Eu tenho sérias dúvidas aonde este tópico deveria-se enquadrar mas arrisco nesta secção, se estiver enganado peço que movam!
Muito bem eu penso que o código do observatório esteja mal, caso contrário será o primeiro problema que vejo a nivel de realismo do jogo!

No meu caso, eu tenho uma colónia em Mercúrio, que vamos supor esteja na zona 8, acabei de pôr recentemente o observatório a nivel 5 e o resultado surpreendeu-me pois fiquei lesionado na localização da colónia, o que acontece é que consigo ver todas as zonas de 1 a 20 mais as zonas 27, 28 e 29! Se ainda não viram o problema vou ser mais directo, "Eu não consigo ver as zonas 41 a 50 mais as zonas 47, 48 e 49!"
Um planeta pode não ser uma esfera perfeita (toda a esfera é perfeita, pronto um sólido redondo não perfeito), a utilidade do mapa é a planificação das zonas do respectivo planeta para saber a localização de alvos, aliados ou por outros motivos entre ambos, para não falar no futuro Sensor e as cadeias entre zonas adjacentes controladas pela mesma aliança, mas voltando ao planeta, não seria lógico que sendo ele "redondo" se estivesse num extremo do mapa ou sequer na primeira/última coluna/linha eu deveria saber quem está na ultima/primeira linha/coluna do planeta?
O Bruno deu o exemplo de um observatório a nivel 8 aquando na criação do tópico referente ao Sensor, concordo pois consegui atingir o observatório nivel 5 com restos de recursos, mas esmo assim, ter um grande alcanse como um observatório nivel 8 limita-se nos alvos pelo menos num dos lados (cima, baixo, esquerda e direita) olhando para o mapa como orientação!
É bug ou é intencional?