Eu tenho estudado este "fenómeno" e acho que a lingua é importantíssima.
O facto de ter o jogo em várias línguas ajuda á internacionalização com muito mais facilidade, porque permite a formação de comunidades da mesma língua com mais facilidade, usar a língua nativa de cada participante (não digo todos mas a sua maioria) facilita a implementação do jogo em cada país, ainda mais quando é um jogo novo e ainda a criar "nome".
Embora o jogo possa estar alojado num só local, se internacionalizarem, os jogadores vão ser de várias origens culturais/linguísticas. Tal como aqui em Portugal, acho que o ideal, será ter um ***** em Francês para os franceses, um em Inglês para os Ingleses, outro em Chinês para os chineses, etc para os maiores mercados e finalmente um Inglês para o MUNDO, quem quizer jogar com elementos do resto do mundo.
Agora, se tudo correr bem a exigência a nível de "potência" e de largura de banda do servidor teria de ser muito maior, com custos muito superiores aos actuais... Se olharmos em termos de % de mercado, mesmo com 3000 jogadores em Portugal.. não seria nada mau, ter 9000 em França e outros tantos em Itália. Mas o importante é o jogo manter esta qualidade.
É preciso arranjar a "ponte" e conseguir internacionalizar o jogo, e se a principio nao tiver o mesmo impacto(que todos esperamos) que possa vir a ter aqui em Portugal, nao vai ter a ver com a qualidade do jogo, mas sim com a divulgação que o mesmo estará a ter no pais alvo.
Portanto e resumindo a minha longa exposição, se para iniciar o jogo Portugal foi o "alvo", não se deve a seguir tentar "tudo o resto". A chave aqui é apanhar o "publico alvo" e ir caso a caso.
My not so humble 2 cents