Tinha ideia de já ter visto a resposta a esta mesma questão, fui procurar, e descobri que foste o autor da pergunta, e que desde então o Extreme não sofreu mudanças, portanto a resposta manter-se-à.
Boas,
A fórmula não é nada fácil... aqui fica:
1. A nave só recebe XP se não fugiu, não morreu e houve destruição de naves do oponente.
2. Faz-se % de danos no oponente sobre a % de pontos de armamento + hangar do defensor (portanto, determina-se que percentagem destruíste do total que ele tinha) e aplica-se a seguinte fórmula:
- <10% -> 0p
- <15% -> 4p
- <25% -> 8p
- <33% -> 12p
- <50% -> 16p
- <75% -> 20p
- <90% -> 24p
- >= 90% -> 30p
3. Se sofri danos na minha nave mãe:
- >50% -> 6p
- >30% -> 4p
- >10% -> 2p
4. Se ataque conjunto: pontos x 2
5. Pontos de XP actuais x (pontosDosOponentes / pontosNossos)
6. Limita os pontos a um máximo de 50
7. Se módulo de xp: pontos x 2
8. Se oponente perdeu nave mae: adicionar xp da nave mãe destruída (se foi algo conjunto, é a dividir pelos intervenientes)
É só isto 
Por outro lado, encontrei outro topico mais antigo ainda a respeito do reload:
https://forum.sysemp.com/index.php?topic=37155Neste topico indica: "A fórmula para os pontos de experiência foi re-estruturada e os pontos ganhos aparecem no relatório de ataque."
Deste modo, questiono, qual a possibilidade de replicar esta mesma "situação" no extreme? é complicado?
Creio que o que faça sentido neste momento para desmistificar e clarear a resposta a este "assunto" que tanto se repete, será o Bruno revelar, qual a formula para o calculo e obtenção de experiencia na NM.