Author Topic: Regras de sitting, partilhas e multicontas  (Read 2509 times)

Icaro

• Member
Regras de sitting, partilhas e multicontas
« on: October 31, 2008, 14:12:38 »
Parece que existe alguma confusão sobre estes assuntos, espero que isto esclareça, uma vez mais peço à admin que  corrija alguma má intrepertação da minha parte.

Dúvidas em relação às regras ou propostas de alteração às mesmas devem ser colocadas no local apropriado.

excerto das regras:

3. Contas
(...)
Cada jogador pode ter apenas uma conta.
(...)
Cada conta pode apenas ter um dono, devendo esse ser o único jogador a utilizá-la.
(...)

Excepções notórias a estes casos são as contas para administração de recrutas e o "sitting" de contas, explicados mais abaixo.
(...)
Todas as contas devem ser validadas através de email.
E-mails temporários (e serviços que os forneçam) não são permitidos, podendo levar ao ban permanente.
(...)

3.1 Administração de Recrutas
É permitido a um jogador ter uma segunda conta, apenas no caso de ela ser destinada a administrar uma aliança de recruta da sua aliança "mãe".
Esta conta de administração não deverá ter mais do que 0 pontos.
(...)

3.2 Sitting
Quando o dono da conta não puder aceder à mesma devido a imprevistos, em casos de emergência pode pedir a alguém que se encarregue de cuidar da conta temporariamente.

(...)

Até lá, a quem esteja a sittar uma conta, não é permitido o seguinte:
Envio de frotas em missão atacar a outros jogadores ou recolher destroços.
Actividade na conta por um longo período de tempo (superior a 1 hora).
(...)

Por sittings excessivos entende-se:
Vários logins do(s) sitter(s) em poucos minutos (isto é, em menos de 30 minutos, mais de uma pessoa faz login);
Logins do(s) sitter(s) várias vezes por semana (isto é, mais do que 3 alturas de login por semana);
Logins do(s) sitter(s) durarem várias horas deixarem a conta (isto é, mais do que 1 hora).
Relembramos que o sitting apenas deve ser utilizado em situações de emergência.
(...)

3.3 Múltiplas contas nos mesmos IPs

É expressamente proibida qualquer interacção directa ou indirecta entre contas que partilharam o mesmo IP nos últimos 35 dias.
Estas interacções incluem ataques aos mesmos alvos de contas em partilha, geração de destroços por uma conta e recolha de outra.
No entanto existem casos de excepção:

Quando existirem mais de 5 contas associadas a um IP, um dos jogadores pode reportar o IP como sendo um local público, pedindo que este seja ignorado para efeitos de partilha.

Para reportar um IP como sendo de um local público, o jogador deve usar os mecanismos de reportar descritos no fundo desta página.
(...)
Outras situações em que as interacções ocorram muito espaçadas no tempo (mais de 15 dias após partilhas) poderão ser toleradas.

3.4 Outras considerações
É expressamente proibido o favorecimento deliberado de outras contas, seja por meio de destroços (ataques suicidas para o defensor recolher), seja por deixar-se ser atacado continuamente.

É expressamente proibido o roubo e hacking de contas, sendo cada jogador responsável pela sua conta e por tomar os devidos cuidados para a manter em segurança.

No entanto, caso um jogador considere que o seu email registado como permanente deixou de ser seguro, pode pedir à administração (via ingame ou PM no Fórum) para alterar o seu email permanente, unicamente como medida de urgência.

1) Parece-me que está bastante claro que cada jogador pode ter apenas uma conta, independentemente de haver ou não interacção entre essas contas.

2) O e-mail das contas deve ser validado, coisa que uma boa parte dos jogadores não o faz, a serem cumpridas as regras a Administração tem todo o direito de banir estas contas (embora não o tenha vindo a fazer).

3) Os sittings servem apenas para emergências, logo deverão ser exporádicos e não diários, porque mesmo que o sitter não desenvolva a conta está a activar as colónias impedindo, muitas vezes, que estas sejam atacadas.

4) As partilhas de ip poderão ser geradas pelas multicontas, contas partilhadas, passagens de contas,  sitting ou porque o jogo é acedido do mesmo local ou ainda, em certos casos, do mesmo provedor (já não falando da questão dos proxyes).

As partilhas de ip são portanto uma área cinzenta (bastante explorada pelos cheaters) em que os jogadores podem ou não estar a violar as regras. Nesse sentido, quando existe partilhas de ip por sitting ou passagens de conta os jogadores têm de ter extremo cuidado em não haver interecção entre as contas, nomeadamente de não atacarem os memos alvos. É o preço a pagar pela troca, passagem e sitting da conta.

Também já tem acontecido um ip entrar numa série de contas e depois ser reportado como público, numa tentativa de legitimar algo que é claramente uma violação às regras. Avisamos desde já que não vale a pena fazer isso porque o ip não será considerado publico apenas por essa razão.

Uma nota final para o alegado roubo de contas - Embora a administração tenha intrevido aqui e ali nestes casos, este "fenómeno" é da exclusiva responsabilidade dos donos da conta uma vez que não foi reportada nem verificada nenhuma falha de segurança no jogo. O facto da conta ser reportada como roubada não impede que sejam aplicadas sanções às mesma, caso se verifique que esta violou as regras.
« Last Edit: October 31, 2008, 14:20:30 by Icaro »

Barba Negra

• Guest
Re: Regras de sitting, partilhas e multicontas
« Reply #1 on: October 31, 2008, 14:58:16 »
Boas e em particular ao Icaro autor do tópico.

Permite-me alguma discordância em um ponto, e noutro apesar da discordância entendo perfeitamente o ponto de vista, mas explico a seguir.

Ponto 2:
2) O e-mail das contas deve ser validado, coisa que uma boa parte dos jogadores não o faz, a serem cumpridas as regras a Administração tem todo o direito de banir estas contas (embora não o tenha vindo a fazer).

Neste ponto não posso ser de acordo, pois existem muitos jogadores que não querem saber do fórum para nada, 1º porque não é de livre acesso excepto algumas secções, 2º porque não se discute nada de interesse á excepção da colocação de rc´s (isto já á um bom tempo, porque será?), 3º porque muitos jogadores jogam e não querem saber ou perder tempo com fórums.
Como tal se pretendem que um jogador tenha um email validado no fórum, ou a inscrição no jogo abre conta nos 2 lados, ou em alternativa o jogador ao increver-se no fórum abre conta também no jogo que só será activada com o seu 1º login.
Não podemos e nem devemos obrigar as pessoas a participar onde elas não querem.

Ponto 4:
4) As partilhas de ip poderão ser geradas pelas multicontas, contas partilhadas, passagens de contas,  sitting ou porque o jogo é acedido do mesmo local ou ainda, em certos casos, do mesmo provedor (já não falando da questão dos proxyes).

As partilhas de ip são portanto uma área cinzenta (bastante explorada pelos cheaters) em que os jogadores podem ou não estar a violar as regras. Nesse sentido, quando existe partilhas de ip por sitting ou passagens de conta os jogadores têm de ter extremo cuidado em não haver interecção entre as contas, nomeadamente de não atacarem os memos alvos. É o preço a pagar pela troca, passagem e sitting da conta.

Aqui nesta parte também não posso ser de acordo, pois neste momento tenho 2 partilhas de contas que nem sei de quem são, não os conheço nem nunca os vi nem mais gordos nem mais magros, e curiosamente ambas no mesmo dia.
Eu detive uma 2ª conta quando tinhamos aliança recruta, que desenvolvia também como forma de conseguir comunicar com a aliança recruta na 2 vias, uma vez que o sistema apenas permitia essa comunicação numa única via, conta essa que já foi apagada á bastante tempo porque eu a mandei apagar.
Ora neste caso, como poderei eu saber quem é que esses 2 jogadores nas minhas partilhas atacaram, se eu não os conheço e nem fazem parte da minha aliança?
Poderás dizer que impera o bom senso, mas até onde irá esse bom senso?
Quem te diz que eu estou a falar verdade?
Quem te garante de que eu estou a mentir?
São situações desagradáveis, e uma das quais me fez deixar de jogar no *****.

Acho que aqui deveria de ser colocada a pergunta á administração da seguinte forma:
Haverá forma de impedir estas situações e evitar os bans desnecessários?
Em minha opinião há, assim como há forma de impedir outras situações por exemplo os ataques partilhados com ataque de um jogador e recolha por outro com o mesmo ip, mas para isso é preciso vontade para resolver os problemas e não deixar andar para não se entrar no descalabro do *****.

Poderás notar isso muito bem por jogadores que jogam a partir do mesmo ip, por serem 2 pessoas distintas, em que facilmente aparecem ataques ao mesmo jogador em horas diferentes pelo mesmo ip e jogadores diferentes.
Há explicações para isto, por exemplo são marido e mulher e jogam em horários diferentes, logo não sabem quem o outro atacou, e não é nada prático andar a apontar os ataques para que o outro saiba, o caso de irmãos etc.

Em suma solução para isto há, se é fácil de implementar não creio que seja, mas possível é de certeza.
Para finalizar sei que impera o bom senso, mas em todo o caso esse nem sempre vem ao de cima levando a que continuem a existir a injustiças sempre que uma situação se vos depara, em que a explicação existente aos vossos olhos pode não ser convicente e o jogador estar a falar a verdade, assim como decerto que as situações de cheat serão sempre superiores a isso.

A mudança neste aspecto é urgente, uma vez que os ip´s são dinâmicos e o ip que tenho agora, pode outro jogador tê-lo 1 hora depois de mim, levando a situações caricatas, desagradáveis e a um mau estar geral.

Cumprimentos

Bruno

• Game Programmer
  • Member
    • System Empires
« Reply #2 on: October 31, 2008, 15:02:35 »
Barba Negra, o e-mail validado é o e-mail usado no jogo. Não tem nada a ver com o fórum...
O e-mail usado no jogo DEVE ser validado uma vez que qualquer contacto que a administração faça com o jogador fora do jogo é para esse e-mail.

Quanto à partilha de IP's acho que o Icaro explicou bem a situação, situações onde é nítido que foi puro acaso a partilha de IP não são consideradas. (e sim, são facilmente identificáveis)
Queres ajudar o desenvolvimento do jogo?
Apoia-nos através da aquisição de Rubits em https://www.sysemp.com.

Barba Negra

• Guest
« Reply #3 on: October 31, 2008, 18:58:19 »
Bruno nesse caso dos emails é um bocado mais complicado, visto que qualquer pessoa pode abrir contas de email sem fim em qualquer sítio além de que muitos deles são temporários e servem única e exclusivamente para abrir uma conta aqui ou ali em que só se acede uma vez para confirmar a inscrição e depois nunca mais se lá põe os pés.

Tudo isto acontece por causa do spam que posteriormente se recebe á conta do fornecimento de dados a terceiros para fins publicitários e que a maioria não quer receber na sua conta de email principal.

Mas julgo que quanto a isto não haverá volta a dar, a não ser que o jogo por exemplo apenas admita jogadores por exemplo com contas de gmail ou outras fiáveis, e mesmo assim irá continuar a situação porque quem não acede ao email depressa esquece o login.

Isso está na consciência de cada jogador o manter o email actualizado, pelo que qualquer problema que exista por via de um email desactualizado, não pode e nem deve a administração ser responsabilizada por qualquer engano ou erro de um ban mal dado ou de um ban ainda que bem dado mas com resolução, não poder ter sido resolvido em tempo útil levando á posterior extinção da conta no jogo.

Sync

• Member
« Reply #4 on: October 31, 2008, 21:49:31 »
Quero começar por dizer q para mim o sitting é batota ...... está nas regras, mas continuo a achar q é batota.

Após este ponto prévio....
O ppl n cumpre as regras e dps admira-se dos Bans.
Há ... e tal..... fizemos uma troca de contas.............. mas aproveitamos e atacamos o mesmo jogador e ainda partilhamos os destroços....... e dps como ele n estava eu fui lá fazer um sitting, mas como ele demorava fiz um farm à colónia ao lado e voltei à minha conta para recolher.....

......... mas n fizemos nada de errado, é tudo perfeitamente explicável......

Agora a sério.....
O sitting foi permitido para situações de emergência, e pedir a alguém para fazer sitting só pq quero ir ao café e n tou para estar à espera q a frota chegue....... ou pq estou a atacar e n tenho cargos suficientes por isso vou utilizar os da outra conta.......

......casos excepcionais, o q é q desta parte n percebem??????

Quanto a ppl q joga a partir da mesma casa.
Dividam as zonas. 1 ataca numa e outro ataca noutra zona diferente, colonizem o + afastado possível ( até pode ser no mesmo planeta, mas em pontos opostos). Assim evitam os mesmos alvos. E n passem alvos entre vocês..... é algo comum nas alianças, mas se estão a jogar do mesmo IP já sabem q n podem atacar o mesmo alvo.....passem-o à vossa aliança.

E n me parece q a Admin dê bans de animo leve..... acho até só os dão pq a coisa é de tal maneira obvia q n dá para ignorar.....dá-se a mão mas continuam a querer o braço......

KUKA

• Member
« Reply #5 on: October 31, 2008, 22:00:53 »
Quero começar por dizer q para mim o sitting é batota ...... está nas regras, mas continuo a achar q é batota.

Eu isto... tenho de concordar. Já fiz sitting a muita gente por ser admin da aliança, mas provou-se ser uma má prática.
Deveria ser excluído das regras, PRINCIPALMENTE porque, a meu ver, pouca gente entende a diferença entre sitting e partilha.

Eu não entendia, mas preocupei-me e passei a entender.

5 *'s a este tópico pois parece que há muita gente que insiste em cair no mesmo erro.  ;)

E n me parece q a Admin dê bans de animo leve..... acho até só os dão pq a coisa é de tal maneira obvia q n dá para ignorar.....dá-se a mão mas continuam a querer o braço......

Acho esta das melhores afirmações que jamais ouvi neste fórum, sobre a administração. Acho que todos aprendemos com os constantes erros que havia no outro jogo (que penso que todos jogamos... ou quase). Sobre este assunto, dou os meus (sinceros) parabéns!
« Last Edit: October 31, 2008, 22:03:37 by KUKA »

Sargopt

• Member
« Reply #6 on: October 31, 2008, 22:07:23 »
Sei que senao houvesse sitting poucas frotas inteiras haveria neste momento, e o jogo ainda estaria mais morto. Eu falo a vontade pq em 1 ano usei uma meia duzia de vezes se tanto.

KUKA

• Member
« Reply #7 on: October 31, 2008, 22:09:03 »
Mas não tornaria o jogo mais interessado, e principalmente DEDICADO?

Repara que actualmente existem um punhado de jogadores que nunca falha nos fleets... E os outros?

Sync

• Member
« Reply #8 on: October 31, 2008, 22:16:04 »
apesar de nunca ter utilizado o sitting, houve 1 * q te pedi , foi por razões de saúde .....e mesmo assim acabou por n ser necessário ....mas pedi de qq forma......

Sei que senao houvesse sitting poucas frotas inteiras haveria neste momento, e o jogo ainda estaria mais morto. Eu falo a vontade pq em 1 ano usei uma meia duzia de vezes se tanto.

Compara o meia duzia.....mesmo q seja uma duzia.... com o q está nas regras..... 3*semana= 3*52= 156 /ano

........ é quase a mesma coisa...... :th :th :th :th :th :th :th