Em primeiro lugar gostaria logo de atalhar que este vai ser um post longo, até mesmo para os meus critérios, pelo que uma vez que estou a postar numa secção de especial relevância e interesse, encarando da mesma forma com seriedade o assunto, peço que não tecessem comentários ao que digo ou à forma como o faço, de forma a evitar spam.
Assim sendo, passando ao que interessa vou começar a abordar a questão do que deva ser os aspectos principais na lista de prioridades do SE no que toca a jogos de browser gratuitos mas auto-suficientes.
Mas antes de continuar, sugeria a criação de um pop-up para confirmação que se queira realmente usar os Rubits, seja em que qualquer situação, desde aquisição de serviços pagos, acelarar construções ou pesquisas, compra de módulos para a Nave-Mãe, entre outros. Isto porque todos os jogos possuem esta funcionalidade, o que é compreensível, uma vez que estamos a falar de “dinheiro”. É do interesse de ambas as partes, a administração, uma vez que não deseja o sentimento de frustração por parte dos jogadores que adquiriram os Rubits, em por um clique errado, viram-se na situação de terem gasto X ou Y em algo que não desejariam, quanto aos jogadores, querem-se sentir salvaguardados perante estas situações, para não terem de entrar em contacto com a ADM para lhes repor o valor que perderam. Esta situação de confirmação de troca de “moeda virtual” por um serviço restrito é tão normal, que o facto de não existir é considerado impensável. O tempo necessário para solucionar estas situações seria considerado contraproducente. Imaginando que a primeira situação acontecesse, entraria em análise como seria de esperar (jogos com confirmação, eliminam esta situação). E aqui começariam os problemas, seria necessário validar a situação do jogador e ver se de facto ele usou a funcionalidade que adquiriu com os Rubits ou não. Isto para não mencionar o tempo que poderá ser necessário para solucionar a situação e uma vez que cada caso é um caso, quer-se evitar este volume de trabalho, desnecessário caso o jogo se torne num “sistema blindado”. O SE tem pouca experiência nisso, mas agora com o aparecimento desta “moeda”, o jogo tem mais formas de ser auto-sustentável. Assim, podia-se adoptar práticas habituais doutros jogos, que todos os jogadores esperam logo há partida que existam.
A meu ver pode-se melhorar essa situação ainda antes do Reload arrancar, dou o caso de que o botão de acelerar a produção no Hangar, estar perigosamente próximo do remover. Não será necessário remover, caso se crie o dito pop-up, ou que este mesmo botão seja colocado a alguma distância a fim de evitar erros e para destacar, podendo ainda aumentar esse realce, alterando o seu aspecto, seja por forma ou cor ou outro.
Por fim (mas não tão próximo de acabar), gostaria de pegar na sugestão do Morgan (do post
http://forum.sysemp.com/index.php?topic=34564.0) e dar-lhe uma modificação, uma vez que penso que tenho já bastante experiência de jogos de browser, não me prendendo num único estilo de jogo ou vertente.
Apesar de parecer um forte favorecimento do jogador em questão, quando comparado com outros jogos do género, que para o jogador se destacar na tabela classificativa, ou quer ser melhor que os demais,
há o atalho do euro/dólar, para facilitar em qualquer medida ou quantidade e para qualquer tipo de jogador a qualquer
meta (estado actual do jogo em que uma determinada forma de jogar, combinação de skills de uma character, runs ou outro factor, traz mais benefícios para o jogador numa quantidade largamente superior às demais) do jogo. Tudo o resto é uma questão de como tomar atraível e a forma de manipular o jogador a gastar dinheiro e muito por norma, para conseguir realizar esse seu desejo. Pessoalmente não gostaria que o SE se tornasse nesse tipo de jogo... Porém, há que ter em conta que 90% dos jogos gratuitos da internet, possuem componentes muito restritas a jogares que não adquirem nenhum tipo de serviço, que acabaram por nunca aceder a certos menus ou acções ou equipamentos, ou que possuem todo o jogo acessível a jogares “free” mas com restrições temporais de acesso, seja através de períodos limitados ou após um determinado tempo decorrido, permitindo haver um certo privilégio de uso por parte de quem adquire serviços, ou ainda quem tem esse tipo de serviços, terá até melhoria do serviço, seja bloquear toda e qualquer espécie de publicidade no dito site ou ter acessos a quantidades de informação superiores, entre outros.
Alguns ainda se lembram da minha posição em relação aos serviços pagos, eu que sempre os adquiri, mas agora mudo a minha opinião por ter entrado em contacto com vários jogos entretanto e nada do que o Morgan apresentou, me ultraja… De facto, até acho que ele estava a ser um tanto ou quanto comedido.
Férias Activas – Por mim seria a aplicação directa de férias especiais. Não tenho problemas nenhuns em tornar este tipo de situação uma das formas de fazer com que o jogo adquira dinheiro. Férias especiais em que de facto haveria continuidade de produção e não haveria penalização nas pesquisas ou viagens a decorrer. Seriam acumulativos os comutativos com produções aceleradas, com preço variável ou fixo, por exemplo, aplicável para férias com 8 dias de duração, quer se interrompa, preserva o tempo para o futuro ou não, ou por dia, como 2€ em Rubits por dia até se retirar as férias, até X dias.
Férias – Eu aplicaria a situação de jogador com menos de 20.000 pontos, onde o jogador tanto pode atacar mas ser atacado apenas por jogadores com 3x mais ou menos pontos que ele durante um período de 5 dias. A protecção apenas se tornava activa após a actualização seguinte depois do jogador ter seleccionado que queria usufruir este serviço e este tem de ser activado até um prazo máximo, por exemplo de 48 horas. O propósito destas férias seriam apenas para jogadores que foram impelidos a adquirir por situações inesperadas. A maioria das férias são provocadas por necessidades da vida, onde os jogadores possivelmente com pouco tempo e são forçados a colocarem a conta de férias, até regularem a sua situação, mas quando voltam, por norma passado uma semana ou assim, sendo nunca por um período curto como um fim de semana de conveniência, há um grande fosso entre esses e os demais jogadores. Outro motivo seria a situação de que não queiram ficar muito para trás, assim que acham que estão prontos para tirar férias, mas também é certo e também de acordo com esta linha de pensamento, que nunca é garantido que a vida não lhes pregue uma rasteira e não faltam exemplos na secção de ataques do fórum em que essas causas arranjam maneiras de voltar a “assombrar” os jogadores, assim era dado um período de calmaria para que eles redefinam as suas prioridades, seja aumentar a produção, ou tratar da logística dos recursos, fazendo cargueiros e naves de comércio, ou preparar-se para atacar os outros jogadores que aumentaram as suas frotas, pesquisas e defesas.
Sitting – Antes demais, eu reduzia o período de partilha de IP de 35 dias para 20 ou 15 dias. Neste ponto, a questão de jogadores com partilhas não puderem atacar os mesmos alvos, pelo que é necessário alguma discussão sobre este assunto. Quais dos jogadores A ou B pode continuar a atacar um determinado jogador/colónia, depois do sitting, onde esse alvo era comum a ambos antes de terem partilha de IP. Em relação a este ponto, aplicaria um custo de Rubits para encortar esse periodo ou eleminá-lo completamente, mas tendo em conta se a conta em questão apenas sofreu um login para controlar e monitorizar as frotas fazendo fleetsafe, ou foi durante várias vezes controlada pelo sitter ou outros jogadores. Neste ultimo caso, poder-se-ia aplicar uma excepção e nunca se poderia eliminar a partilha de IP por completo e assim o periodo a reduzir não seria inferior a 7-10 dias por exemplo.
Seguro de frota – De acordo com o propósito mas em total desacordo com os moldes apresentados. A meu ver seria mais interessante considerar este tipo de serviço como um ACS, ou seja, os recursos seriam escolhidos tanto em tipo como em quantidade pelo jogador. Uma vez que o Mercado irá ter a tendência de ver as suas quantidades de todos os tipos de recursos aumentadas em comparação com a quantidade inicial, salvo a excepção de que caia um cometa ou aconteça outro tipo de desastre natural que influencie o mercado. Assim era mais um ponto a favor para um mercado mais activo para os mercadores, não quero dizer instável, mas talvez mais irregular e imprevisível para causar desequilíbrios, permitindo criar um ambiente susceptível para exploração do mercado uma vez que até ao momento, o único factor que pode criar rotas do dia para a noite são os cometas e estes possuem muito tempo de preparação para contrariar a queda dos mesmos. Outra questão ponto onde se pode dar uma distinção e até tornar mais favorável a aquisição do serviço, seria fazer com que a recolha dos recursos do mercado, fosse ou imediata (aqui não faria sentido, economia sair do mercado) ou a capacidade de transporte fosse a cargo do Mercado (poupando em slot, tempo de viagem e naves empregues) e com maiores valores do que poderia ser quando comparado com ACS. Naturalmente, quem optasse pelo seguro da frota, inviabilizaria a possibilidade de solicitar ACS.
Inactivos – A meu ver, quando uma conta é para ser apagada, ela teria uma probabilidade de vir-se a tornar um bot, com um valor base fixo e outro variável, crescente até um certo limite. Este valor variável teria como base a idade da conta, assim favorecia-se contas mais avançadas e evoluídas para permanecerem mais tempo no jogo como fonte de recursos. Outra questão que gostaria de colocar na mesa, seria antes dessa situação acontecer, haveria um factor random, que poderia colocar a conta como adquirível em leilão. Quantos jogadores não entram tarde e decidem não ficar por mais tempo porque falharam o arranque da edição em uma semana ou um mês? A conta, depois de definir os critérios para ser considerada leiloável, desde alcance de pontos, idade, frota, recursos em mão, etc, seria depois colocada em férias imediatamente para não se perder e dado os dados actuais dos atributos mencionados, para que seja colocado em leilão no fórum. Preços mais reduzidos, mas com maior flexibilidade para quem quer iniciar o jogo… Poder-se-ia aliar esta sugestão com as duas anteriores, com um tempo de protecção e alguma economia para ser levantada gratuitamente no mercado.
Return – Em combinação com a sugestão anterior, na anterior seria o jogador adquirir uma conta de um ex-jogador, nesta poder-se-ia adquirir uma conta bot menor ou ignorar este ponto de todo.
Como o Morgan disse: "Dificilmente conseguimos implementar algumas destas medidas, devido ao trabalho de programação que está implícito mas à falta de melhor, ficam as ideias, para discussão.", mas se nada for feito a esta altura, poucos são os pontos actuais que tornam o serviço gold atractivo e fora alguns módulos da Nave-Mãe, não há grande significância em adquirir Rubits para a mesma edição, ou seja, em total contra-natura deste género de jogos, os serviços e mercadoria virtual, noutros jogos seria ilimitada ou finita mas que houvesse a necessidade de os renovar, no SE fora dos pontos que referi, não há um fluxo constante de dinheiro a entrar. Assim que os jogadores que dispõem a gastar dinheiro no jogo, estivessem “saciados” quem é que pagaria a publicidade e custos dos servidores? Novamente a ADM?