Author Topic: Elaboração de um Manual completo SE + Strategy Guide  (Read 4536 times)

sobral

  • Guest
Elaboração de um Manual completo SE + Strategy Guide
« on: November 08, 2007, 17:59:22 »
De forma a ajudar a rentabilizar o trabalho da equipa que concebeu este magnifico jogo, surgiu-me a ideia de elaborar um manual exaustivo e ilustrado do SE.

Este manual não só terá explicações sobre as diversas funcionalidades do jogo mas também as diverentes estratégias para jogadores individuais e alianças, dicas de como aproveitar as funcionalidades menos conhecidas do jogo, bem como exemplos práticos das ditas estratégias.

Obviamente, e até porque este é o primeiro jogo do género que frequento, que irei necessitar da ajuda de outros jogadores que estejam dispostos a colaborar neste projecto, especialmente na parte das estatégias e nas matemetáticas de ataques e defesas, o que vai exigir desses colaboradores uma grande generozidade em compartilhar com o público os seus "segrdos". Claro está que sem o apoio da equipa do SE este trabalho seria impossível de realizar.

 
O produto final estará a disposição dos interessados por um preço (a definir pela equipa que desenvolveu o jogo) e as eventuais receitas reverterão exclusivamente para a equipa do SE, pelo que os colaboradores do projecto teriam de o fazer de forma gratuita.

Esta ideia de vender o manual poderá não agradar a todos mas penso que é uma forma justa de contribuirmos para o projecto SE, seja na sua elaboração seja na sua compra e os eventuais compradores. Se por agora este manual poderá não fazer muito sentido (ou talvez até faça) pensem nos novos jogadores que entrarão no futuro.

O SE, à primeira vista, parece ser um jogo simples mas na realidade é muito complexo e eu que aqui ando desde a última beta (e outros que cá estão muito antes disso) todos os dias aprendemos uma nova possíbilidade ou funcionalidade, já para não falar das que ainda estão para vir.

Assim peço a todos os interessados em ajudar nesta tarefa herculea (como dizem os brasileiros) que respondam a este tópico.

Obrigado a todos

Vítor
   

dDk

  • Member
  • Posts: 1.091
  • System Empires Team
Re: Elaboração de um Manual completo SE + Strategy Guide
« Reply #1 on: November 08, 2007, 18:05:43 »
Magnífico!  :fine

Estas de parabéns pela ideia, será muito enriquecedor quando finalizado, principalmente como tu disseste "para os futuros jogadores".  ;)

Posso me disponibilizar com alguma ajuda de design ou afins, é só dizer alguma coisa, e assim que possível ajudarei.  :)

sobral

  • Guest
Re: Elaboração de um Manual completo SE + Strategy Guide
« Reply #2 on: November 08, 2007, 18:08:34 »
Magnífico!  :fine

Estas de parabéns pela ideia, será muito enriquecedor quando finalizado, principalmente como tu disseste "para os futuros jogadores".  ;)

Posso me disponibilizar com alguma ajuda de design ou afins, é só dizer alguma coisa, e assim que possível ajudarei.  :)

obrigado!

no design vou mesmo precisar de ajuda  :fine

trapko

  • Member
  • Posts: 749
Re: Elaboração de um Manual completo SE + Strategy Guide
« Reply #3 on: November 09, 2007, 10:06:34 »
bem posso ajudar, quer a desenvolver ideias e estratégias, quer na parte do design ;)

concordo que seja vendido dado que vai conter estratégias e dicas. (o problema vai ser a pirataria ao manual mas enfim :S )

sobral

  • Guest
Re: Elaboração de um Manual completo SE + Strategy Guide
« Reply #4 on: November 09, 2007, 11:30:27 »
obrigado pela colaboração :fine

Se formos a pensar na pirataria não se fazia nada, fica na consciência de cada um, dado que não estamos propriamente a falar da Microsoft  :P


« Last Edit: November 09, 2007, 11:32:38 by sobral »

sobral

  • Guest
Re: Elaboração de um Manual completo SE + Strategy Guide
« Reply #5 on: November 09, 2007, 11:35:06 »
Já comecei a escrever os textos para a parte do Manual, no entanto vou precisar da autorização dos autores das imagens do jogo para as reproduzir, obviamente fazendo referência nos termos que os criativos acharem convenientes.

Trapko e dDk se puderem também começar a fazer algo sobre o design (nomeadamente capa e paginação) seria porreiro  ;)


Obrigado

trapko

  • Member
  • Posts: 749
Re: Elaboração de um Manual completo SE + Strategy Guide
« Reply #6 on: November 09, 2007, 12:00:22 »
mas vai ser em que formato, como é que tas a planear fazer, os tamanhos.. é preciso muitos dados, é mais fácil se me deres o teu msn ou assim

LuPereira

  • Member
  • Posts: 1.180
  • 3D System Empires suporter
    • Lupereira on Deviantart
Re: Elaboração de um Manual completo SE + Strategy Guide
« Reply #7 on: November 09, 2007, 14:23:02 »
Posso me disponibilizar com alguma ajuda de design ou afins, é só dizer alguma coisa, e assim que possível ajudarei.  :)

Assino por baixo

sobral

  • Guest
Re: Elaboração de um Manual completo SE + Strategy Guide
« Reply #8 on: November 10, 2007, 11:40:12 »
Obrigado Lu já conheço o teu talento no design que vai enriquecer a publicação :fine

LinkinPark

  • Member
  • Posts: 610
Re: Elaboração de um Manual completo SE + Strategy Guide
« Reply #9 on: November 10, 2007, 11:44:06 »
Se querem que o manual seja a pagar o mais simples é colocarem-no incluído nos serviços pagos do jogo.

Quanto á ideia, é positiva, pode ajudar muita gente, por isso boa sorte com o trabalho.  :fine

sobral

  • Guest
Re: Elaboração de um Manual completo SE + Strategy Guide
« Reply #10 on: November 12, 2007, 12:45:18 »
Se querem que o manual seja a pagar o mais simples é colocarem-no incluído nos serviços pagos do jogo.

Quanto á ideia, é positiva, pode ajudar muita gente, por isso boa sorte com o trabalho.  :fine

Obrigado!

Acho muito boa ideia, poderia ser uma mais valia aos serviços pagos

No entanto, caberá à equipa do SE decidir como rentabilizar o Manual depois de pronto.

Barba Negra

  • Guest
Re: Elaboração de um Manual completo SE + Strategy Guide
« Reply #11 on: November 12, 2007, 14:23:01 »
No que puder ajudar com respeito a estratégias de jogo, poderei tentar ajudar, se aquilo que sei ou pela experiência que tenho servir para algo.

As estratégias divergem muito de jogador para jogador, e não acho que ajude assim tanto a divulgação de estratégias, mas poder-se-á abordar de forma superficial aquelas mais comuns e menos complexas, bem como as mais complicadas e ousadas.
Reparem que uma estratégia nem sempre é iniciada e acabada, visto que para se atingir objectivos, a estratégia é alterada constantemente e adaptada ás situações que se nos deparam diáriamente, é condicionada sempre ao comportamento de terceiros, uma vez que aquilo que é certo hoje, amanhã poderá não sê-lo, levando a um reestruturamento da mesma.

Mas como disse naquilo que puder ajudar e me solicitarem que esteja ao meu alcance terei todo o gosto em partilhar.

Cumprimentos

sobral

  • Guest
Re: Elaboração de um Manual completo SE + Strategy Guide
« Reply #12 on: November 12, 2007, 14:40:09 »
No que puder ajudar com respeito a estratégias de jogo, poderei tentar ajudar, se aquilo que sei ou pela experiência que tenho servir para algo.

As estratégias divergem muito de jogador para jogador, e não acho que ajude assim tanto a divulgação de estratégias, mas poder-se-á abordar de forma superficial aquelas mais comuns e menos complexas, bem como as mais complicadas e ousadas.

Obrigado pela disponibiliadade!

A ideia é mesmo essa de traçar estatégias gerais que poderão ser adapatadas a diferentes situações


sobral

  • Guest
Re: Elaboração de um Manual completo SE + Strategy Guide
« Reply #13 on: November 13, 2007, 15:39:22 »
Deixo aqui uma proposta de indíce para a primeira parte da edição. Deve faltar muita coisa, pelo que muito agradecia comentários, sugestões, correcções etc...

A parte do Guia estratégico coloco quando tenha mais tempo.

Quem quiserer trabalhar no projecto, basta escolher um sub-capítulo e começar a trabalhar. Convém que avise para que não duplicar esforços.

Os tópicos a verde já estão completos e os vermelhos estão já a ser desenvolvidos

Obrigado!



Introdução ao SE (história e enredo do jogo)

I Interface do Jogo


a)   Configurações e Menus
•   Menu pessoal
•   Núcleo do Jogo (explicação breve)
•   Missões (explicação breve)
•   Utilizador
•   Extras

II.   À volta dos Recursos

b)   Produção de recursos
i.   Metal
ii.   Diamante
iii.   Hidrogénio
iv.   Zion
v.   Nanite
vi.   Robots
vii.   Energia

c)   Obtenção de recursos por outras vias
i.   Roubo (explicação breve)
ii.   Reciclagem (explicação breve)

d)   Troca de Recursos (mercado – explicação breve)

e)   Protecção dos Recursos (configuração do bunker)

f)   Investindo Recursos

•   Edifícios
•   Laboratório
•   Armamento
•   Hangar
i.   Veículos
ii.   Naves






III.   Mecanismo do SE

a.   Colónias
i.   Planetas
ii.   Campos
iii.   Formação de novas colónias


b.   O Observatório

i.   Propriedades dos Planetas
ii.   Sistema de Coordenadas
iii.   Sensor

c.   Movimento de frotas

i.   Distâncias
ii.   Velocidades
iii.   Consumos
iv.   Transportar e Transferir
v.   Recolher e reciclar
vi.        Relatórios

d.   Sistema de Combate

i.   O Arsenal (características de cada um)
1.   Veículos
2.   Naves
ii.   Espionagem
iii.   Ataques e Roubo
iv.   Armamento
v.   Escudos
vi.   Simulador
vii.   Combate a fenómenos naturais
viii        Relatórios de Commbate

e.   Mercado
i.   Rácio
ii.   Serviços
iii.   Estatísticas

f.   Sistema de Pontuação

g.   Alianças (aqui vou ter de ter ajuda dado que não tenho todas as opções por não ser admin da minha)

i.   Formação de alianças
ii.   Recrutamento
iii.   Membros
iv.   Alojamento
v.   Cooperação (ataques conjuntos)

IV.   A importância das Tecnologias

a.   Requisitos
b,c,d,e etc.. descrição de cada uma das tecnologias e sua aplicação em exemplos práticos
« Last Edit: November 28, 2007, 19:17:38 by sobral »

dDk

  • Member
  • Posts: 1.091
  • System Empires Team
Re: Elaboração de um Manual completo SE + Strategy Guide
« Reply #14 on: November 13, 2007, 23:06:12 »
Meu deus, que bom trabalho (pelo menos em tamanho)  :lol

Amanha à tarde tenho umas coisitas para fazer para o jogo, aproveito e passo aqui para ler tudo e dar a minha opinião/sugestão.   ;) :fine