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Geral => Assembleia Pública => Topic started by: BlueSpeed on July 08, 2008, 00:40:02

Title: Solução programas automáticos...
Post by: BlueSpeed on July 08, 2008, 00:40:02
Olá a todos
É com muita tristeza que constato que o vicio dos scripts ou programas automáticos ou como lhes queiram chamar chegou ao sysemp, como muitos de vós devem saber eu ja criei topicos com suspeitas de batota  que para mim sempre foram evidentes mas não e sobre isso que eu quero falar mas sim sobre apresentar uma ideia de como acabar com estes programas...

Embora muito poucos saibam, na comunidade do Sysemp eu tenho formação ao nível de varias linguagens de programação, e após ter lido em tópicos anteriores que esta praga dos scripts chegou ao sysemp decidi dar o meu contributo para que a administração possa ou nao aproveitar a fim de SALVAR  este grande jogo.

pelo que percebi os programas que estão em questão baseiam-se na gravação de movimentos de ponteiros do rato a fim de fazerem tarefas repetitivas automaticamente.... isto e muito simples de resolver basta unicamente criar um código de verificação a ser gerado automaticamente pelo código da pagina do sysemp, código esse que terá de ser aleatório e sempre diferente utilizando para isso algumas formulas de modo ser um codigo gerado sem qualquer tipo de logica para evitar que alguém descubra a forma de como o codigo esta a ser gerado e uma das maneiras entre muitas de o fazer e trabalhar com o clock do syetema, mas isso de certeza que terao maneira de o fazer eu so queria dar aqui a minha opinião de como resolver esta praga dos scripts.

Este código seria gerado e apresentado ao utilizador como uma segurança para por exemplo mexer  em frota, ou no inicio do sysemp evitando assim que o script faça o login automatico para que pareça que o jogador esta sempre online.


Resumindo a minha ideia e que o jogador para fazer login alem de user e pass tera de introduzir um código que lhe será apresentado no browser, codigo esse que nunca sera igual de forma a evitar que os scripts possam armazena-lo e o mesmo processo para toadas as tarefas que movimentem frota evitando assim que o script faça ataques automáticos ou levante frota automaticamente em caso de ataque.

Aqui fica a minha opiniao para solucionar este problema que nao levara masi do que um par de horas a implementar a nível de código, evitando assim esperar por uma nova actualização em meu entender deveria ser de imediato implementado a fim de repor alguma justiça no jogo.

Como eu acredito que toda a comunidade excepto os que utilizam este tipo de batota gostavam de ver o problema o mais rapidamente possível, e por favor nao utilizem este topico para lavar mais roupa suja, utilizem-no sim para dar opiniões de como solucionar o problema e sinceramente gostava que o Bruno comentasse esta sugestão que dei para resolver o problema.

Cumprimentos a todos
Title: Re: Solução programas automáticos...
Post by: zxr750 on July 08, 2008, 00:55:22
ora aqui está uma sugestão, embora a ideia no seu geral ja tenha sido sugerida
quanto ao termo praga , parece-me um bocado exagerado , n acredito que existam muitos jogadores a utilizar as " maroscas" , é bom que tbm  n seja-mos demasiado alarmistas , a malta fala em bombas mas elas são de fraca potencia.........
eu falei do assunto mas n faço a minima ideia de quem o usa ou quantos jogadores o usam , apenas disse que era possivel e relativemente facil de fazer neste momento sem deixar grandes rastos (salvo contramedidas , que n sei se existem ).
Title: Re: Solução programas automáticos...
Post by: BlueSpeed on July 08, 2008, 00:57:36
:) mas não era com essa intenção a palavra "PRAGA" mas sim com o sentido de uma coisa que esta a contagiar o SYsemp. mas a ideia era passar uma das formas de solucionar o problema e em meu entender eficaz e de rápida implementação.

Vamos aguardar pelo comentário da administração a ver se e viável ou não a ideia...
Title: Re: Solução programas automáticos...
Post by: Bruno on July 08, 2008, 00:58:17
Boa Noite,

Como está definido no Painel -> Desenvolvimento encontra-se em desenvolvimento um sistema automático para apanhar e banir os jogadores que usam scripts. As propostas que li andam perto da nossa ideia (já pensada à várias semanas), no entanto, é preciso acertar alguns pontos antes.

Actualmente já se encontra um modo manual para apanhar estes jogadores (e encontram-se vários sobre investigação (que infelizmente demora)), no entanto, o intuito é ser algo automático, poupando tempo, espaço na base de dados e acabar com algumas (era bom que fosse todas) das desculpas de amigos / ou falta de imparcialidade.

Em suma, estamos a par da situação, quer manualmente quer no desenvolvimento de algo mais prático.
Title: Re: Solução programas automáticos...
Post by: Shire on July 08, 2008, 01:01:31
Apanhem esses bandidos  :-D :fine
Title: Re: Solução programas automáticos...
Post by: Morgan on July 08, 2008, 01:25:03
Excepto se a Administração assim o entender, acho que não deveriam haver mais referencias em relação à forma como isto vai funcionar

A todos os que possam contribuir com dicas , sugestões, sff enviem mensagem privada - são bemvindas mas por motivos mais do que obvios não devem ser publicas

Gostaria apenas de alertar para o facto da demora ser motivada pela tentativa de padronizar o sistema de maneira a poder automaticamente vir a detectar situações deste genero, reduzindo ou anulando mesmo a intervenção humana em todo o processo.

Só tenho uma coisa mais a dizer, tenho plena confiança na administração e sei que está à já bastante tempo de volta desta situação, não por causa de bocas ou a necessidade de ter que agir mas porque fazendo o sistema tal como está a ser constuido , é na realidade a forma mais justa de lidar com os batoteiros.

Se isto não é novidade e colocar a transparencia acima de tudo, não sei o que será.



Title: Re: Solução programas automáticos...
Post by: Carapuca on July 08, 2008, 12:02:38
Quanto a sugestão dada, funciona bem em muitos jogos, mas num jogo em que os "turnos" são ao segundo, é preciso muito cuidado com os códigos de verificação.

Nada pior que aparecer um código de verificação no exacto momento em que se deveria enviar um ataque para bater 1s depois da chegada de uma frota. É só um exemplo.

Mais cedo ou mais tarde coisas do género irão acontecer, e deixar pessoas insatisfeitas.
Title: Re: Solução programas automáticos...
Post by: zxr750 on July 08, 2008, 12:08:22
bem visto carapuca
a administração que analíse , mas tbm pode ser facilmente resolvido com um relogio de contagem ou algo no género.
Title: Re: Solução programas automáticos...
Post by: MBP on July 08, 2008, 12:16:19
Não sei se isto é de fácil implementação ou sequer se é possível de implementar.... mas cá vai:

Para evitar o uso de programas que gravam e repetem os movimentos do rato/teclado, de forma a produzirem veículos ou efectuar qualquer outra tarefa, a ideia seria que os "botões" alterassem as posições aleatoriamente de x em x tempo. Ou seja, neste momento o "botão Hangar" está na 6ª posição da barra lateral esquerda... e passado um tempo passaria a estar noutra posição qualquer, o mesmo acontecendo com todos os restantes "botões" (sendo que os mais relevantes, no meu ponto de vista, seriam o "Hangar", "Missão Genérica" e "Espionagem".)

Lembrei-me disto porque quando faço log-in para aceder a uma conta bancária, o teclado virtual nunca tem os números nas mesmas posições, evitando assim que consigam detectar e repetir os meus "cliques".

Bom jogo e bons ataques a todos os que não usam nem precisam destas ajudas para conseguir ser alguém numa comunidade!
Title: Re: Solução programas automáticos...
Post by: Carapuca on July 08, 2008, 12:24:37
Para evitar o uso de programas que gravam e repetem os movimentos do rato/teclado, de forma a produzirem veículos ou efectuar qualquer outra tarefa, a ideia seria que os "botões" alterassem as posições aleatoriamente de x em x tempo. Ou seja, neste momento o "botão Hangar" está na 6ª posição da barra lateral esquerda... e passado um tempo passaria a estar noutra posição qualquer, o mesmo acontecendo com todos os restantes "botões" (sendo que os mais relevantes, no meu ponto de vista, seriam o "Hangar", "Missão Genérica" e "Espionagem".)

Essa sugestão vai contra as "regras" de interface (Heurísticas de Usabilidade).

Por outras palavras, leva a erros e frustação.
Title: Re: Solução programas automáticos...
Post by: Tsubas on July 08, 2008, 12:34:42
A solução do BlueSpeed é boa para a situação de Login, pois já todos devem reparar que a sessão agora cai ocasionalmente, o que obriga a efectuar login novamente e caso exista um código de verificação(com alguma dificuldade de legibilidade, pois caso contrário, pode suceder também a existência de scripts que fariam o login na mesma), desta forma obrigaria a sermos nós JOGADORES e não SCRIPTS ou que seja a fazer o login  :fine

No entanto com o Carapuça referiu e bem, na situação de mover as frotas já é mais complicado  :S

Ele deu o exemplo de estarmos prestes a lançar um contra e aparecer o código de validação que nos tiraria tempo de lançar o ataque :S

Tal como o jogador que pode estar a ser alvo de 1 contra, mas que em condições normais conseguiria safar a frota digamos 3/4seg e que lhe aparece o código de validação :S

Agora a Admin que avalie bem as diferentes situações e que encontre a melhor maneira de acabar(se possivél) com os scripts  :fine
Title: Re: Solução programas automáticos...
Post by: Duracell on July 08, 2008, 12:50:13
Uma  situação que poderá limitar o aparecimento do código de verificação é este aparecer só em algumas paginas e não aparecer em todas.

Como por exemplo, aparecer a verificação quando se quer ir ao Hangar acho que nunca acontecerá em situações ditas criticas.
Aparecer quando se manda fazer veículos, etc.
Title: Re: Solução programas automáticos...
Post by: GameOver on July 08, 2008, 15:26:13
Mas isso do codigo tem um problema, dá sempre para dar a volta, se for preciso o codigo no login, faz-se o log in e depois mete-se então o programa a funcionar.

Eu nisto tbm não posso ajudar muito que programação so sei ainda linguagens faceis!:p
Title: Re: Solução programas automáticos...
Post by: GameOver on July 08, 2008, 15:40:40
ora aqui está uma sugestão, embora a ideia no seu geral ja tenha sido sugerida
quanto ao termo praga , parece-me um bocado exagerado , n acredito que existam muitos jogadores a utilizar as " maroscas" , é bom que tbm  n seja-mos demasiado alarmistas , a malta fala em bombas mas elas são de fraca potencia.........
eu falei do assunto mas n faço a minima ideia de quem o usa ou quantos jogadores o usam , apenas disse que era possivel e relativemente facil de fazer neste momento sem deixar grandes rastos (salvo contramedidas , que n sei se existem ).

Mas ai é que está o problema, se queremos levar para a frente o SE, nem que fosse só uma pessoa a usar, temos que levar isto como se fosse uma praga, porque antes de começar a praga alguem teve de ser o 1º!!
Title: Re: Solução programas automáticos...
Post by: zxr750 on July 08, 2008, 17:25:05
como já sugeri um relogio a fazer a contagem decrescente para um novo log in poderá avisar o jogador
Title: Re: Solução programas automáticos...
Post by: Morgan on July 08, 2008, 19:22:39
Para alem do impedir, importante ou mais é o detectar situações.

A solução dos menus/botões talvez não seja muito complicada.
Title: Re: Solução programas automáticos...
Post by: Icaro on July 08, 2008, 19:33:04
Já foi dito que a admin está a concluir uma ferramenta para caçar scripts automáticamente.

Agora eu aposto que quando existir o 1º ban por uso de scripts vai cair o carmo e a trindade, porque ninguém vai confessar que usa scripts e mais uma vez vai ser a palavra da admin contra a do jogador.

Mais importante que qualquer ferramenta é os jogadores confiarem no bom senso da admin, sem isso não há ferramenta que valha por muito boa que ela seja.

Title: Re: Solução programas automáticos...
Post by: Sarg0pt on July 08, 2008, 19:36:48
O problema é esse mesmo icaro  ;) é que não é facil provar sem duvida alguma que o jogador estava a usar um script... logo vai sempre haver confusão e algazarra no 1º ban assim como no 2º e no 3º e por ai fora. Mas que tem de se fazer alguma coisa isso tem.

Deixo desde já um pedido que julgo que certamente a admin terá isso em conta, antes de banirem falem com o jogador e tentem ver a justificação, caso haja  :-D, depois logo tomam a decisão final. no outro lado era o pão nosso de cada dia o aparece banido e desbanido, o que levava sempre a duas coisas o jogador desbanido era sempre um batoteiro e amigo da admin, a hipotese de inocente nunca existe :D .

No outro lado bani ums milhares de jogadores por variadissimas razoes, obviamente houve decisoes erradas que foram corrigidas mas esses jogadores ficaram sempre conotados quando desbanidos como amigos da admin e batoteiros, infelizmente quanto a isso nao é fácil repor a "honra".

E já agora no relogio a descontar metam um cuco a avisar que faltam 5 minutos  :lol :lol :lol :lol
Title: Re: Solução programas automáticos...
Post by: Icaro on July 08, 2008, 20:47:47
Edit:

editei o post pois já estamos a fugir um pouco ao espirito inical do tópico




Title: Re: Solução programas automáticos...
Post by: k-line on July 08, 2008, 20:57:29
O problema é esse mesmo icaro  ;) é que não é facil provar sem duvida alguma que o jogador estava a usar um script... logo vai sempre haver confusão e algazarra no 1º ban assim como no 2º e no 3º e por ai fora. Mas que tem de se fazer alguma coisa isso tem.

Deixo desde já um pedido que julgo que certamente a admin terá isso em conta, antes de banirem falem com o jogador e tentem ver a justificação, caso haja  :-D, depois logo tomam a decisão final. no outro lado era o pão nosso de cada dia o aparece banido e desbanido, o que levava sempre a duas coisas o jogador desbanido era sempre um batoteiro e amigo da admin, a hipotese de inocente nunca existe :D .

No outro lado bani ums milhares de jogadores por variadissimas razoes, obviamente houve decisoes erradas que foram corrigidas mas esses jogadores ficaram sempre conotados quando desbanidos como amigos da admin e batoteiros, infelizmente quanto a isso nao é fácil repor a "honra".

E já agora no relogio a descontar metam um cuco a avisar que faltam 5 minutos  :lol :lol :lol :lol

Infelizmente, e isso é uma coisa que a administração tem de rever com bastante urgencia, são os bans... primeiro bane-se depois fala-se com o jogador, pior do que isto, é nem sempre haver respostas do outro lado.

Há que ter modos e falar com o CLIENTE primeiro e só depois se torna a decisão.

A ideia da contagem descrente é boa
Title: Re: Solução programas automáticos...
Post by: Icaro on July 08, 2008, 21:26:34
Então suponhamos que o novo sistema acusava o Sync como utilizador de scripts.

A admin chegava ao pé dele e dizia-lhe:

Admin  - meu caro o sistema detectou que o senhor (que agora está na moda) usa  scripts, por isso vai ser banido!
O que tem a dizer em sua defesa ?

Sync - como ? scripts eu ? nunca na vida !

Admin - mas olhe que nós temos provas que sim

Sync - quero ver essas provas então!

Admin - ok então a pass para entrar no backoffice do jogo é a seguinte: XXXXXX, veja lá isso que é para ver se concorda com o ban







Title: Re: Solução programas automáticos...
Post by: zxr750 on July 08, 2008, 21:27:57
ya acho que realmente bastante dificil actualmente provar que um jogador use os programinhas automáticos , pois o padrão que podem procurar por vezes pode n existir se a coisa for bem feita  alem do carregamentos das pag poder variar bastante o que dá logo cabo da cabeça de quem analisa , mas se analisar-mos a maior vantagem de usar o programinha será para ligar a luzinha , para fazer maquinas na oficina e eventualmente para fazer uns ataques automáticos que em principo nunca serão muito rentaveis salvo o programa permita coisas muito elaboradas , poderão ainda  servir para fazer espianços de uma forma mais rapida.....(mais não tou a ver agora )
acho um bocado tarde para caçar as bruxas o que está feito tá feito..........
mas a solução de inserir um codigo variavel em principo resolve a coisa pois é o que é utilizado em sites bastante importantes.
a "contratação" de "informáticos" que andem a bolar sistemas para quebrar as defesas do jogo tbm pode ser sempre importante , há gente que faz isso por mera calorice....
quanto ao que estão para aí a dizer que n se deve falar muito deste assunto acho que é errado !!!! a administração recolherá muitas mais informações e ideias sobre o assunto da segurança do jogo que já a muito tempo foi votado e em que se chegou a conclusão que era o que os jogadores davam como dos mais prioritários.
estamos sempre a arranjar trabalho e dores de cabeça aos programadores (hehehe)....
Title: Re: Solução programas automáticos...
Post by: zxr750 on July 08, 2008, 21:32:35
normalmente quem faz batota ou mente, nega tudo até ao ultimo folego (hehehe)
negar a distancia então é bastante mais fácil.
conheci uns mentirosos compulsivos e posso garantir que é impressionante !!! a pessoas que não conseguem quase estar uma hora sem mentir (hehehe).
Title: Re: Solução programas automáticos...
Post by: xclanet on July 08, 2008, 22:23:34
Tenho estado a ler atentamente estes últimos posts, e apesar da ideia do bluspeed ser boa, não se pode aplicar em todos os casos.

Agora uma ideia que tive aquando fiz programa em php recentemente (não vou adiantar o programa/pagina) utilizei um sistema um pouco mais "fiável": Quando os scripts estão em execução, pela análise que eu já fiz, estes raramente respondem a perguntas nas mensagens! Tipo, podem espiar/atacar/construir/etc... e até podem consultar as mensagens do próprio sistema (já estamos a falar em scripts que não sei se existem para o sysemp, mas sei que existem para outros jogos que não vou referir) mas não respondem a mensagens de outros jogadores.

Logo o que se poderia fazer seria implementar um código que aleatoriamente envia-se ao utilizador uma mensagem com uma pergunta, do qual o utilizador teria que responder obrigatoriamente. Caso o sistema detecte que a pergunta foi ignorada e o utilizador continua-se na dele (envio de 2 ou 3 ataques sem responder ao sistema), o sistema suspendia parcialmente a conta durante 1 hora.

Esta seria uma ideia, pois requeria a intervenção do utilizador e tornaria a utilização dos scripts inúteis.

Esta é apenas uma sugestão.
Title: Re: Solução programas automáticos...
Post by: zxr750 on July 08, 2008, 22:40:28
ora aí está mais uma possibilidade !!!
mais uma ideía bastante interessante
Title: Re: Solução programas automáticos...
Post by: Sarg0pt on July 08, 2008, 22:46:32
Então suponhamos que o novo sistema acusava o Sync como utilizador de scripts.

A admin chegava ao pé dele e dizia-lhe:

Admin  - meu caro o sistema detectou que o senhor (que agora está na moda) usa  scripts, por isso vai ser banido!
O que tem a dizer em sua defesa ?

Sync - como ? scripts eu ? nunca na vida !

Admin - mas olhe que nós temos provas que sim

Sync - quero ver essas provas então!

Admin - ok então a pass para entrar no backoffice do jogo é a seguinte: XXXXXX, veja lá isso que é para ver se concorda com o ban



Ja não está cá quem falou. Não vou perder o meu tempo a explicar o que é demasiado obvio na minha intervenção, nem nesta nem futuramente em qualquer outra. Boa sorte e bom trabalho.

Title: Re: Solução programas automáticos...
Post by: Icaro on July 08, 2008, 23:10:14
Calma lá!

Com isto não estou a dizer que não se deve ouvir os jogadores, é óbvio que a admin deve ouvir a versão do jogador.

mas em ultima análise será sempre a palavra de uns contra outros. E será saudável andar a discutir se x deveria ser banido ou não ?

Acho que ninguém anda a banir a torto e a direito só porque lhe apetece.
Title: Re: Solução programas automáticos...
Post by: Sarg0pt on July 09, 2008, 10:54:21
Calma lá!

Com isto não estou a dizer que não se deve ouvir os jogadores, é óbvio que a admin deve ouvir a versão do jogador.

mas em ultima análise será sempre a palavra de uns contra outros. E será saudável andar a discutir se x deveria ser banido ou não ?

Acho que ninguém anda a banir a torto e a direito só porque lhe apetece.

 :fine

tou ansioso por ver o primeiro ban, já me pirei do jogo e tudo, não fosse calhar a mim e ao meu script rudimentar :D, o meu script consistia em usar a boneca dora da minha filha que dança(abana-se de 5 em 5 minutos) e na mao da boneca pus uma palhinha encostada ao botao esquerdo do rato que tinha o ponteiro sobre a vista geral :D, as vezes lixava pq a minha filha ia buscar a boneca :D e ficava sem a actividade
Title: Re: Solução programas automáticos...
Post by: zxr750 on July 09, 2008, 11:04:53
é pa confesso que só essa parte realmente dava um jeitão quantas e quantas vezes tinha de sair do sofá para ir acender o raio das luzinhas.
mas como referi ja uma ou duas vezes  a mostrgem do tempo de inactividade tipo censurado poderia ser bastante util para todos , pode é ser umbocado pesado para a máquina processar isso , n faço ideia.....
Title: Re: Solução programas automáticos...
Post by: GameOver on August 08, 2008, 18:11:53
Calma lá!

Com isto não estou a dizer que não se deve ouvir os jogadores, é óbvio que a admin deve ouvir a versão do jogador.

mas em ultima análise será sempre a palavra de uns contra outros. E será saudável andar a discutir se x deveria ser banido ou não ?

Acho que ninguém anda a banir a torto e a direito só porque lhe apetece.

 :fine

tou ansioso por ver o primeiro ban, já me pirei do jogo e tudo, não fosse calhar a mim e ao meu script rudimentar :D, o meu script consistia em usar a boneca dora da minha filha que dança(abana-se de 5 em 5 minutos) e na mao da boneca pus uma palhinha encostada ao botao esquerdo do rato que tinha o ponteiro sobre a vista geral :D, as vezes lixava pq a minha filha ia buscar a boneca :D e ficava sem a actividade


Já estão alguns bans por srcipts na pagina!
Deixa que alguns desses scripters agora ja começam a ter mais cuidadinho!

 :fine