Estas são as minhas opiniões.
Em relação à duração, eu optava pelos 6 meses
Configuração: com a quantidade de jogadores que temos acho que o que temos atualmente é equilibrado, assim como o numero de regiões.
No resto, das coisas simples de realizar: aumentar a quantidade de recursos disponíveis no inicio do jogo, de modo a que se tenha algo para evoluir durante o primeiro dia, normalmente ao fim de pouco mais de 1 hora estamos sem recursos. Aumentava a velocidade (ou o tempo de aquecimento) das naves com motores de fusão.
Nas coisas complicadas de fazer e por isso mesmo muito complicadas de implementar para agora, aumentar produção de recursos durante o tempo de proteção umas 10X e depois até se ter 20K de pontos umas 5X, depois dos 20K ficava normal, poderia ser algo que motivasse a malta a ficar no jogo mais tempo (vimos vários jogadores a chegarem aqui e a desistirem ao fim de 2 ou 3 dias, outros nem isso).
Por fim, algo que não será muito consensual, acabava com as civilizações e qualquer jogador teria acesso a todas as tecnologias, naves e defesas, os bonus seriam eliminados.