Boas,
a minha duvida nao tem propriamente uma resposta única nem sequer é bem uma dúvida... é mais um desconhecimento do funcionamento geral do jogo no que diz respeito ao tipo de armamento e escudos presentes nas naves... o meu problema é que não percebo como é que se relacionam e quais as causas/efeitos de atacar com naves de cada tipo, qual a diferença entre os "escudos" e a "blindagem", o que quer dizer "contra-unidade", dúvidas como por exemplo se posso atacar com uma nave com laser uma nave com plasma ou gauss ou lá o que é...
É que sou extremamente novato nisto, jogo há menos de uma semana, e estou agora a começar a contruir uma frotazita de naves, mas não sei muito bem interpretar o quadro das unidades que está no
SE-Extras (link), por exemplo...
Resumindo... fazendo o meu papel de
n00b com vontade de aprender, nenhum dos Srs. Experientes e com vontade de ensinar quer fazer um Tutorial a explicar este tipo de informação?

Eu sei... é pedir a papinha toda feita, mas já tive a tentar perceber aquilo e é-me realmente confuso, daí pedir o tal Tutorial, como já há aqui uns tão jeitosinhos...

Cumprimentos e obrigado...