pelo sensor?  :-[

Nem todos... Alguns desistiram do jogo  :-D :-D :-D
Title: Re: Ponto de Situação
Post by: fish on May 25, 2021, 22:05:55

 :th :th  Não eras tu que dizias que o Extreme é que era bom e que o Evolution era uma seca?   :beer

Mas sendo sério  8)  são jogos diferentes e que requerem estratégias diferentes. Pelo que percebi o Evolution ainda necessita de ajustes, por isso o mais provável é termos nova versão do Extreme, o que não me desagrada, em especial se algumas das ideias aqui debatidas poderem ser implementadas.

Referia-me apenas à velocidade de aquecimento dos motores, e só.
Mas tu que não viesses fazer quote....

Tens de ser mais explicito, pareceu que estavas a fazer de calimero. Eu não gosto muito dessa ideia de subir as velocidades, sou mais do género "old fashion" naves lentas QB (como nesta edição) assim a emoção de estar à espera do ataque bater e a ver se o adversário se liga é mais intensa  :)  ataques em "fast mode" é coisa demasiado rápida, é tipo coelho  :bad
Title: Re: Ponto de Situação
Post by: Magnus Man on May 25, 2021, 22:26:07

 :th :th  Não eras tu que dizias que o Extreme é que era bom e que o Evolution era uma seca?   :beer

Mas sendo sério  8)  são jogos diferentes e que requerem estratégias diferentes. Pelo que percebi o Evolution ainda necessita de ajustes, por isso o mais provável é termos nova versão do Extreme, o que não me desagrada, em especial se algumas das ideias aqui debatidas poderem ser implementadas.

Referia-me apenas à velocidade de aquecimento dos motores, e só.
Mas tu que não viesses fazer quote....

Tens de ser mais explicito, pareceu que estavas a fazer de calimero. Eu não gosto muito dessa ideia de subir as velocidades, sou mais do género "old fashion" naves lentas QB (como nesta edição) assim a emoção de estar à espera do ataque bater e a ver se o adversário se liga é mais intensa  :)  ataques em "fast mode" é coisa demasiado rápida, é tipo coelho  :bad

Não façamos disto um chat. Isto é um tópico de SUGESTÕES e não um chat, para andarem a trocar quotes. Sejam construtivos, diretos e concisos nas sugestões.
Title: Re: Ponto de Situação
Post by: Bruno on May 26, 2021, 12:00:16
O número de planetas, dimensão dos mesmos, número de regiões por jogador são tudo coisas configuráveis e fáceis de fazer.

Relativamente a BOTs já foram discutidos no passado e parece-me que a actual solução é equilibrada, se discordam criem um tópico novo.

Relativamente a velocidades de naves, repito a mesma informação de sempre:
- Se estamos a falar de características de naves: sim, podemos mudar.
- Se estamos a falar do tempo de arranque: não, existiram diversas razões no código para ser 30 minutos (que eu já não me recordo de quais) e alterar esse valor pode introduzir diversos problemas no decorrer da edição.

O tempo de programação disponível não é suficiente para introduzir variantes de velocidade por planetas.

Quanto aos recursos / produções... já temos uma aceleração de 2.8x, ainda querem mais?
Qualquer dia têm tudo ao final de 1 mês... podemos ir a votações se acham que devia ser subido.

Por fim, se o maior problema é a tecnologia de hiperespaço podemos simplesmente ajustar o preço ou o bónus dela ;)
Title: Re: Ponto de Situação
Post by: RMontas on May 26, 2021, 15:18:16
O número de planetas, dimensão dos mesmos, número de regiões por jogador são tudo coisas configuráveis e fáceis de fazer.

Relativamente a BOTs já foram discutidos no passado e parece-me que a actual solução é equilibrada, se discordam criem um tópico novo.

Relativamente a velocidades de naves, repito a mesma informação de sempre:
- Se estamos a falar de características de naves: sim, podemos mudar.
- Se estamos a falar do tempo de arranque: não, existiram diversas razões no código para ser 30 minutos (que eu já não me recordo de quais) e alterar esse valor pode introduzir diversos problemas no decorrer da edição.

O tempo de programação disponível não é suficiente para introduzir variantes de velocidade por planetas.

Quanto aos recursos / produções... já temos uma aceleração de 2.8x, ainda querem mais?
Qualquer dia têm tudo ao final de 1 mês... podemos ir a votações se acham que devia ser subido.

Por fim, se o maior problema é a tecnologia de hiperespaço podemos simplesmente ajustar o preço ou o bónus dela ;)

Concordo com o que é aqui referido.

Relativamente a acelerar o jogo acho que se mexermos nos rácios como referi já vamos ter um Boost em determinados planetas.

Se hiperespaço tiver um Boost de 3x devemos ter acesso a mais ataques entre planetas. Bem mais fácil que alterar distâncias e afins.