Agradecia que neste tópico só colocassem sugestões para melhorar as regras, obrigado:
as alterações irão sendo colocadas a vermelho
I - Inscrição na Liga
1) O capitão de cada equipa inscreverá (será criado um tópico para inscrições) a sua equipa na liga, indicando o nick de todos os jogadores da sua equipa que vão participar.
2) Aquando da inscrição das equipas deverá ficar claro quem é o capitão e o seu substituto.
3) Não existe limite para os jogadores inscritos.
4) Poderão ser inscritos na liga todos os jogadores do SE que tenham mais de 20.000 pontos, que não estejam inactivos ou de férias.
5) Todos os jogadores de uma equipa tem de pertecer à mesma aliança ou sua recruta.
6) As isncrições serão avaliadas pelos árbitros e só serão efectivas após aprovação dos mesmos.
7) Qualquer entrada ou saída de elementos da equipa terá de ser comunicada imediatamente aos árbitros. Para além disso o Capitão de Equipa actualizará o tópico inicial de inscrição da sua equipa.
8) A alterações às equipas só entrarão em vigor no fim da jornada e após aprovação dos árbitros (que o indicarão nesse mesmo tópico).
9) O tópico de inscrições só poderá ter inscrições e aprovações dos árbitros.
II - Alianças e Recrutas
1) As recrutas jogam numa divisão diferente da principal e nunca poderão ascender à 1º divisão (excepto se a principal não participar na liga). As alianças principais que desçam de divisão ocuparão o lugar da sua recruta nessa divisão, ficando essa aliança com apenas uma equipa na liga.
2) Não obstante poderão ser passados jogadores da equipa principal para a secundária e vice-versa no fim de cada jornada após comunicação autorização por parte dos árbitros (procedimento conforme I-7).
III - Constituição das Equipas
1) Independentemenete do número de jogadores inscritos as equipas serão formadas por apenas 5 jogadores com 3 suplentes (a formação poderá ser alterada no fim de cada jornada).
2) Os suplentes poderão entrar a meio de uma jornada desde que a susbtituição seja autorizada pela arbitragem que informará a comunidade.
3) Existirá um quadro com as constituições das equipas que irá sendo actualizado pelos árbitros.
4) No decorrer das jornadas a troca de nicks terá de ser previamente comunicada à comunidade através do capitão de equipa e confirmada pelo capitão da equipa adversária dessa jornada
IV- Divisões e Grupos
1) Na primeira divisão serão colocadas apenas as equipas que pertençam a alianças colocadas em posição superior à 26ª a quando do arranque da liga.
2) Na segunda divisão serão colocadas as recrutas de alianças (caso as principais participem) e as alianças posicionadas a baixo do 25º lugar quando arrancar a liga.
3) Salvo o disposto no II – 1, a aliança que ganhe a segunda divisão subirá à 1ª divisão independentemente da sua posição no ranking.
4) A equipa que tiver menos pontos no final da liga será despromovida à 2º divisão.
5) Caso existam mais do que 1 grupo os perdedores e vencedores dos grupos jogam entre si para definir a aliança campeã e a aliança despromovida.
6) Dependendo do número de equipas inscritas serão organizados os grupos e as divisões da seguinte maneira: A primeira e segunda divisões serão compostas por 5 equipas
Caso exista um número de equipas que não seja multiplo de 5 poderão ser criados grupos dentro das divisões de número inferior (minimo 3).
Exemplo:
3 – 5 equipas 1 grupo
6 -10 equipas 2 grupos
11-15 equipas 3 grupos
V – Duração da Liga e das Jornadas
1) Quando for declarada aberta a liga pela equipa de arbitragem, a liga só incia na actualização das estatísticas mais próxima (4 ou 16 horas).
2) A jornada durará uma semana terminando após exactamente 7 dias.
3) Previamente será elaborado um sorteio e afixado no fórum o calendário das jornadas.
4) A Liga terminará quando todas as equipas tenham jogado entre si.
VI - Funcionamento da Liga
1) Durante uma semana as equipas defrontam-se, contando para a pontuação cada ataque de naves ou veiculos efectuado à outra equipa que seja superior a 100.000 de lucro ou 300.000 de lucro com destroços.
2) A pontuação será contabilizada da seguinte maneira cada L 100.000 - 1 ponto, cada LD 100.000 1 ponto (no caso de o combate não ter lucro sem os destroços, terá de ser superior a LD 300.000).
3) Para efeitos de pontuação os valores serão arredondados na casa das centenas de milhar Ou seja. contará apenas 1 ponto um ataque de L 149.999 e 2 um de de L 150.000.
4) Os atacantes terão de colocar o relatório de combate num quadro específico que será aberto para o efeito.
5) Ataques sem lucro não contarão para a pontuação.
6) Ninjas contarão a dobrar.
7) Para que seja contabilizado o lucro com destroços será necessário apresentar os relatórios de reciclagem.
8) Os combates em Vénus, como é impossível apurar os valores da corrosão, serão submetidos a 5 simulações por parte da arbitragem, com a frota e a tecnologia de blindagem do atacante e será descontado ao relatório o valor, que seja mais favorável ao atacante, das naves corroidas.
9) A contabilização dos pontos será feita diáriamente pelos árbitros e apresentada num quadro aberto para o efeito, denominado “pontuação provisória – jornada x”
10) Após o final de cada jornada a equipa que tiver mais pontos, ganhará 3 pontos, a equipa derrotada 0 pontos, em caso de empate 1 ponto para cada uma.
11) Os pontos atribuídos no final de cada jornada serão registados pelos árbitros num quadro denominado “pontuação final”.
12) A equipa que tiver mais pontuação no final ganha a Liga ou disputará a final com a equipa vencedora do outro grupo (caso esistam 2 grupos).
13) Em caso de empate, vencerá a liga a equipa que mais pontuação provisória acomulou.
VII - Melhor Marcador
1) Paralelamente será registada num quadro próprio a lista dos melhores marcadores, onde estará registada a pontuação provisória acomulada por cada jogador.
VIII – Árbitros
1) Os árbitros serão escolhidos entre alianças que não participem na liga e que não pertençam a alianças que estejam em guerra com alguma aliança que se encontre a disputar a liga.
2) A escolha dos árbitros será feita pelo Presidente da Arbitragem, mediante apresentação de candidatura ao mesmo.
3) Caso existam árbitros suficientes, cada árbitro será responsável por 1 jogo de cada divisão e de cada grupo. Ou seja, caso existam 2 divisões e uma delas seja dividida em 2 grupos, cada árbitro será responsável por 3 jogos.
4) A atribuição de árbitros a cada jogo será feita mediante sorteio (ver sorteio).
5) Para além de contabilizarem os pontos, os árbitros, atavés da figura do Presidente poderão aplicar sansões aos jogadores ou mesmo às equipas (ver sansões).
IX – Sorteio do Calendário
1 ) Sorteio para o calendário de jogos: cada equipa escolherá um número de 0 a 9.
2) Quando tudo estiver preparado o Presidente declarará o sorteio aberto. Na Actualização das estatísticas seguinte a essa declaração o valor do último digito da pontuação dos jogadores de top (começando pelo top 1) contará para o sorteio.
3) A equipa que acertou nesse número jogará com a que acertou no digito do top 2 e assim sucessivamente.
4) Após este sorteio inicial será elaborado pela arbitragem um calendário definitivo.
X – Sorteio dos Árbitros
1) O sorteio dos árbitros a cada jornada será feito da mesma forma de IX, cada árbitro escolhe um número (que será publico) e o que acertar no último digito do top 1 fica com os primeiros jogos e assim sucessivamente.
XI –Sansões
1) Qualquer sanção aplicada ao jogador no jogo ou no fórum, gerará a sua expulsão imediata da liga.
2) Qualquer alteração dileberada aos relatórios de combate, resultará na expulsão do jogador da liga
3) Cada equipa tem apenas 1 porta-voz (Capitão ou na sua ausência o vice-capitão) e será o único a colocar posts em relação à liga nos quadros da liga.
4) Excepção a esta regra será a secção “claques” em que todos os utilizadores poderão comentar os acontecimentos da mesma.
5) A arbitragem, através do seu presidente, poderá advertir ou expulsar jogadores da liga por mau comportamento no fórum.
XII- Situações não previstas nas regras
Qualquer situação que não esteja prevista nestas regras, será resolvida pela equipa de arbitragem. Após essa resulução essa situação, bem como a sua solução passará a constar destas regras.[/color]