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SE Evolution => Geral => Topic started by: Bruno on September 09, 2020, 16:41:21

Title: SE Evolution - Lista de Diferenças
Post by: Bruno on September 09, 2020, 16:41:21
Antes de listar as diferenças quero começar por dizer:
- Esta lista tem como base todas as situações que fomos identificando nas últimas semanas
- Nesta lista já excluímos as diferenças que existiam e foram removidas (como limite da naves, requisitos baseados em pontuação, etc)
- Os itens assinalados com *** são pontos que ainda requerem trabalho (uma vez que as mudanças que fizemos tiveram impacto neles).

Base

Edifícios

Tecnologias

Hangar / Armamento

Nave Mãe

Ataques

Pandora

Missões

Outras características inexistentes (ou ainda em falta):

Características adicionais:

Concluo que eu próprio tenho pena de ainda não termos determinadas coisas mas tudo isto em conjunto com os ajustes feitos são suficientes para fazermos a primeira edição do Evolution. Nela iremos tirar conclusões, fazer ajustes e decidir em conjunto o que remover / adicionar nas seguintes! :fine

Aproveito e deixo-vos um desafio de identificarem (mesmo sem terem jogado e experimentado) 3 coisas que mudavam (a primeira sendo a mais importante) e 3 que vos agradam.
Title: Re: SE Evolution - Lista de Diferenças
Post by: Mr bean on September 09, 2020, 18:03:13
Mudanças
1- Modo pacífico: A única diferença que existe para o jogo sem ser pacífico é o jogador não perder as naves de ataque, de resto pode ser roubado. Além disso com a proteção que pode ganhar ao ser roubado, no meu caso pessoal (e neste aspeto estou apenas a analisar a minha realidade) de pouco ou nada serve.
2- Número de regiões... acho poucas, mesmo as 7.
3-  A colonização preferia que fosse com uma nave, Edit: (embora prefira que a colonização vá sendo mais cara)

O que mais me agrada:
1- A proteção que o jogador ganha por sofrer um ataque, pode ser importante para evitar desistências
2- Existência de Ligas (e medalhas) que dão um bónus sob os recursos roubados, isto porque, para além dos bónus, é mais uma classificação que existe e que é direcionada para um certo tipo de jogadores e isso pode ser motivante
3-  A não existência de limite de campos

O mais estranho é mesmo a parte da energia, o facto de poder ser roubada, transportada e comercializada e existirem minas que não consomem energia. Mas só experimentando para saber se até pode ser melhor ou pior, não é por ai que o jogo perde dinâmica  :fine
Title: Re: SE Evolution - Lista de Diferenças
Post by: JuanMichell on September 09, 2020, 19:26:46
Esta lista de "Diferenças" é o que vai existir no arranque.
Ou vai arrancar novamente uma edição com aspectos por implementar, que podem ou não ser implementados mais tarde?
Title: Re: SE Evolution - Lista de Diferenças
Post by: fantasma on September 09, 2020, 20:12:45
Com os misseis, creio ser um excelente caminho para aumentar os atritos que existem entre jogadores, causando ainda mais toxicidade. O que me impede de mandar um míssil só para partir defesas? Não dá para perceber o seu custo/beneficio, mas partindo do pressuposto que é algo para ser lançado e perdido à partida, cheira-me que vai gerar discórdia.

Gosto da simplicidade do jogo como está em termos de edifícios. Pessoalmente, prefiro ter meia duzia de edificios e usar de tecnologias/hangar para o resto, mas isso é opinião pessoal.

Retirar as sondas de espionagem, naves de colonização e afins, para quê?

No fundo acho que se está a retirar a parte estratégica toda do jogo, aumentando a complexidade. E para isto prefiro jogar o Sins of a Solar Empire ...
Title: Re: SE Evolution - Lista de Diferenças
Post by: danimau on September 09, 2020, 20:34:51
Concordo com o fantasma a respeito dos mísseis. Por mim, não eram incluídos.

Agrada-me especialmente a missão Pairar.
Title: Re: SE Evolution - Lista de Diferenças
Post by: Bruno on September 09, 2020, 21:19:58
Esta lista de "Diferenças" é o que vai existir no arranque.
Ou vai arrancar novamente uma edição com aspectos por implementar, que podem ou não ser implementados mais tarde?
A lista de diferenças foi construída com base no que temos identificado nas últimas semanas.
Ainda estamos a fazer testes e ajustes e ainda vamos ter várias arenas e pelo menos um edição de testes, pelo que as coisas ainda podem mudar.

Outro ponto importante que vale a pena destacar é que existem muitas coisas configuráveis pelo que facilmente podem ser desactivadas ou ajustadas.

Com os misseis, creio ser um excelente caminho para aumentar os atritos que existem entre jogadores, causando ainda mais toxicidade. O que me impede de mandar um míssil só para partir defesas? Não dá para perceber o seu custo/beneficio, mas partindo do pressuposto que é algo para ser lançado e perdido à partida, cheira-me que vai gerar discórdia.
Os mísseis possuem diversos limites e foram solicitados várias vezes no Extreme (nas fases iniciais do jogo) como forma alternativa de ataque e permitir a malta se juntar (daí existir ataques conjuntos de mísseis) e atacar um jogador de topo que de outra forma não conseguem.

Acho que a edição de testes vai ser uma boa oportunidade para averiguar este tipo de coisas, se na realidade só servir para atacar mais fracos sou o primeiro a opor-me, mas não me recordo disso ter acontecido no passado (no Reload).

Gosto da simplicidade do jogo como está em termos de edifícios. Pessoalmente, prefiro ter meia duzia de edificios e usar de tecnologias/hangar para o resto, mas isso é opinião pessoal.
Retirar as sondas de espionagem, naves de colonização e afins, para quê?
Na minha opinião está mais simples de entender a quem chega de novo.
Reduzimos o número de recursos e acabou a complexidade do consumo de energia que causava sempre confusão a novos jogadores (quando digo novos digo malta que chegou a este jogo sem ter vindo da concorrência).

A nave de colonização foi discutida recentemente aqui: https://forum.sysemp.com/index.php?topic=38504.0
A meu ver esta abordagem torna o jogo mais estratégico, evolutivo e por sua vês menos monótono.

No fundo acho que se está a retirar a parte estratégica toda do jogo, aumentando a complexidade.
Como assim? A complexidade é inferior a quem começa, estás a ver isso do teu ponto de vista que já conheces o cenário actual e o novo tem muitas incógnitas ;)
Existe muito mais cooperação entre jogadores (que aumentam as estratégias e motivação), existe Pandora (nova área de interesse com novas estratégias), missão Pairar (que é fundamental a quem ataca no início ou para um planeamento de um ataque rápido) e BOT/Aliens que requerem mais estratégia que actualmente.

Dentro de umas semanas iremos fazer uma Arena de testes aberta ao público, deixo já o convite feito especialmente a quem quer experimentar algumas destas coisas.
Sei que não é o mesmo que uma edição de meses e que tudo vai ser demasiado rápido, mas dá uma ideia do ambiente e de como algumas coisas vão funcionar.
Title: Re: SE Evolution - Lista de Diferenças
Post by: Mr bean on September 09, 2020, 21:44:15
Mudanças
3-  A colonização preferia que fosse com uma nave, Edit: (embora prefira que a colonização vá sendo mais cara)


A nave de colonização foi discutida recentemente aqui: https://forum.sysemp.com/index.php?topic=38504.0


Entrei claramente em contradição, :-[ :-[  :-D  como não gosto de me esconder.... 

Resumindo a minha posição, gostava que se mantivesse uma nave, (isto porque gosto da parte em que temos que fazer as malas e enviar a nave para outro planeta por forma a evoluir mais depressa a nova colónia, tendo sempre cuidado que alguem possa roubar o que metemos na mala), embora o acesso à colonização fosse de forma evolutiva, ou seja, à medida que se faziam colónias o acesso à nave ficava mais caro.

Não sendo possível as duas coisas,  prefiro a que está no reload, pois passar de 1 para 9 colónias em 3 dias não é bom, é muito melhor a evolução ser a pouco e pouco :fine
Title: Re: SE Evolution - Lista de Diferenças
Post by: Bruno on September 25, 2020, 23:17:35
Tópico actualizado (alguns pontos foram igualados e outros já foram concluídos).

Aqui ficam duas imagens do Evolution no seu estado actual:

https://www.sysemp.com/files/evolution/Regiao.jpeg
(clicar para ver maior)

https://www.sysemp.com/files/evolution/Hangar.jpeg
(clicar para ver maior)

Title: Re: SE Evolution - Lista de Diferenças
Post by: JuanMichell on September 26, 2020, 16:39:02
Quando meteres a versão de testes convida  :lol

Aquela imagem da Isis está errada, é uma lokis.
Title: Re: SE Evolution - Lista de Diferenças
Post by: fish on September 26, 2020, 17:17:08
Quando meteres a versão de testes convida  :lol

Aquela imagem da Isis está errada, é uma lokis.

Juan, esquece isso. Antigamente a imagem da actual da nave de colonização era a da Loki e a da Loki actual era de uma nave temporária que apenas custava zion, mas isto é mutável, o ideal era haver imagens para todas as naves, agora qual é qual é quase indiferente, desde que sejam coerentes as imagens com o descritivo da nave  ;)
Title: Re: SE Evolution - Lista de Diferenças
Post by: Thor on September 26, 2020, 17:38:19
Quando meteres a versão de testes convida  :lol

Aquela imagem da Isis está errada, é uma lokis.

Juan, esquece isso. Antigamente a imagem da actual da nave de colonização era a da Loki e a da Loki actual era de uma nave temporária que apenas custava zion, mas isto é mutável, o ideal era haver imagens para todas as naves, agora qual é qual é quase indiferente, desde que sejam coerentes as imagens com o descritivo da nave  ;)
A da Ragnar é um bola esquisita :lol e depois interessa é o que ela pode fazer