Não desfazendo em nada do que foi dito nos posts anteriores que estão óptimos

, gostava de abordar algumas coisas que parece ter ficado esquecidas. Não são propriamente tácticas mas sim conceitos. Um jogador que não saiba defender-se está destinado a marcar passo e a não sair do mesmo lugar, por norma acaba por desistir e ficar inactivo, portanto a primeira coisa que um novo jogador deve fazer é estabelecer a sua estratégia defensiva e, na medida que for necessário, corrigi-la quando se verificar que falhou. Os conceitos que apresento de seguida são as "bengalas" que me ajudam a estabelecer a defesa, valem... o que valem!
1º e mais importante: SABER GERIR O TEMPO
Um jogo de estratégia não tem vencedores, joga-se no tempo! Não há pressas! Saber adaptar as estratégias de evolução ao tempo que dispomos é a nossa única defesa!
2º A MELHOR DEFESA é coisa que não existe!
Sempre que somos atacados a defesa falhou. Não é mérito do adversário mas sim erro nosso, por isso temos de analisar o que está mal e alterar a estratégia. A coisa mais idiota que se pode fazer é insultar ou ameaçar os adversários que nos espiam e atacam.
3º Todos os LOBOS MAUS são comestíveis, mas cuidado! Todos têm presas...
Tal como não há adversários fora do nosso alcance (é tudo uma questão de oportunidade) mesmo o adversário mais fraco pode causar sérios danos, portanto... "um olho no burro, outro no cigano" como diz o ditado popular!
e por último, e o que mais me ajuda
4º A imagem mental: O CÃO E O GATO!
Certamente que já todos viram um cão perseguindo um gato que, ágil, corre até conseguir subir ao ramo de uma árvore. Depois, como se nada tivesse acontecido, fica abanando a cauda e com desprezo olha o cão que lá em baixo espuma, ladra e salta... mas nunca o consegue alcançar.
Assim tem de ser o nosso jogo: Estar sempre fora do alcance dos adversários.
Espero que estes simples conceitos ajudem de alguma maneira. A forma de os aplicar ao jogo está no engenho de cada um
