Author Topic: Ponto da Situação  (Read 1905 times)

Bruno

  • Game Programmer
  • Member
  • Posts: 11.080
    • System Empires
Ponto da Situação
« on: February 20, 2008, 12:04:02 »
Actualmente passamos uma fase menos boa no jogo com constantes desistências, insinuações e insultos!

Estamos conscientes que qualquer jogo deste género ao fim de uns tempos torna-se monótono, principalmente se não conseguimos desenvolver funcionalidades novas que o "reanimem". Infelizmente por diversos acontecimentos não conseguimos cumprir todas as previsões que fizemos e é sobre isso que vos venho falar.



Falando no meu caso específico:
Actualmente além do tempo que necessito para programar, perco imenso tempo no fórum e mais ainda na administração.
Acho que todos concordam que são 3 coisas necessárias, mas as 2 últimas actualmente ocupam-me quase o dobro do tempo que a primeira, sendo assim:

Relativamente ao fórum como já devem ter reparado a minha participação foi reduzida (e continuará a sê-lo) devido a diversos motivos:
* Contínuos insultos
* Conspirações (feitas no fórum e nunca enviadas à administração)
* Constantes discussões sobre desistências
* Constantes discussões sobre o que está mal
(estes 2 últimos pontos geralmente não reúnem consenso)

Além de "perder" bastante tempo a ler tudo acabo por ficar desanimado com algumas situações. Assim sendo de modo a ser mais produtivo irei diminuir a minha participação aqui (como já se tem notado).

Quanto à administração à que compreender que somos poucos e ainda só temos 5 meses de experiência. Com tempo pretendemos automatizar mais coisas, detectar scripts específicos (ouve-se muitos dizerem que há quem usa, ou até que um seu amigo Y usa (sem referir o amigo)... mas isso não ajuda, ajudar é enviar uma lista destes casos, provas se possível e melhor ainda é facultar o script usado por e-mail).

Uma vez que a minha prioridade deverá ser continuar o código, entregarei por completo a minha parte da administração ao Psychotrix. E com o tempo creio que conseguiremos administrar as coisas de uma forma mais eficaz e justa para todos.

Em suma, como tentei explicar irei centralizar os meus esforços no contínuo desenvolvimento libertando-me do fórum e da administração.



Relativamente às desistências estamos conscientes que irão continuar e a única coisa que podemos garantir é:
* Continuaremos a desempenhar o nosso papel programando novas funcionalidades (seguindo as opiniões dos jogadores) e administrando da melhor forma que conseguimos.
* Existe a possibilidade de lançar um novo System Empires quando tivermos as principais funcionalidades concluídas (nunca antes de 6 meses) no entanto não é uma promessa. (reparem que actualmente o jogo não paga as despesas)

Quanto à tradução do jogo para inglês é uma tarefa que está nos nossos planos mas envolve muitos assuntos.
Não se trata apenas de traduzir o jogo (que com ajuda seria relativamente fácil) também seria preciso:
* Preparar jogo para multi-línguas
* Criação de um fórum e elementos de moderação
* Criação de um Manual e tradução de diversos artigos
* Tradução do SE-Extras

Como podem ver não é tão simples e exigirá bastante trabalho de todos nós.



Com tudo isto pretendi dar vos a conhecer que estamos a par das situações e que continua, como é óbvio, a ser nosso objectivo ir melhorando o jogo reagindo assim às opiniões e sugestões dos jogadores (embora para muitos seja um processo lento uma vez que não têm ideia do que cada modificação envolve).

Esperemos deste modo continuar a contar com o apoio de todos, incluindo aqueles que desistam pois poderão continuar a acompanhar o projecto e quem sabe um dia voltar! ;)
Queres ajudar o desenvolvimento do jogo?
Apoia-nos através da aquisição de Rubits em https://www.sysemp.com.

NoobKiller

  • Guest
Re: Ponto da Situação
« Reply #1 on: February 20, 2008, 12:17:52 »
Eu acabei de tomar uma decisão.
Não me vou preocupar mais como insultos e conspirações!

Vou jogando á minha maneira sem me preocupar com ranks!
Porque não estou aqui so para jogar, estou aqui principalmente porque sempre achei que é um projecto que tem futuro, apenas há ainda muitas pontas soltas.
Em vez de vir para o forum dizer mal deste e daquele há que ajudar a administração para que um dia tenhamos um jogo "completo", e ai sim, poderemos então ser uns viciados. Mas por enquanto acho que o que é importante não é sermos viciados em lutar pelo top1 mas sim ajudar a administração!

Bruno, acho que é uma boa decisão!
Não percas tempo com o forum para estar a ver estas "guerras", e dá-lhe com força na programação para isto andar para a frente!

Cumpz :fine

trapko

  • Member
  • Posts: 749
Re: Ponto da Situação
« Reply #2 on: February 20, 2008, 12:33:40 »
boa decisão ;)

quanto á questão da tradução, sabes muito bem a sugestão que eu dei aí há uns meses  :) muitos de nos podem ajudar nesse assunto.. mas por enquanto, mentém os esforços na programação pois é certamente o mais importante neste momento ;)

Luciano

  • Guest
Re: Ponto da Situação
« Reply #3 on: February 20, 2008, 13:00:13 »
Bruno, os meus parabéns a todos voces pois apesar de tudo continuam firmes e a fazer o melhor que sabem (que é bastante bom)  :fine

Continuaçao do bom trabalho

Quanto ao forum, tal como tu dizes é normal isto acontecer.. tal não fosse um jogo de estratégia e a galinha do vizinho é sempre melhor que a nossa,

Abraços,

Luciano

pjav

  • Member
  • Posts: 417
Re: Ponto da Situação
« Reply #4 on: February 20, 2008, 13:20:27 »
Aí está uma boa opção!

Deve ser bastante cansativo acompanhar o que se passa no fórum, estar sempre a ouvir "críticas", a maioria das vezes bastante injustas tanto para o jogo como para o trabalho desenvolvido. Mas, no fundo, a natureza humana é mesmo assim... E por isso um certo "afastamento" é necessário para se conseguir trabalhar em paz.

O SE é, de longe, o melhor jogo de estratégia dentro do género (mesmo não estando concluído). É muito mais que um jogo de combates, e aos poucos os jogadores vão descobrindo isso.

Desistências e discussões serão sempre uma realidade, e não passam de mais um pequeno factor que têm de saber gerir. Marquem o vosso "programa de festas", sejam um bocado "autistas" às constantes críticas e sugestões e logo vão ver que o desenvolvimento do jogo corre muito melhor.

Bom trabalho  :fine


dDk

  • Member
  • Posts: 1.091
  • System Empires Team
Re: Ponto da Situação
« Reply #5 on: February 20, 2008, 13:50:53 »
Após ler isto tudo, tenho pena de ler o que li vindo de um ser humano que tudo fez e faz para que o jogo se torne melhor, e único.
A razão que o fez vir escrever isto, é realmente absurda, pois quem está a "criar esta situação" toda é a comunidade.

Eu actualmente não jogo, e fui crashado +- no dia que voltei, devido ao problema do servidor, mas venho aqui todos os dias ver alguns tópicos e vejo sempre alguém a falar mal disto e/ou a queixar-se daquilo..

Todos nós fomos avisados que o jogo não se encontraria nunca completo e que está/estaria numa fase de desenvolvimento.

Ninguém se pode queixar por falta de participação e/ou colaboração pela parte dos administradores com a sua comunidade.

É realmente triste ver como vários jogadores se comportam neste fórum, e as coisas que vão dizendo.

Abraços, e força Bruno.  :fine

LuPereira

  • Member
  • Posts: 1.180
  • 3D System Empires suporter
    • Lupereira on Deviantart
Re: Ponto da Situação
« Reply #6 on: February 20, 2008, 14:00:36 »
Como já foi referido, este jogo ainda está em desenvolvimento. No desenvolvimento inicial que é o mais "chato" e complicado.

Muitos jogadores vêm para o fórum criticar, e não pensam no trabalho que a administração tem. São apenas 3 membros. E para além do jogo têm a vida. Têm exames, vida pessoal, hoobys, etc.

Acho que lhes devemos dar espaço.

Bruno, acho que fizes-te uma excelente decisão.
E acho que deve ser feita uma divisão de tarefas entre os elementos da administração pois assim, o nível de produtividade aumentaria bastante, uma vez que cada um teria a sua tarefa e não perderia tempo a fazer algo que outro elemento pode estar a fazer.

Eu acabei de tomar uma decisão.
Não me vou preocupar mais como insultos e conspirações!

Vou jogando á minha maneira sem me preocupar com ranks!
Porque não estou aqui so para jogar, estou aqui principalmente porque sempre achei que é um projecto que tem futuro, apenas há ainda muitas pontas soltas.
Em vez de vir para o forum dizer mal deste e daquele há que ajudar a administração para que um dia tenhamos um jogo "completo", e ai sim, poderemos então ser uns viciados. Mas por enquanto acho que o que é importante não é sermos viciados em lutar pelo top1 mas sim ajudar a administração!

Bruno, acho que é uma boa decisão!
Não percas tempo com o forum para estar a ver estas "guerras", e dá-lhe com força na programação para isto andar para a frente!

Cumpz :fine

Aqui está tudo dito!!!!

Temos de ajudar a administração em vez de criticar o jogo, os jogadores e o seu modo de jogar.

Acho que a melhor decisão seria fazer uma lista de erros/problemas que o jogo tem, colocá-las por ordem de importância e enviá-la à administração para que esta possa fazer uma selecção das opiniões dos jogadores e cruzá-la.

Quero desejar força à equipa de administração que bem o merece ;)

Abraços e força ;)

Draco

  • Guest
Re: Ponto da Situação
« Reply #7 on: February 20, 2008, 14:00:54 »
Eu acabei de tomar uma decisão.
Não me vou preocupar mais como insultos e conspirações!

Vou jogando á minha maneira sem me preocupar com ranks!
Porque não estou aqui so para jogar, estou aqui principalmente porque sempre achei que é um projecto que tem futuro, apenas há ainda muitas pontas soltas.
Em vez de vir para o forum dizer mal deste e daquele há que ajudar a administração para que um dia tenhamos um jogo "completo", e ai sim, poderemos então ser uns viciados. Mas por enquanto acho que o que é importante não é sermos viciados em lutar pelo top1 mas sim ajudar a administração!

Bruno, acho que é uma boa decisão!
Não percas tempo com o forum para estar a ver estas "guerras", e dá-lhe com força na programação para isto andar para a frente!

Cumpz :fine

Subscrevo em absoluto ;)
Força Bruno :fine

vanquish

  • Member
  • Posts: 231
Re: Ponto da Situação
« Reply #8 on: February 20, 2008, 14:30:35 »
Elas não matam mas moem …

De longe é um dos melhores jogos do género, e foi criada uma enorme expectativa à qual não souberam dar resposta….
A humildade com que reconhecem isso e os esforços que têm feito para levar o SE a bom porto fazem com que venha a ser um projecto com sucesso. :fine :fine :fine
Não gostaria de ver desaparecer a presença do Bruno no fórum, pois tem sido o elemento estabilizador no meio desta batalha …  mas acima de tudo a principal fonte de rendimento é o jogo e é nele que deves dedicar toda a tua energia.

Da minha parte só me resta continuar a apoiar o jogo e dar os parabéns a toda a equipa do SE pelos momentos que nos tem proporcionado.

P.S. Prometo que vou continuar a alimentar picardias e dar a minha opinião sempre que achar necessário, bem como lutar pelo rank, que tem sido uma das coisas que me dá “pica” neste estilo de jogos

Revenger

  • Member
  • Posts: 613
Re: Ponto da Situação
« Reply #9 on: February 20, 2008, 14:31:21 »
Força progs e admins!

Estamos com vocês :fine

Moura

  • Member
  • Posts: 115
Re: Ponto da Situação
« Reply #10 on: February 20, 2008, 14:37:30 »
Boas Tardes!

Não tenho passado muito tempo aqui no fórum mas também reparei que a situação anda um pouco agreste!
Se o pessoal gosta de jogar porque arranja estes conflitos? Para haver novidades no jogo mais depressa? como foi dito acima apenas atrasada e desmotiva os programadores!

Bruno, falaste da tradução do jogo para outras línguas, mantendo-me na minha ignorância, será que a tradução é assim tão difícil?

Relativamente às desistências estamos conscientes que irão continuar e a única coisa que podemos garantir é:
* Continuaremos a desempenhar o nosso papel programando novas funcionalidades (seguindo as opiniões dos jogadores) e administrando da melhor forma que conseguimos.
* Existe a possibilidade de lançar um novo System Empires quando tivermos as principais funcionalidades concluídas (nunca antes de 6 meses) no entanto não é uma promessa. (reparem que actualmente o jogo não paga as despesas)

Quanto à tradução do jogo para inglês é uma tarefa que está nos nossos planos mas envolve muitos assuntos.
Não se trata apenas de traduzir o jogo (que com ajuda seria relativamente fácil) também seria preciso:
* Preparar jogo para multi-línguas
* Criação de um fórum e elementos de moderação
* Criação de um Manual e tradução de diversos artigos
* Tradução do SE-Extras

Como podem ver não é tão simples e exigirá bastante trabalho de todos nós.



Existe por ai muita gente que domina o Inglês e que era bem capaz de ajudar o jogo na tradução! E mesmo na criação/moderação do Fórum penso que iria existir muita gente que domina o Inglês que ia querer ajudar! (Digo eu  :th)
É que continuo a dizer, sem duvida que a  internacionalização do jogo iria trazer um novo rumo ao jogo e uma nova vontade de jogar as pessoas!

Quando referistes esses varios pontos estavas a falar que era complicado em termos de programação ou a falta de tempo/pessoas para fazer esse trabalho?

Abraço,
Moura

Falken

  • Member
  • Posts: 1.382
Re: Ponto da Situação
« Reply #11 on: February 20, 2008, 14:50:48 »
Bom,

já não é a primeira vez que se fala em jogadores estrangeiros para dinamizar o SE, mas eu tenho algumas dúvidas em relação a esse ponto.

Em primeiro lugar, a simples tradução não adianta muito. É preciso cativar os jogadores. Ora, penso que a razão porque muitos quiseram experimentar este jogo foi o word-of-mouth e o facto deste jogo  ter sido desenvolvido por portugueses. Ora, estes dois factores são perdidos a partir do momento em que atravessamos a fronteira.

Sendo assim seria necessário conseguir, através de acções de Marketing, atingir um alvo muito específico de potenciais consumidores. Para além de o mercado internacional ser ainda mais complexo e diluído que o nacional existe uma oferta muito maior de jogos deste tipo. Mas se não há recursos para acções de Marketing em Portugal haverá para acções de Marketing lá fora? Serão estas campanhas efectivas? Quais as vantagens competitivas do SE lá fora?

Só digo isto para não se encarar a internacionalização como uma panaceia que resolverá todos os males que vão acontecendo.

De resto, parabéns à administração, o jogo está excelente.

Cumps

Moura

  • Member
  • Posts: 115
Re: Ponto da Situação
« Reply #12 on: February 20, 2008, 15:03:05 »
@Kid A

O que tu disseste até faz muito sentido, mas na minha opinião o que este jogo esta neste momento a precisar e de novos jogadores para não continuar a haver imensas desistências, pois grande parte das desistências e devido a falta de jogadores! Com a tradução para outras línguas existiriam mais jogadores a jogar logo existiria muito mais gente a querer continuar a jogar! Eu pelo menos vejo grandes aspectos positivos em espalhar o jogo alem fronteiras!


Em primeiro lugar, a simples tradução não adianta muito. É preciso cativar os jogadores. Ora, penso que a razão porque muitos quiseram experimentar este jogo foi o word-of-mouth e o facto deste jogo  ter sido desenvolvido por portugueses. Ora, estes dois factores são perdidos a partir do momento em que atravessamos a fronteira.

Eu não queria fazer esta comparação, mas... o ***** não foi desenvolvido por portugueses e não foi por isso que deixou de ter o sucesso que teve... o ***** tinha milhares e milhares de pessoas a jogar!

Mas isso e apenas opiniões e cada um têm a sua  :fine

Stalker

  • Guest
Re: Ponto da Situação
« Reply #13 on: February 20, 2008, 17:47:20 »
Acho muito bem, como eu já referi anteriormente, a abertura que a administração tem tido para com a comunidade acabou por ser um pau de dois bicos injusto para eles. Concentrem-se no que é preciso fazer que é a única maneira de fazer o SE andar para a frente e rápido! :)

Quanto á internacionalização, desde o dia 1 que entrei no jogo (ainda na Beta) que falo nisto, acho que é "O Passo" que o jogo precisa de dar, claro que para isso também precisa de maior estabilidade, como já tinha sido dito pelo Bruno. No entanto, de certeza que temos na nossa comunidade actual pessoal capaz de dar apoio a uma versão Inglesa/Internacional do jogo, e não será por aí que vocês devem de deixar este objectivo para mais tarde.

Mais jogadores, precisamos de muitos mais jogadores! :)

LuPereira

  • Member
  • Posts: 1.180
  • 3D System Empires suporter
    • Lupereira on Deviantart
Re: Ponto da Situação
« Reply #14 on: February 20, 2008, 18:42:48 »
Eu, e mais algumas pessoas que conheço, já se ofereceram para a tarefa de tradução. Não é isso que está em causa, mas sim, toda a criação que será necessária.... Terá de ser criaro um novo fórum, necessitaremos de moderadores estrangeiros, criar um novo domínio, comprar um novo servidor. Estes são os verdadeiros problemas.... E está claro que só se deve iniciar a tradução quando o jogo estiver numa fase em que as tarefas principais que já estavam previstas desde as principais Betas estejam prontas e só mesmo quando o jogo já estiver numa fase de estabilidade..

Abraços.